Quarta-feira, 31 de agosto de 2011 - 06h21
Nos últimos anos, o Palco Giratório vem trabalhando com êxito na difusão das artes cênicas
A direção do rondoniense do Serviço Social do Comercio – Sesc, oferece coquetel a imprensa de Rondônia na noite de hoje no Cine Sesc, para informar sobre a programação do Palco Giratório 2.011, que começa amanhã e vai até o ,dia 2 de outubro, com espetáculos de teatro, circo e dança que irão acontecer, hora no teatro Um do Sesc Esplanada, hora no anfiteatro do complexo Madeira Mamoré em Porto Velho.
Durante mais de trinta dias, o Sesc/RO vai proporcionar à população da capital do estado mais a dos municípios de Nova Mamoré, e Ariquemes uma programação cultural intensa e variada de espetáculos e debates.
Sobre o Palco Giratório
Nos últimos 14 anos, o Palco Giratório vem trabalhando com êxito na difusão das artes cênicas brasileiras e na democratização do acesso à cultura. Teatro de bonecos e de rua, para infância e juventude, circo, dança e muitas outras manifestações artísticas tomam espaços convencionais e não convencionais, por todo o país, em uma importante rede de intercâmbio cultural.
Mais do que entretenimento, essa iniciativa proporciona a troca de experiências e vivências entre os artistas e demais integrantes da cadeia produtiva das artes cênicas. De abrangência nacional, o Palco Giratório difunde informações sobre metodologias de trabalho, formas de produção, diretrizes estéticas e reciclagem profissional.
No plano social, o projeto busca a intensificação do processo de educação dos sentidos dos cidadãos-espectadores, por meio de conversas com o público, mesas-redondas com temas ligados ao universo das peças, intervenções urbanas e muitas outras atividades formativas.
O Palco Giratório perpetua hoje a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações anteriores de atores que percorriam o Brasil com seus espetáculos, por meio de alternativas próprias ou aproveitando as que o mercado oferecia. Sai do tradicional eixo sul, consolidando novas praças e ampliando as platéias. Esses caminhos resultam na difusão da rica diversidade cultural de nosso país, que deve ser pesquisada e trabalhada.
A programação oficial começa amanhã com o espetáculo de dança “Cabanagem” que vai acontecer no Teatro Um do Sesc Esplanada as 20h30.
Temos ótimas noticias que atingem praticamente todos os segmentos culturais do estado de Rondônia.
*********
Ontem pela manhã, tivemos a honra de ser convidado a participar das atividades do governador Confúcio Moura que transferiu por algumas horas, seu gabinete para o prédio do relógio sede da Secretaria de Estado dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel.
*********
Ao despachar com o secretário Francisco Leilson Chicão o governador Confúcio Moura de inicio, procurou saber sobre as atividades da Secel tanto na cultura como no esporte.
*********
Depois pautou a discussão sobre como será ou que quem será o responsável pela administração do Teatro Estadual “Labibe Bartolo” (o grifo é nosso),
********
Chicão foi explicando tudo que estava sendo e o que pretende desenvolver em prol da cultura estadual.
**********
O governador quis saber como está o andamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e teve como resposta que a mesma está sendo analisada pelo setor jurídico do governo, para depois ser encaminhada a Assembléia Legislativa o que deve acontecer até o final do mês de setembro.
**********
Um dos ganhos dos segmentos culturais que trabalham com música, artes visuais, literatura e outros. Foi a garantia da liberação de R$ 1,5 Milhão via Editais.
*********
Os Editais, “Registrando o Canto de Rondônia” (gravação de CD), Editoração de Livros, Artes Visuais, Cultura Indígenas e Quilombolas, já estão prontos e deverão ser publicados tão logo seja liberado o Orçamento. Confúcio disse que vai agilizar o Orçamento.
*********
Outro ganho da administração Francisco Leilsom foi o anuncio feito pelo governador da transferência do prédio do palácio do governo via Decreto para a Secel. Vai ser o Palácio da Cultura.
*********
Inclusive autorizou ao Chicão que constitua uma comissão, para averiguar quais adequações deverão ser feitas no palácio Presidente Vargas para receber os acervos dos museus
**********
Talvez por esquecimento (acho que foi isso), ninguém perguntou sobre a criação da Secretaria de Cultura e a Secretaria de Esportes. Esse assunto passou batido.
*********
Mas, ficou acertado, aliás, é de Lei, a criação do Conselho de Cultura e o Fundo Cultural.
*********
Agora, bom mesmo, foi quando o governador ficou sabendo (até que enfim), sobre o que está faltando para os Pontos de Cultura receberem a segunda parcela do convênio.
*********
Ao tomar conhecimento que o problema é com a Secretaria de Saúde que está inadimplente perante o tesouro nacional e sendo assim, os recursos oriundos de convênio com o governo federal não podem ser depositados na conta do governo estadual e no caso em apreço, na conta da Secel.
**********
Confúcio Moura autorizou sua secretária, a manter contato com o setor competente para sanar o problema.
**********
Isso quer dizer, que no mais tardar em um mês, a grana dos Trinta Pontos de Cultura de Rondônia estará na conta.
**********
Aí nossa amiga e principal lutadora pela liberação desses recursos, artista plástica Rita Queiroz, vai poder dar andamento as atividades do Ponto de Cultura da comunidade de Santa Catarina no baixo Madeira.
*********
Foi realmente uma manhã muito positiva para a cultura de Rondônia a manhã de ontem dia 30 de agosto de 2011.
**********
Seria bom, que pelo menos de três em três meses, o governador fosse despachar na Secretaria de Cultura!
**********
Na abertura da Semana da Pátria amanhã, vai ter Quadrilha e Boi Bumbá de Porto Velho e Guajará!
JUSTIÇA
Soldados da Borracha no Senado
A cineasta Eva Neide, residente em Los Angeles (USA), se encontra em Brasília para lançar campanha internacional em prol dos soldados da borracha, e promoveu o pré-lançamento inédito do filme ‘Soldados da Borracha: A Brigada Esquecida’ ontem dia 30, à Comissão de Educação do Senado Federal.
Com o pré-lançamentodo do filme, Eva Neide, que é uma das filhas mais novas de um sobrevivente soldado da borracha, inicia uma campanha internacional com o objetivo de sensibilizar o Congresso Brasileiro para aprovar a PEC 556, que concederá aos soldados da borracha os mesmos benefícios dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. O filme contará a história esquecida de quase 60 mil brasileiros que foram enviados pelo governo federal aos seringais da floresta amazônica, no período da Segunda Guerra Mundial, para extrair látex que serviu à industria norte-americana. A proposta do filme é resgatar a história e a dignidade dessa Brigada Esquecida. A cineasta, juntamente com o sindicato dos soldados da borracha de Rondônia (Sindsbor), acredita que o filme e a campanha irão motivar a aprovação da PEC 556, a qual já foi aprovada no Senado, e aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando