Sexta-feira, 26 de julho de 2019 - 07h26
Lenha na Fogueira
Pronto, chegou o grande dia! Hoje começa a 38ª edição da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá do Arraial Flor do Maracujá.
***********
Durante dez dias, ou melhor, de hoje até o dia 4 de agosto, Porto Velho assume a condição da capital das danças folclóricas da Região Norte.
**********
Durante esse tempo todo, estarão dançando na arena montada no Parque dos Tanques, 05 grupos de quadrilhas e dois grupos de bois bumbás pelo Grupo de Acesso.
**********
Pelo grupo especial vão dançar 19 quadrilhas, sendo 14 adultas e 5 (cinco) mirins.
**********
Mais 7 grupos de bumbás, sendo Cinco (5) adultos e 2 mirins, todos pelo Grupo Especial. Quer dizer, vamos aplaudir 36 grupos de dança de quadrilha e boi bumbá e ainda teremos todas as noites, apresentações de bandas de forró e pagode, além de apresentações especiais nos intervalos das apresentações dos grupos de quadrilhas e bois o que somados, passam de 40 atrações. Tudo de graças para o público.
***********
Vamos a algumas curiosidades relativas à existência do evento:
***********
Você sabia que o principal motivo do governo do estado ter criado a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás no ano de 1982, foi o resgate da Brincadeira de Boi Bumbá.
**********
É isso mesmo, a Brincadeira de Boi Bumbá desde o inicio dos anos de 1970, estava praticamente parada, apenas o Boi Malhadinho do Amo Lourenço se apresentava e assim mesmo sem sair do curral, que ficava na rua Brasília com a rua Princesa Izabel no bairro Tucumanzal.
**********
O mesmo não acontecia com as quadrilhas, que participavam dos arraiais promovidos pelos colégios. Um dos maiores arraiais que reunia os grupos de quadrilhas da cidade, acontecia na quadra da Escola Barão do Solimões.
***********
Pensando em resgatar a Brincadeira de Boi Bumbá foi que aquela equipe da Secet, recém-nomeada pelo governador Coronel Jorge Teixeira e contava entre outros como o Flávio Carneiro, José Monteiro, João Zoghbi, Gutemberg, Isaias, professora Yeda Bozarcov e outros, cujos nomes me falha à memória. Em especial o Flávio Carneiro literalmente “Amante” da Brincadeira de Boi Bumbá.
**********
Para realizar a primeira Mostra, resgataram bois como Flor do Campo, Caprichoso, Pai do Campo e é claro convidaram o Malhadinho e realizaram a festa que aconteceu na Quadra do Colégio Rio Branco.
***********
Em 1983 já com a participação da professora Nazaré Silva nasceu o Arraial Flor do Maracujá que abrigou a Mostra. O Flor do Maracujá passou a acontecer no espaço ao lado do Ginásio Claudio Coutinho (hoje Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco).
**********
O nome Flor do Maracujá foi assim: Os funcionários da Secet Flávio Carneiro, Zé Monteiro e João Zoghbi foram escalados para pesquisar um nome que se adequasse ao Arraial criado pela professora Nazaré.
**********
Os três ouviram a história da quadrilha Flor do Maracujá que se apresentava no terreiro da residência do senhor Joventino no bairro do Triângulo, justamente ao lado da linha férrea da Madeira Mamoré, retornaram a Secet e quando relataram a história da quadrilha Flor do Maracujá aos seus superiores, convenceram e daí pra frente, à festa tomou novo rumo e cresceu tanto que hoje o governo estima em 200 Mil pessoas prestigiando a 38ª edição da festa.
**********
Os bois bumbás dominaram o Flor do Maracujá até o inicio dos anos 2000, daí perderam a hegemonia para as quadrilhas. Tudo provado pelo surgimento da quadrilha Rádio Farol em 1998.
**********
Hoje os bois bumbás são meros coadjuvantes das apresentações das quadrilhas. Tanto que antes, os bumbás encerravam as apresentações todas as noites e agora quem encerra são as quadrilhas. Porque os bois perderam muito público.
Banda Canto da Mata abre Arraial Flor do Maracujá
Os apreciadores das danças, de quadrilha junina e boi bumbá, têm na noite desta sexta feira 26, a oportunidade de prestigiar a partir das 19hs30, a festa de abertura da 38ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá que está armada na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques em Porto Velho capital do estado de Rondônia. Segundo o cerimonial do governo estadual o governador Marcos Rocha estará presente na solenidade de abertura do evento no Parque dos Tanques.
De acordo com programação distribuída pela Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon em parceria com a Superintendência do Esporte da Juventude da Cultura e do Lazer - Sejucel a festa de abertura começa as 19h30 com a apresentação do grupo “Carimbó da 3ª Idade”
As disputas entre os grupos de quadrilhas que pleiteiam vaga entre os do grupos especial em 2020, o chamado “’Concurso Eliminatório”, começa as 20h50 com a apresentação da Junina adulta “Brotinhos da Roça” oriunda do município de Ji Paraná; As 21hs55 a Junina “Coração Dourado” entra na arena, para mostrar o trabalho que desenvolveu nos ensaios, visando o ingresso no grupo especial da Federon.
Canto da Mata
O governo de Rondônia contratou para fazer o show musical de abertura oficial do Flor do Maracujá 2019, a Banda de Toada de Boi Bumbá de Parintins “Canto da Mata” que contará com a participação especial da Cia de Dança Yaporanga de Porto Velho. O show está previsto para começar às 23 horas.
História
O Canto da Mata começou sua trajetória musical em 1994, em Parintins, quando a agremiação Boi-Bumbá Caprichoso necessitava de músicos para a gravação da primeira fita cassete oficial. Nesse ano, dois grandes cantores fizeram parte da formação da Banda, David Assayag e Arlindo Jr. Em 1995, Maílzon Mendes, Alex Pontes e Aluízio Brasil chegaram para fortalecer a Banda que já gravou seis CDs, sendo em 1997, com CD “Ritmo Quente”, depois CD independente “Pensando em Ser Criança”. Em 2000, CD “Canto da Mata Ao Vivo”, gravado no Bar do Boi (Sambódromo Manaus), em 2003 gravaram “Estou Feliz vou te Levar” e em 2006, “Novo Encontro”. O 6º CD da Banda “Canto da Mata” é uma coletânea comemorativa dos 15 anos de história das toadas amazonenses.
Para a noite desta sexta feira durante o show de abertura do Arraial Flor do Maracujá a banda ensaiou um repertório especial, que conta entre outras, com as toadas: ‘Canto da Mata II’, ‘Alegria de Dançar’, ‘Bailado de Bailarina’, ‘Canto Envolvente’, ‘Ritmo Quente’, ‘Boi Altaneiro’, ‘Swuing no Ar’ e “Fogo”.
Estrutura
A organização da festa, estima durante os próximos dez dias, contar com mais de 200 mil pessoas visitando o Flor do Maracujá. O governo estadual via Sejucel disponibiliza ao público que for prestigiar nossa maior festa folclórica, arquibancadas com capacidade para receber sentados aproximadamente TRÊS MIL pessoas; camarote para as autoridades e patrocinadores além de iluminação artística, que servirá para atender as apresentações das mais de 40 atrações, entre grupos de quadrilhas, bois bumbás, tribal, dança do carimbo, grupos de danças diversas, bandas de forró e pagode durante os dez dias de festa cuja entrada é gratuita.
Preços diferenciados
A festividade voltada para o grande público regional, conta com a grande novidade em relação aos valores cobrados no evento. A criançada poderá brincar no parque de diversão à vontade, pois o ingresso custará apenas R$ 3. A alimentação diversificada com a culinária regional e as bebidas, também serão vendidas a preços populares.
Ônibus
Uma linha especial de ônibus coletivo estará disponível em todos os dias do Arraial Flor do Maracujá, saindo da Praça Mal Rondon, na Avenida Sete de Setembro com a Presidente Dutra, seguindo para o Parque dos Tanques.
Estacionamento
A entrada para estacionamento oficial será pela Estrada do Nacional. (Aquele estacionamento que tinha com entrada pela Lauro Sodré, logo no inicio do Parque, não vai funcionar). contará com equipe de segurança e será administrado por uma entidade filantrópica.
Veja a programação
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando