Quinta-feira, 18 de julho de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
Olha quem está passeando pela cidade de busão!!! Sim o Arraial Flor do Maracujá está chegando e estamos ansiosos para a maior festa do folclore rondoniense. Serão 10 dias de muita festa. A festa acontece entre os dias 26 de julho, a 4 de agosto no Parque dos Tanques.
**********
Na última semana, os organizadores do Bazar da Solidariedade percorreram 21 instituições ligadas ao Governo de Rondônia, entre secretarias e agências, para divulgar o evento. Milhares de servidores estaduais ouviram as mensagens de partilha, solidariedade e amor ao próximo. Mais de cem pessoas se voluntariaram para ajudar na organização do evento. Postos de coleta foram espalhados por todo o Centro Político Administrativo (CPA).
**********
Na semana anterior, o Colégio Dom Bosco, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Receita Federal já haviam recebido visitas e igualmente aderido ao Bazar da Solidariedade, evento organizado pela Associação Pestalozzi e que conta com a participação de diversas outras instituições filantrópicas, órgãos públicos, escolas, faculdades, empresas etc. As três instituições manterão caixas coletoras de coisas para o bazar. A OAB vai arrecadar donativos também em suas unidades no interior do Estado.
************
O Bazar da Solidariedade, que será realizado no Sesi, no dia 17 de agosto de 2019, das 10 às 22 horas, busca arrecadar coisas novas e usadas de qualquer natureza, tais como roupas, calçados, brinquedos, eletrônicos, livros, móveis, artigos de decoração etc., vendê-las e destinar os recursos para as atividades da Pestalozzi.
***********
Uma programação artística, cultural, educacional e científica está prevista para acontecer durante o Bazar da Solidariedade, com shows musicais, de dança, teatro, exibição de artefatos exóticos, rodas de conversa, palestras, prestação de serviços de utilidade pública etc.
***********
A Universidade Federal de Rondônia também a coleta para o Bazar da Solidariedade. O reitor Ary Ott e diversos professores e diretores de departamentos se integraram à campanha, colocando a Universidade como parceira no evento, não apenas coletando e estimulando doações, como auxiliando na programação artística e científica do bazar. O reitor já assegurou uma mostra de artefatos arqueológicos de Rondônia e um show de danças circulares, este último coordenado pela professora Expedita Fátima.
***********
O Grupo SGC – Leia-se Diário da Amazônia, RedeTV-RO e TV Cultura canal 25, também aderiu ao Bazar Solidário e está com uma caixa na portaria da RedeTV entrada pela Calama recebendo as doações no horário comercial.
Por falar em doação, aquele grupo folclórico que citei ontem, sobre prestação de contas, apresentou a documentação e já recebeu seu subsídio, Foi aos 46 do segundo tempo, mas, deu tempo.
**********
Com isso a equipe da Federon responsável por montar a programação dos grupos no Flor do Maracujá, fechou o mapa e já distribuiu via redes sociais, aos interessados.
*********
Praticamente não mudou nada, do Mapa que já publicamos nesta coluna.
*********
Se você quer ver como será a decoração do Arraial Flor do Maracujá este ano, vai até a rua Faquar com a 7 de Setembro nas tendas onde está a Feira do Sol e acompanha as artesãs e artesãos finalizando os últimos enfeites do Arraial. O negócio ta ficando muito bonito.
TÍTULO
Escola de Samba os Diplomatas
Agora é Patrimônio Imaterial
A diretoria e todos os simpatizantes da mais antiga escola de samba de Porto Velho a Diplomatas do Samba receberam com muita alegria, a noticia de que o Projeto de Lei que transforma a entidade em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial apresentado pelo vereador Aleks Palitot foi aprovado pela maioria dos vereadores da capital de Rondônia durante seção que aconteceu na tarde da última terça feira.
HISTÓRIA
A Diplomatas do Samba nasceu no dia 4 de novembro de 1958, na residência da família carnavalesca de Valério e Adelaide (dona Jóia) Souza, a Rua Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso. Presentes os foliões Waldemir Pinheiro da Silva (Bainha), Antônio Chagas Campo (Cabeleira), Ricardo Souza (filho de Valério e Jóia) que convidaram o senhor Tário de Almeida Café para assumir como primeiro presidente da agremiação criada.
Almeida Café condicionou que só assumiria a presidência, se os fundadores concordassem que o nome da escola de samba fosse “Prova de Fogo” no que foi atendido. Logo após o desfile da escola de samba Prova de Fogo no carnaval de 1960, a escola recebeu a adesão do paraense Augustinho mais conhecido como Bizigudo, que sugeriu a troca do nome para “Universidade dos Diplomatas do Samba”, o que foi aprovado. Já em 1964, Bainha sugeriu que a escola adotasse o nome que permanece até os dias de hoje “Escola de Samba Os Diplomatas”. Detentora do título de campeã de vários carnavais a Diplomatas tem orgulho em ser a campeã do primeiro carnaval de Rondônia Estado, no carnaval de 1982.
Hoje tendo na presidência o engenheiro civil Jair Monteiro reúne seus brincantes e simpatizantes na Praça São José no bairro Mocambo, onde sob o comanda dos seus mestres, oferece “Oficina de formação de ritmistas de escola de samba”.
A diretoria da vermelho e branca postou nas redes sociais, agradecimentos especiais ao vereador Aleks Palitot e todos os que votaram pela aprovação do |Projeto, que transformou a escola de samba em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho.
Camafeu e Alciréia Tabosa no Querubim, nesta sexta
O grupo Camafeu, referência em samba de raiz em Porto Velho, estará realizando sua primeira roda de samba no Querubim Pub, nesta sexta-feira (19), a partir das 20h.
A participação especial na roda de samba será da cantora Alciréia Tabosa que vem se destacando no cenário musical regional e nacional com sua voz e seu repertório rico e dos mais variados estilos musicais, e, que em breve, lançará seu mais novo trabalho em CD em todas as plataformas digitais “Alcireia Canta e Encanta”, gravando as composições de Ernesto Melo, Heitor Almeida, Mávilo Melo, Basinho e Silvio Santos. Alciréia será acompanhada pelo o maestro Ney e o Grupo Camafeu.
GRUPO CAMAFEU
Grupo Camafeu nasceu em 2016 e foi criado em uma reunião entre amigos. Com o foco musical o “samba raiz”. O grupo é formado por: Padoca (cavaco), Ney (violão), Ênio Ricardo (tantan) e Hudson Mamedes (voz). “Nosso lema é resgatar o samba raiz, o samba de resistência da música popular brasileira, e na sexta, vamos levar o melhor do Grupo Camafeu para o público”, destacou Ênio Ricardo, um dos fundadores do grupo.
A Roda de Samba do Camafeu, será no Querubim Pub, localizado à Rua Dom Pedro II com Rogério Weber, bairro Caiari, dia 19 de julho, a partir das 20 horas.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando