Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 30/11/11



POESIA

Prêmio Sescs De Poesia acontece sábado

No próximo sábado, dia 3 de novembro, o Serviço Social do Comércio de Rondônia promove a solenidade de entrega do I Prêmio Sesc de Poesia, a partir das 19 horas, na área de convivência da unidade Esplanada. Durante o evento, também acontecerá o show Maria de Chico, com a cantora Ceiça Farias.

De acordo com Gleicyane Vieira, técnica de literatura do Sesc Rondônia, nesta primeira edição do prêmio de poesia, foram inscritos 65 trabalhos inéditos. “A participação foi surpreendente e contamos com uma produção diversificada e de várias partes do Estado. Isto mostra a necessidade de investir neste segmento que está carente de publicações”, comentou Gleicyane Vieira.

Os vencedores do I Prêmio Sesc de Poesia conquistaram, além da publicação dos trabalhos, valores em dinheiro, que incentiva ainda mais a produção literária no Estado de Rondônia.

“O resultado deste prêmio também é um incentivo para os artistas do interior do Estado. A comissão julgadora escolheu como grande vencedor um trabalho de Vilhena. Em todo segmento cultural que exige uma seleção ou julgamento, o Sesc Rondônia busca a maior isenção possível, contratando profissionais capacitados e de renome para avaliar cada trabalho. Assim aconteceu com o prêmio de poesia”, destacou Gleicyane Vieira.

A técnica de literatura explicou ainda que o primeiro colocado é de Vilhena e o segundo e terceiro são de Porto Velho. As poesias serão lançadas brevemente e todos os inscritos receberão certificado de participação e exemplares da coletânea, que contará com 41 poemas escolhidos pela comissão julgadora.

A Cerimônia de premiação acontece a partir das 19h, na área de convivência da unidade do SESC Esplanada, com entrada franca. A programação contará com a presença de poetas, que realizarão recital, Performances Poéticas com o grupo Confraria Poética, além do Show Maria de Chico, onde a cantora Ceiça Farias interpreta canções de Chico Buarque.

Vencedores do prêmio
- 1º Lugar: Vinicius Bovo Albuquerque Cabral (Vilhena)
Poesia: Ainda
- 2º Lugar: Eder Rodrigues (Porto Velho)
Poesia: Psicografias do Desejo
- 3º Lugar: Deivis Nascimento dos Santos (Porto Velho)
Poesia: A, B, C


O dia do samba em Porto Velho vai ser comemorado com muito show. Aliás, com dois show com compositores cariocas.

**********

Só para despertar os mais esquecidos! O Dia do Samba é comemorado em 2 de dezembro.

*********

Os artistas cariocas que vão se apresentar em Porto Velho são Adalto Magalha e Toninho Nascimento.

*********

O único problema é que os dois sambistas, vão se apresentar em ambientes diferente.

*********

O Adalto Magalha vai cantar no Projeto A Fina Flor do Samba que acontece no Mercado Cultura e é coordenado pelo Ernesto Melo.Lenha na Fogueira 30/11/11 - Gente de Opinião

*********

A Rede TV vai colocar um link para transmitir o show do Adalto Magalha direto do Mercado Cultura a partir das 23h.

*********

Quem garantiu isso ao Antonio Neto parceiro do Ernesto Melo, foi o apresentador do Fala Rondônia Marcelo Bennesby

*********

Vale lembrar que a Fina Flor do Samba começa às 20h com apresentação de sambistas que residem em Porto Velho.

***********

O Adalto Magalha de acordo com o acertado com a RedeTV-RO tem que começar a cantar às 23h. Se não fica fora da mídia.

*********Lenha na Fogueira 30/11/11 - Gente de Opinião

A festa do Dia do Samba coordenada pelo Beto Cezar vai ter como principal atração outro grande compositor carioca Toninho Nascimento

**********
Toninho Nascimento autor de muitos sucessos vai cantar na Taba do Cacique sexta feira dia 2.

*********

Para apara aguçar os amantes do samba de verdade. Toninho Nascimento é um dos autores do samba enredo da escola de samba Portela do Rio de Janeiro para o carnaval de 2012.

*********

Acontece que na Taba do Cacique terá cobrança de ingresso.

*********

Além do Toninho Nascimento vão se apresentar na Taba o Beto Cezar com as músicas do novo CD (que está ótimo), Bainha, Neguinho do Pagode, Walber do Bandolim e Válber do Pandeiro entre outros sambistas locais.


*********

Enquanto isso, direto do Rio de Janeiro meu irmão Chico Macedo envia a seguinte nota:

**********

As escolas de sambas aqui do RIO estão contratando: Aderecistas, costureiras chapeleiros, artesãos e escultores. Os interessados devem encaminhar currículos para as escolas de samba, União da ILHA, SALGUEIRO, UNIDOS DA TIJUCA, BEIJA-FLOR, RENASCER E PORTELA. Os barrações ficam na cidade do samba.O endereço das escolas você encontra no site
www.liesa.com.br

**********

Já pensou trabalhar num barracão na cidade do samba. O Ismael Barreto disse que será o primeiro a enviar o currículo.

**********
O artesão Ednart e sua Dayna que anda as turras com a direção da escola de samba Os Diplomatas, deve aproveitar a oportunidade para mostrar seu maravilhoso trabalho em uma escola de samba do Rio de Janeiro.

***********

Fomos informados que a dupla de artesãos do Boi Flor do Campo de Guajará foi procurada pela direção da escola Unidos da Rádio Farol. O diretor de carnaval do Armário Grande também está interessado em contratar a equipe para fazer a escola verde e branca da Zona Sul.

**********
O interprete de samba enredo Walfredo da Esquina foi procurado pela direção de carnaval da Armário Grande e pediu dois dias para dar a resposta se vai ou não cantar o samba enredo da escola do Cabeleira no dia 11 de fevereiro do próximo ano.


***********
A direção artística da escola Acadêmicos do São João Batista não gostou da gravação do samba enredo e em vista disso, está solicitando a regravação, uma vez que a escola está escalada para entrar em estúdio só em dezembro. “A gravação que fizemos foi apenas para a equipe que ajuda o Banana a cantar na avenida, aprender o samba” disse o presidente Rogério Nunes.

**********

A gravação do samba da João Batista ta ruim mesmo. Alkbal vamos caprichar mais na produção do CD.

*********

No Seminário Conheça Porto Velho que está acontecendo na Biblioteca Francisco Meirelles, na manhã de ontem 29, o presidente da Academia de Letras de Rondônia Lucio Albuquerque reclamou veementemente a ausência do Presidente e Vice da Fundação Iaripuna. “Cadê, onde eles andam? Deveriam estar aqui. Estão faltando com o respeito para com nossa cultura”, desabafou Lúcio.

 


LIVRO

A História e as curiosidades da cachaça

Por muitos anos, a cachaça foi vista como uma bebida popular e de baixa qualidade. No entanto, produtores especializados, aos poucos, estão colocando-a em outro patamar e ela vem ganhando o devido reconhecimento no Brasil e no exterior.

Pensando nisso, o escritor Renato Figueiredo acaba de lançar o livro De Marvada a Bendita – A história, Gastronomia e as Curiosidades da Cachaça, a Mais Brasileira das Bebidas (Matrix Editora).

A obra aborda temas como a diferença entre a cachaça artesanal e a aguardente que se compra no supermercado; o envelhecimento nos mais diversos tipos de madeira e o que eles agregam à bebida; novas e suaves formas de apreciar a cachaça e, ainda, dicas para combinar a cachaça com pratos, petiscos, frutas e especiarias.

O setor produz mais de 1,5 bilhão de litros por ano e a cachaça já é a terceira bebida destilada mais consumida do mundo. “A cachaça é um produto para ser apreciado, no mesmo nível das melhores bebidas do mundo”, afirma o autor.

Além de mostrar os principais aspectos da bebida, o objetivo da obra é quebrar preconceitos e mostrar o universo de sensações que a cachaça tem a oferecer.

Sobre o autor:

Renato Figueiredo é formado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e atualmente é mestrando nessa mesma instituição.

De Marvada a Bendita – A história, Gastronomia e as Curiosidades da Cachaça, a Mais Brasileira das Bebidas
105 páginas
R$ 24,00

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)