Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira: Café com Leite e SD Banda no ensaio dos blocos, sábado


Lenha na Fogueira: Café com Leite e SD Banda  no ensaio dos blocos, sábado - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

O folião de Porto Velho está preocupado com esse negócio de não ter ônibus. Já pensou se essa situação permanecer até o carnaval? Como é que o folião que mora no Orgulho do Madeira, vai fazer para, pelo menos brincar no CarnaLeste.

*********

A falta de transporte coletivo, no estilo ônibus, além de ser o mais barato, é o único que consegue atender aquele setor da cidade. Não só a turma do Orgulho, tem a do Cristal da Calama que também é longe pra dedéu e o pessoal que mora nos bairros ao longo da rua Campos Sales na Zona Sul.

**********

Ainda mais quando sabemos que nesses bairros e conjuntos habitacionais, não existe nenhum bloco carnavalesco e nem tão pouco escola de samba.

*********

Se tivéssemos uma administração que se importasse com o lazer da nossa população, ninguém sentiria a falta de ônibus durante os dias de folia, pois, o governo poderia patrocinar encontros carnavalescos, nas proximidades dessas comunidades, assim ficava todo mundo perto de casa e a preocupação dos pais seria bem menor.

*********

Hoje Porto Velho se transformou numa cidade sem opção de lazer, em especial no carnaval. Tudo bem que os blocos vão ensaiar no Mercado Cultural a partir do próximo sábado, porém, quem garante que o público da periferia, aquele que mora no bairro Nacional, no Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão, Lagoa Azul, Cristal da Calama, Pantanal, Areia Branca, Socialista, Cidade Nova, Novo Horizonte terá condições de se locomover até o local.

*********

Não tem um filho de Cristo preocupado com a diversão desse povo. Os ensaios no Mercado Cultural só atendem a população carnavalesca do chamado Centro de Porto Velho, ou seja, Caiari, Pedrinhas, Olaria, Arigolândia, Mocambo, Areal, Tucumanzal e até alguns da Zona Sul como é o caso do Floresta e Eletronorte. Até porque os blocos da Jatuarana vão ensaiar no Mercado.

*********

Hoje nossos governantes, pensam que uma cidade é feita apenas de doentes pois, alegam que todo dinheiro tem que ser investido na saúde. Saibam os senhores que a prática do Lazer, é benéfica para a saúde.

*********

Enquanto a juventude estiver se preocupando em brincar carnaval, não está pensando em praticar coisas ruins. Nem só de pão vive o trabalhador, o vinho também é necessário.

************

O folião de Porto Velho está sendo tratado como BOI, pois agora se quiser se divertir, tem que se concentrar num “CURRAL” oficial, não tem a liberdade de escolher aonde brincar. Se quiser que vá para o espaço oficial, onde a segurança é apenas para quem está dentro da área cercada por grades.

*********

Eu queria mesmo era falar sobre a falta de ônibus e terminei colocando carnaval na escrita. SIM! Quando será que voltaremos a ter ônibus rodando na cidade, transportando a população para o trabalho pra tudo quanto é canto?

*********

O que será que impede o município, de assumir o transporte urbano, não digo administrando empresa de ônibus, porém, abrindo licitação para contratar ou firmar parceria com uma empresa de vergonha.

*********

Seria tão bom se tivéssemos em Porto Velho, empresas de ônibus urbano, como existe em Manaus. Bem que nosso alcade deveria arranjar um jeito, de fazer com que a empresa que serve a capital do Amazonas e se não estou enganado, também a capital de Roraima, vir atender nossa população.

*********

Precisamos de uma empresa de ônibus, cujos proprietários não pensem apenas em faturar para seus cofres, que se importe também com o conforto dos usuários.

**********

O carnaval de Porto Velho que começou com os desfiles dos CORSOS (cujos foliões iam em automóveis ou caminhões) lá pela década de 1920 do século passado, chega ao século XXI, sem ter nem mesmo, um transporte digno para atender seus foliões.

*********

É como diz aquele apresentador de televisão: “Isto é uma VERGONHA”. 

   

Café com Leite e SD Banda no ensaio dos blocos, sábado

No próximo sábado 02 de fevereiro, o carnaval de rua de Porto Velho começa a acontecer. Os blocos de trio elétrico vão iniciar suas atividades, promovendo o 1º ensaio coletivo no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.

O evento conta com o apoio de empresas representantes e distribuidoras de cerveja e refrigerante que tem suas marcas estampadas nas camisetas e abadas do blocos por elas patrocinado. O presidente da Liga do Blocos de Porto Velho carnavalesco Fran Sérgio Borges o Gato Félix acredita que essa união dos blocos vai proporcionar aos nosso foliões ensaios super animados. “Afinal de contas, tanto os blocos que adotam em seus desfiles as Marchinhas Tradicionais como os que tocam o Axé baiano, estarão juntos e misturados num mesmo espaço”.

O evento conta com o apoio da prefeitura municipal de Porto Velho através da Funcultural que está disponibilizando Banheiros Químicos e o Espaço do Mercado Cultural para a Liga realizar os ensaios. Quanto a estrutura de palco, iluminação, segurança e Bandas que está patrocinando são as cervejarias. “Tenho certeza que essa parceria será um sucesso”, disse o presidente da Funcultural Ocampo Fernandes.


Duas Bandas

As Bandas Café com Leite e SD Banda foram contratadas para animar a festa coletiva dos blocos de trio elétrico de Porto Velho, s[abado no Calçadão. “O ensaio começa as 20 horas e não tem hora para acabar”, disse Eudes Claudino da Funcultural, Lembrando que de início apenas dois ensaios estão confirmados, nos dias 2 e 9 de fevereiro. “Os blocos estarão comercializando seus abadás e camisetas em tendas que serão armadas no Calçadão Manelão durante os ensaios”, finalizou Eudes.


REINSERÇÃO SOCIAL

Apenados realizam limpeza nos trilhos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré


Há pouco mais de uma semana, cinco apenados do regime semiaberto do sistema prisional do Estado estão comprometidos em fazer reparos e limpeza dos trilhos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no trecho que vai do Casarão dos Ingleses até da Igreja de Santo Antônio. Quem ganha é a população que terá acesso a um dos lugares mais bonitos de Porto Velho, que gosta de apreciar o Patrimônio Histórico e a natureza.

A limpeza inclui a retirada de mato e barro da base dos trilhos, além da poda de árvores daquele perímetro da ferrovia, cerca de 2 quilômetros. Os trabalhos são realizados de segunda a sexta, no período da manhã.

Os reeducandos estão inseridos no Projeto Fazenda Futuro, da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), cujo maior objetivo é a reinserção de apenados na sociedade e no mercado de trabalho. De acordo com o presidente do Fundo Penitenciário (Fupen), Danilo Freire, a mão de obra carcerária é remunerada e acontece através de Convênio e Termo de Cooperação entre Fupen/Sejus, órgãos públicos e empresas privadas.

No caso da limpeza nos trilhos, o convênio foi com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), onde a Gerência de Reinserção (Geres) da Sejus disponibilizou a mão de obra carcerária. Segundo Túlio Rogério de Souza Lima, gerente da Geres, a Sefin abriu 400 vagas para a contratação de mão de obra carcerária, sendo que desse total 352 já foram preenchidas.

A Secretária de Estado de Justiça, Etelvina Rocha, pretende ampliar o número de vagas de reeducandos do regime semiaberto, com o objetivo de ressocialização para o Estado de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)