Sábado, 23 de janeiro de 2021 - 09h13
Lenha na Fogueira
Rondônia, leia-se Federação de Grupos Folclóricos de Quadrilha e Boi Bumbá – FEDERON desde de ontem 22, conta com um representante eleito, na diretoria da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas - Confebraq.
***********
A reunião que elegeu a nova diretoria da Confebraq aconteceu em Brasília e pela primeira vez contou com a participação e representantes de todos os estados brasileiros.
***********
Na realidade a Federon era para ter sido agraciada também com a eleição do vice-presidente da entidade, já que o presidente da nossa entidade Fernando Rocha colocou seu nome para disputar o cargo de vice-presidente da entidade nacional.
**********
Infelizmente Fernando não pode viajar a Brasília e sua ausência prejudicou sua votação, assim sendo, o representante do Tocantins foi o escolhido, enquanto o Presidente eleito foi o representante de Sergipe
**********
O Rogério da Silva Barbosa – O Rogério da Rádio Farol foi eleito Secretário Geral da entidade maior do folclore brasileiro, ou seja, da Confebraq. Agora Rondônia tem voz e voto na Confederação Brasileira. A turma de “quadrilheiros” de Porto Velho está festejando a vitória do Rogério. Parabéns!
*********
Pra quem não sabe, amanhã dia 24 o município de Porto Velho completa 106 anos de instalação. Pois é foi no dia 24 de janeiro de 1915 que o Major Guapindaia de Souza Brejense foi empossado prefeito do mais novo município do estado do Amazonas, o município de Porto Velho.
**********
Infelizmente em virtude da Pandemia do Coronavírus, a prefeitura não pode realizar festa com a presença da população, mesmo assim o prefeito Hildon Chaves por meio da Funcultural vai realizar uma solenidade, para pouquíssimos convidados, em especial a imprensa domingo pela manhã.
**********
A pauta diz que o prefeito vai entregar equipamentos reformados da EFMM para marcar o aniversário de 106 anos de Porto Velho.
***********
A solenidade acontecerá durante ato simples e sem público por causa das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus,
Durante a cerimônia, no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, às 10h, o prefeito Hildon Chaves receberá a Litorina e Kalamazoo, peças importantes do acervo da ferrovia que foram reformados pelo Grupo Rovema.
***********
Os dois equipamentos que tiveram funções importantes quando do funcionamento e da rotina da ferrovia, agora serão atrativos constantes da coleção de peças e exemplares que estarão à disposição da população para visualização, quando se der a inauguração do complexo histórico, turístico e cultural da EFMM.
**********
Ontem 22, alguém que não seguiu a cartilha do bom repórter, que diz que a checagem de uma notícia, é de suma importância e por conta disso, postou nas redes sociais, que o jornalista Marcelo Bennesby havia falecido. Na realidade, foi notícia infundada. Porém, serviu para mostrar o quanto Marcelo é querido pelos colegas.
************
Preocupado com a repercussão da notícia que logo viralizou o Editor do Portal Diário da Amazônia, após consultar familiares do apresentador do Fala Porto Velho da RedeTV-RO, divulgou a seguinte nota:
*********
O novo boletim médico sobre o quadro de saúde do jornalista Marcelo Bennesby informou que continua sedado em UTI, e será feito procedimento de traqueostomia para ajudar na respiração mecânica. Exame de tomografia realizado na manhã desta sexta-feira (22) indicou a existência de novo sangramento no cérebro.
************
Não foi possível verificar a atividade cerebral porque está sob efeito de sedativos. (Por Redação: DIÁRIO DA AMAZONIA)
**********
Para encerrar, Rondônia em especial a capital Porto Velho chegou ao ponto máximo em se falando do Novo Coronavírus. Os hospitais da rede pública, particular, filantrópicos enfim de tudo quanto é clinica estão com 100 por cento de lotação.
************
Já não existem leitos clínicos e nem leitos de UTI o que pode proporcionar que pessoas morram por falta de leito para ser atendido. É o caos que tomou conta da saúde do nosso estado. O secretário de Saúde vinha alertando sobre a possibilidade de chegarmos nesse ponto. A única diferença de Manaus é que ainda não estamos com falta de oxigênio em nossas unidades de saúde. Pelo menos isso.
*************
Veja os números de ontem dia 22: foram registrados 16 óbitos por Covid-19 em Rondônia, oito deles em Porto Velho, dois em Colorado do Oeste, foram registrados ainda o óbito de uma mulher de 58 anos de Rolim de Moura; um homem em Espigão do Oeste; uma mulher de 85 anos de Cacoal; um homem de 38 anos de Costa Marques; um homem de 81 anos de Cerejeiras e um homem de 21 anos de idade do município de Ariquemes.
************
Então meu amigo vamos usar máscara, lavar as mãos com água e sabão, não esquecer o álcool em gel e principalmente evitar aglomeração.
**********
A vacina da índia chegou, as 4 milhões de doses da Coronavac do Instituto Butantan foram liberadas pela Anvisa. Agora, tudo indica que a vacinação vai continuar até a produção começar no Brasil. A China diz que vai cumprir o que está firmado no contrato e o Insumo logo, logo também vai estar no Brasil.
Associação Cultural WARAJI realiza festivais de música e teatro em Guajará Mirim
Associação Cultural WARAJI realiza festivais de música e teatro em Guajará Mirim
A Associação Cultural Waraji sediada em Guajará Mirim, graças a Lei Aldir Blanc, vai realizar no mês de março deste ano, dois Festivais.
O primeiro Festival que vai acontecer entre os dias 10 e 14 de março, será o II Manaflor - Festival de Música e Arte na Floresta''.
O Manaflor é uma mostra da produção de ações do segmento de música, que busca contemplar artistas nacionais e internacionais, permitindo assim a difusão da produção artística na fronteira entre Brasil e Bolívia. O Festival não possui caráter competitivo e terá a duração de 05 dias, com apresentações online.
FESTINAÇU
O segundo é será o Festival Internacional de Teatro de Guajará Mirim – Festinaçu que vai acontecer entre os dias 24 e 28 de março
O Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim, o FESTINAÇU, é uma produção e realização da Associação Cultural Waraji e acontece ininterruptamente desde 2011 na cidade fronteiriça de Guajará-Mirim. É o único festival cênico com característica internacional em Rondônia, fomentando encontros, pensando a partilha de pensamentos e provocações de bagagens para além das fronteiras imaginárias. Busca, principalmente, fortalecer a importância dos trabalhos artísticos no interior do Estado.
Com seu ineditismo, busca, também, amparar um déficit no processo de formação em artes cênicas na cidade de Guajará-Mirim e região.
O festival tem promovido, até agora, o intercâmbio entre a América do Sul, América do Norte, África e Europa, sendo um evento anual
que, para além da vertente de espetáculos, promove paralelamente oficinas, exposições artísticas, residências artísticas, fóruns, encontros, debates e shows musicais. Teve a sua primeira edição em 2011 e, em 2012, internacionaliza-se.
Desde 2010, a Associação Cultural WARAJI (ACW) atua na fronteira Guajará-Mirim-Guayaramerín (Brasil-Bolívia) e também faz parte de uma rede de artistas, produtores, mestres populares e coletivos culturais que atuam nas fronteiras do Brasil com os demais países da América do Sul: o movimento Fronteras Culturales. A nossa missão é difundir a cultura da fronteira para além do continente, por meio da difusão de diversas expressões e linguagens artístico-culturais, agregar valor às iniciativas existentes, de forma sustentável. Enquanto organização cultural, busca captar recursos indispensáveis à prossecução dos seus objetivos de promoção social, econômica e cultural. Mantemos um convênio com a Escola MANAFLOR, um espaço de cursos, oficinas e vivências artísticas e culturais.
A ACW é realizadora desde 2011 do FESTINAÇU - Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim - que completou 10 anos em 2020 - único festival com característica internacional do Estado de Rondônia, gerando em Guajará-Mirim um circuito de espetáculos da Bolívia, Cabo Verde, Portugal, Bélgica e México, contando também com grupos brasileiros de Rondônia, Acre, Amazonas, São Paulo e Paraná, um Fórum de Teatro da Fronteira, oficinas, residência artística, shows musicais e exposições.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando