Sábado, 8 de fevereiro de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
Hoje a festa é toda dele, não só a festa, mas, todas as felicitações e loas de felicidade.
**********
Estou me referindo ao meu querido Neto João Victor filho do Silvinho e da Dani. João Victor está completando mais um ano de vida, sempre nos dando (a toda família) muita alegria por ser um bom filho, bom neto, bom irmão, sobrinho e primo. Parabéns João. Vou aí comer o bolo “Espirito Santo”.
***********
A questão do Memorando da Seduc mando recolher obras literárias das bibliotecas das escolas...
************
Mais uma vez o secretário de estado da Educação – SEDUC está na berlinda e pode até ser chamado às falas pelo chefe maior, por atitudes radicais como o Memorando mandando recolher das bibliotecas das escolas estaduais, 43 obras literárias consideradas clássicos da literatura brasileira e até internacional.
**********
Por isso a Academia Brasileira de Letras expediu Nota de Repúdio (Leia nesta postagem) e agora o Ministério Público Federal publicou nota dizendo que vai investigar a atuação da Seduc. Veja a Nota do MPF aí abaixo.
**********
MPF investiga atuação da Seduc em 'ordem' para recolher 43 livros de escolas públicas.
**********
O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar a atuação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em relação ao memorando da pasta que ordenava a retirada de 43 obras literárias das escolas estaduais.
**********
O procedimento é do procurador Raphael Luís Pereira Belivaqua e foi assinado na tarde desta sexta-feira (7), em Porto Velho.
***********
Segundo Belivaqua, a educação do estado precisa explicar a fundamentação legal para mandar recolher os livros das escolas, além da motivação para expedição do memorando.
***********
"Também queremos saber por que foi agravado esse documento de público para sigiloso, após o vazamento do recolhimento nas redes sociais.
***********
Em tese esse procedimento é público, não tendo porque haver agravo de sigilo. Nesse caso pode ter ocorrido um caso de improbidade administrativa", diz.
**********
Conforme procedimento instaurado pelo MPF, a Seduc terá prazo de 10 dias úteis para apresentar relatórios e publicações comprobatórias em relação aos questionamentos feitos pela procuradoria.
***********
"Caso se confirme, a gente pode fazer uma recomendação, uma Ação Civil Pública ou até uma ação por improbidade contra o estado", afirma o procurador.
***********
Não sei não, aliás, a atitude da Seduc está bombando na mídia nacional pejorativamente contra o governo do estado de Rondônia.
**********
Creio que cabeças vão rolar, pois, a atitude de mandar recolher as obras literárias, foi realmente uma atitude impensada, ou se foi pensada foi mal pensada. Alguém deve explicações a população e em especial, ao mundo literário.
**********
E eu que estava pensando em oferecer minha obra “literária” As Peripécias do General, para fazer parte do acervo das bibliotecas das escolas estaduais.
**********
Quando os curadores da Seduc tomarem conhecimento do Conto “O Defunto Boêmio” ou então “Bloco do Purgatório” com certeza, vai indeferir a aquisição do meu livro.
*********
Quem é o Zekatraca frente a um Euclides da Cunha, Mário de Andrade ou Machado de Assis. Mesmo assim, ainda vou tentar colocar as Peripécias do General nas bibliotecas estaduais. Não é uma obra literária, mas, é a história do maior carnavalesco de Porto Velho.
Banda do Vai Quem Quer inaugura museu no Porto Velho Shopping
A Banda do Vai Quem Quer inaugura neste sábado, 8, às 11 horas, o Museu da Folia, no Porto Velho Shopping. O espaço apresentará, cronologicamente, a história e a tradição do bloco por meio de imagens. A BVQQ completa 40 anos desfilando no carnaval de Porto Velho, este ano.
A mostra contará ainda com a exibição de um documentário sobre o bloco, considerado o maior da região Norte. A exposição ficará aberta ao público até o dia 29 deste mês, das 10 às 22 horas, no espaço em frente à Riachuelo.
A festa de abertura terá bonecos gigantes e a Banda da Banda tocando marchinhas. As camisetas do bloco também estarão à vendida no evento. O valor da camiseta é R$ 50,00.
Carnaval Infantil
Para encerrar a exposição, na terça-feira de Carnaval, dia 25, às 16 horas, terá a Banda Kids tocando marchinhas e músicas carnavalescas infantis, com a Banda da Banda.
FEIJOADA E ENSAIO
A programação relativa aos 40 anos da Banda, prossegue na tarde deste sábado 08, na Praça das |Três Caixas D’água com a direção do bloco recebendo a imprensa para a tradicional Feijoada. “Esse evento foi criado pelo meu pai Manelão com o objetivo de agradecermos toda a imprensa falada, escrita, televisada e agora virtual o apoio que a Banda recebe com a divulgação espontânea de toda a mídia local”, disse a presidente Siça Andrade.
Paralela a Feijoada da Imprensa acontece a programação relativa ao festejo dos 40 anos de desfile do bloco, com DJs tocando marchinhas tradicionais do carnaval brasileiro e as marchinhas da nossa Banda.
Durante toda a tarde/noite a equipe estará comercializando as camisetas no valor de R$ 50 que pode ser parcelado no cartão em duas vezes, além de souvenir como Canecas, Chaveiros e o Livro As Peripécias do General com as histórias do Manelão.
A partir das 18 horas, a Banda da Banda toma conta da festa, tocando para os foliões que marcarem presença só músicas carnavalescas até as 21 horas.
“Portanto nossa programação neste sábado, começa pela manhã com a abertura da Exposição Museu da Folia no Porto Velho Shopping. Ao meio dia tem a Feijoada da Imprensa e a programação aberta aos foliões na Praça das Caixas D’água que vai até as 21 horas”, finaliza Sica Andrade.
Academia Brasileira de Letras divulga Nota de Repúdio contra Memorando da Seduc
A Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou nota de repúdio, nesta sexta-feira (7), contra o memorando da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc) que mandou recolher 43 obras literárias das escolas estaduais, incluindo clássicos como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, "Macunaíma", de Mário de Andrade, e "Os Sertões", de Euclides da Cunha.
Segundo a Academia, a atitude da Seduc é uma censura que atinge a literatura e as artes (leia abaixo a nota de repúdio).
A Academia Brasileira de Letras vem manifestar publicamente seu repúdio à censura que atinge, uma vez mais, a literatura e as artes. Trata-se de gesto deplorável, que desrespeita a Constituição de 1988, ignora a autonomia da obra de arte e a liberdade de expressão. A ABL não admite o ódio à cultura, o preconceito, o autoritarismo e a autossuficiência que embasam a censura.
É um despautério imaginar, em pleno século XXI, a retomada de um índice de livros proibidos. Esse descenso cultural traduz não apenas um anacronismo primário, mas um sintoma de não pequena gravidade, diante da qual não faltará a ação consciente da cidadania e das autoridades constituídas, diz a ABL.
Machado de Assis, um dos escritores que entrou na lista de recolhimento do estado, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, em 1897, juntamente com Olavo Bilac, Visconde de Taunay e Ruy Barbosa.
Memórias Póstumas de Brás Cubas, do Machado de Assis, entrou na lista de recolhimento das escolas
Reação da OAB e União dos Estudantes
Outras entidades também reagiram ao pedido do governo para recolher os livros das escolas. Para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o documento viola os mais caros princípios e garantias fundamentais da Constituição Federal.
Já a União Nacional dos Estudantes (Une) afirmou nesta sexta-feira que a lista da Seduc "foi uma tentativa de censura à cultura".
O G1 procurou a assessoria do governador Marcos Rocha (PSL), mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Pedido para recolhimento dos livros
Na tarde de quinta-feira (6), um memorando assinado pelo secretário de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, vazou na internet. Nele, Suamy afirmava ser necessário recolher os livros porque apresentavam "conteúdos inadequados às crianças e adolescentes".
O memorando lista ainda 19 obras de Rubem Fonseca, oito de Carlos Heitor Cony e três de Nelson Rodrigues. Há ainda uma observação: "Todos os livros de Rubem Alves devem ser recolhidos".
O trabalho dos técnicos, segundo o secretário, começou porque havia uma denúncia de que os livros continham palavrões.
Dois clássicos da literatura internacional também aparecem: Franz Kafka, com "O Castelo", e Edgar Allan Poe, com "Contos de Terror, de mistério e de morte"
Investigação
O procurador da República Raphael Bevilaqua informou que um procedimento administrativo de investigação deve ser aberto para apurar o assunto. (Fonte: Jônatas Boni, G1 RO).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando