Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 31/05/12


EVENTO

Porto Velho sedia Fórum
de Gestores de Cultura


O evento será realizado no Teatro Banzeiros, das 08h00 às 18h00

Porto Velho se transforma capital da cultura da Região Norte ao sediar nos dias 31 de maio a 1º de junho (hoje e amanhã), a 4ª Reunião do Fórum de Gestores de Cultura da Região Norte.

Para o encontro estão confirmadas as presenças dos secretários de Cultura dos estados da região e de suas respectivas capitais — Rio Branco (AC), Manaus (AM), Macapá (AP), Belém (PA), Boa Vista (RO), e Palmas (TO) do Amapá, Acre, Amazonas.

Na pauta estarão sendo discutidos assuntos relacionados às políticas públicas do setor cultural, assim como fortalecimento das ações e dos programas do Ministério da Cultura (MinC) na região Norte. A reunião também tem por objetivo propor e oferecer, com o apoio das instituições culturais federais, mecanismos de facilitação e fortalecimento dos processos de desenvolvimento cultural do país.

Dentre outras atribuições, auxiliar os estados e municípios a elaborarem seus planos de cultura e se incorporarem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), coordenado pelo MinC.“Será um dia inteiro de discussão e esperamos que a reunião de Porto Velho, também seja proveitosa como foram os encontros realizados nas outras três capitais. E aqui em Porto Velho, avançamos muito nesse segmento com a criação do Sistema Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, por decisão política do prefeito Roberto Sobrinho”, adiantou Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna.

Berenice Simão também afirmou que o Conselho de Cultura, instalado recentemente no âmbito do município, já iniciou a fase de elaboração do Plano Municipal de Cultura, instrumento importante para o setor porque passa a tratar da cultura como política de governo, independe de quem seja o prefeito. O plano tem validade de 10 anos. (AI)


 

SAMBA   

Asfaltão já tem o seu tema para 2013

Nesta noite de terça-feira 29, a diretoria da escola de samba asfaltão, escolheu o tema de enredo que será defendido no desfile de 2013.Lenha na Fogueira 31/05/12 - Gente de Opinião

Os temas apresentados foram: “Retrofolia: Das batalhas de confetes ao reinado dos ah! Badas”, apresentado por Oscar knigtz, em uma alusão à história do carnaval até os tempos atuais em porto velho com blocos dos abadás; “Carnaval, malandros e heróis do Brasil: um século de encanto e folia dos tempos de lá até aqui”, de marquinhos, que compreende um resgate histórico do carnaval no Brasil; “Viva, cante, ame e ria. a vida continua com alegria”, proposto por Silvia Pinheiro, em contraponto à interpretação do suposto fim do mundo, em função do calendário Maia; “Gafanhoto verde: glórias ao samba, madrinha querida! Tucuruvi, hoje Rondônia canta você”, seria uma homenagem a acadêmicos de Tucuruvi, escola de samba de São Paulo que no carnaval de 2013, homenageará o estado de Rondônia. “No país do futebol: “crak” nem pensar!” foi o tema vencedor. Defendido por Osvaldo Pitaluga, este enredo objetiva levar uma mensagem de alerta no combate ao uso de drogas, principalmente ao uso do crak que está invadindo as cidades e os lares de todo país, inclusive em porto velho. o tema que irá pra avenida, destaca que queremos craque, mas do futebol.

O presidente Makumbinha, falou de sua emoção e da difícil escolha, uma vez que os 5 temas apresentados foram de altíssima qualidade. destacou que com este enredo, a escola fará um papel de alerta fundamental para a sociedade no resgate de vidas,pois, esta droga tem um alto poder de destruição. “A partir deste momento, a sinopse será trabalhada e apresentada aos interessados em participar da disputa do samba enredo. quem ganha com este processo é a família Asfaltão e neste caso, o município”.

A agremiação reforça o convite para o projeto samba na tenda com “Só Bamba”, que acontece todas as sextas, a partir das 19h00 e nesta sexta, com o segundo lançamento do trabalho de Marquinhos do Cavaco.

Destaca também que no dia 06 de junho (quarta feira), a partir das 18h00 horas, véspera de feriado, terá mais uma versão do projeto fim de tarde.


Começa hoje em Porto Velho, a IV reunião do Fórum de Gestores da Cultura da Região Norte. Apartir das 8h00 no Teatro Banzeiros.

Lenha na Fogueira 31/05/12 - Gente de Opinião**********

Na pauta estarão sendo discutidos assuntos relacionados às políticas públicas do setor cultural, assim como fortalecimento das ações e dos programas do Ministério da Cultura (MinC) na região Norte.

*********

Apesar de a coordenação estar a cargo da Fundação Iaripuna, foi a Secel através do Departamento Mais Cultura com o técnico Chicão Santos e o Consultor do MinC/Unesco Zhumar Nazaré que manteve contato com praticamente todos os prefeitos dos municípios de Rondônia, e seus secretários ou diretores de cultura, no sentido de vir participar do Fórum e assinarem o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

*********

Além disso, todos os secretários de cultura dos estados que compõem a Região Norte do Brasil estarão presentes, participando das discussões que acontecerão hoje e amanhã durante o dia todo.

*********

Além da Adesão dos Municipos de Rondônia ao Sistema Nacional de Cultura. Outro grande momento que está sendo aguardado com ansiedade por todos que fazem cultura na Região Norte.

*********

É a divulgação do Edital da Vale do Rio Doce que destina R$ 7,5 Milhões para projetos culturais de produtores da Região.

*********

Quer dizer, a turma envolvida nos vários segmentos culturais de Rondônia, com certeza lotará o auditório do Teatro Banzeiros nesses dois dias de Fórum.

*********

O primeiro município do interior do estado de Rondônia a criar o Sistema Municipal de Cultura foi o município de Cacoal. O prefeito Pe. Franco na presença do Consultor do Ministério da Cultura Zhumar Nazaré, assinou o termo de Adesão na manhã de ontem, durante encontro no teatro Cacilda Becker. Na foto a presidente da Funcultural de Cacoal – FUNCCAL Lindomar, é toda felicidade.

*********

Amanhã, antes do encerramento do Fórum com certeza, a maioria dos prefeitos assinará o Termo de Adesão afinal de contas, essa assinatura representa mais dinheiro para a cultura de seus municípios, além de colocá-los bem na foto perante a comunidade cultural. E tem mais, estamos em ano eleitoral. Portanto!

**********

Desconferencia cultural:

*********

Você já acessou o Blog da Cultura na Rio+20? http://www.cultura.gov.br/riomais20/

**********

A SPC tem um espaço especial no blog, chamado: Desconferência Cultura e Sustentatibilidade na Rio+20.

*********

Lá você poderá conhecer e dar sua contribuição sobre os textos relativos aos temas provocadores dos Seminários que serão realizados:

*********

Cidades Criativas e Sustentáveis (do antropólogo, educador e folclorista, Tião Rocha);

*********

O desenvolvimento cultural em escala humana (do engenheiro comercial, pós-graduado em Estudos Globais, Patrício Belloy);

**********

Os saberes tradicionais e a cultura da sustentabilidade (do antropólogo e educador, Alfredo Wagner);

*********

Cultura Digital de Sustentabilidade (do pesquisador e educador, Michel Bauwens)

**********

A festa em comemoração aos três anos de inauguração do Mercado Cultural continua nesta quinta feira com a realização da Seresta Cultural que tem inicio marcado para as 20h00.

*********

Heitor Almeida e os seresteiros de plantão estarão tocando músicas que foram sucessos em décadas passadas.

*********

Na Seresta do Mercado Cultural tem de tudo quanto é ritmo: Do bolero ao sertanejo, do forró ao vaneirão, da jovem guarda ao brega. A turma é ótima, cada um no seu estilo.

*********

Basta lembrar que na “cozinha”, estão os músicos Telêmaco (bateria), Alkbal (teclado), Tonhão (violão e baixo), Ronald (guitarra) Silvio Santos e Heitor Almeida (percussão).

*********

Já que entramos no assunto, domingo dia 3 de junho, vai acontecer mais um Parque da Música, na praça Aluizio Ferreira.

*********

Denis Carvalho é o responsável pelo evento que este ano homenageia o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********

A grande atração além da dupla (individual), Silvio Santos e Silvinho será a Banda Nitro.

********

A programação começa as 18h00 e vai até as 22h00.

*********

Aliás, amanhã o compositor Ernesto Melo e sua A Fina Flor do Samba coloca na calçada do Mercado Cultural, Show especial com o cavaquinista Sergio Ramos.

********

Sergio Ramos administrador de empresLenha na Fogueira 31/05/12 - Gente de Opiniãoa, funcionário da Eletrobrás, maranhense de Tutóia que aportou em Porto Velho faz um bocado de anos, se destacou como músico atuando pelo Grupo de Samba de Raiz “Talentos Brasil” na década de 1990.

*********

O Grupo que contava além do Sergio, com esse que escreve essas mal traçadas linhas, mais o Hudson Mamede que hoje, é considerado o melhor interprete de samba da Fina Flor do Samba.

********

Sergio Ramos apesar de na Fina Flor optar por tocar Ganzá, nesta sexta feira 1º de junho, aceitando o insistente convite (é ordem mesmo), do Ernesto Melo, vai ser a grande atração do Projeto tocando seu cavaquinho. Estarei registrando tudo amigo Sergio Ramos. Sucesso!

*********

Minha amiga Silvia Pinheiro parece o Vasco da Gama, sempre fica com como vice na escolha do tema enredo da escola Asfaltão.

**********

Por falar nisso, teve um “babaca”, que colocou um tema que homenageia a escola Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo. É muita falta de criatividade. Será que ele pensava que a Tucuruvi caso seu tema ganhasse, iria colocar dinheiro no desfile da Asfaltão, Tal qual a escola paulista quer que o governo estadual faça, para ela colocar na avenida a história do nosso Estado!

*********

Parabéns ao Osvaldo Pitaluga pela escolha do seu tema como enredo da Asfaltão em 2013. Pitaluga é craque no samba!
 



 

IPHAN

Prêmio Rodrigo Melo Franco

Estão abertas as inscrições para a 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é a premiação mais importante na área do Patrimônio Cultural no Brasil e, além de completar 25 anos de existência em 2012, também celebra os 75 anos do Instituto e os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão.

Os proponentes podem ser pessoas físicas ou jurídicas e têm até o dia 9 de julho para, na Superintendência Estadual do IPHAN mais próxima, inscrever seus projetos em uma das sete categorias previstas no Edital.

Para tanto deve ser apresentado um dossiê ilustrado que caracterize a atividade realizada.   Comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN promoverão a pré-seleção das ações em seus Estados e Distrito Federal.

As ações vencedoras na etapa estadual serão, então, encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação, que anunciará os nomes dos sete vencedores nacionais no dia 28 de setembro de 2012. Cada um receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro.



Rodrigo Melo Franco de Andrade

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 1898 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e iniciou-se na política como chefe de gabinete de Francisco Campos, no Ministério da Educação e Saúde Pública criado em 1930 no governo Getúlio Vargas.

Integrou o grupo de artistas e intelectuais modernistas que trabalhavam no Ministério no período de Gustavo Capanema (1934-45), quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do atual IPHAN em 1937, tendo comandado o órgão daquele ano até 1968

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade foi criado em 1987 pelo IPHAN em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro e está dividido em sete categorias:  Promoção e comunicação, Educação patrimonial, Pesquisa e inventário de acervos, Preservação de bens Móveis, Preservação de bens Imóveis, Proteção do patrimônio natural e arqueológico e Salvaguarda de bens de natureza imaterial

O edital da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas Superintendências do IPHAN e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br.

Outras informações também podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento - DAF / Coordenação de Difusão, em Brasília, SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – 4º andar - Cep: 70390-135. Telefones: (61) 2024.5459. Fax: (61) 2024.6498. Endereço eletrônico: premio.prmfa@iphan.gov.br

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)