Domingo, 25 de outubro de 2020 - 11h30
Lenha na Fogueira
Enquanto o povo da cultura, festeja a publicação pelo governo estadual via Sejucel, dos Editais de Auxilio Emergencial a Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc.
***********
E também da publicação por parte da prefeitura de Porto Velho via Funcultural da lista com o nome dos Espaços Culturais que farão jus ao auxilio emergência a cultura com recursos da Lei Aldir Blanc.
***********
Aliás, matéria sobre os Editais publicados pela Sejucel no Diário Oficial, você ler nesta edição da coluna do Zekatraca.
***********
Então vamos deixar o pessoal da cultura lendo os detalhes dos Editais e partir para um assunto que tem tudo a ver com a cultura política de Rondônia e em especial a de Porto Velho.
***********
A falta de criatividade da maioria dos produtores dos programas eleitorais dos nossos candidatos a prefeito da capital de Rondônia, é um absurdo.
***********
O negócio, comum em todas as campanhas políticas, é o candidato partir para a baixaria, tudo por falta de uma proposta de governo séria.
***********
Acontecem também os fatos pitorescos. Exemplo:
**********
Quem realmente é o responsável pela ótima iluminação pública de Porto Velho?
**********
Tezzari já estava fazendo reuniões com seus possíveis eleitores, falando do trabalho de iluminação pública, realizado por ele enquanto presidente da EMDUR. Aí Hildon resolveu sair a reeleição e o convenceu a desistir da candidatura e foi obedecido.
**********
De uns dias para cá, o candidato Breno Mendes desandou a divulgar em entrevistas concedidas a emissoras de rádio e até em seus programas de TV que foi quem implantou, enquanto presidente da EMDUR o atual sistema de ILUMINAÇÃO de Porto Velho.
************
Sinceramente, eu nem lembrava que o Breno tinha sido presidente da EMDUR.
************
Justiça seja feita, a ILUMINAÇÃO PÚBLICA de Porto Velho, foi promessa de campanha de Hildon Chaves que está sendo cumprida à risca.
************
Já a campanha de Vinicius Miguel nos últimos dias, tem se baseada na falta de eficácia da CAERD. Lembrando que a CAERD é uma empresa cujo principal acionista, é o governo do estado. Vinicius diz que vai reincidir o contrato com a Cia de Água de Rondônia.
************
Seria bem melhor se ele não citasse a CAERD e garantisse, que caso eleito, vai criar uma Empresa Municipal de Abastecimento de Água.
************
E assim os bla bla bla’s continuam. O pior são as brigas entre “amigos” nas redes sociais. Os “baba-ovos”, ficam se digladiando via redes sociais e na maioria das postagens a discussão é baseada na BAIXARIA.
**********
E ainda existem os candidatos que estão decepcionando seus patrocinadores, ao não corresponder às expectativas, que dizer, não decolaram.
***********
O interessante é que os pequenos, continuam pequenos, com exceção do Pimenta de Rondônia que este ano, pode aumentar seu contingente eleitoral, o que lhe garante, uma nova candidatura em 2022.
**********
To gostando da proposta de alguns candidatos, em criarem subprefeituras nos distritos. Melhor ainda, é que um candidato, diz que os subprefeitos serão eleitos pelos eleitores da localidade e que ele não vai interferir na eleição. É uma ótima promessa.
***********
Tem um detalhe! Nenhum candidato, até ontem à noite, falou em PROJETO voltado para a CULTURA E TURISMO em Porto Velho.
************
Isso nos leva a crer, que vamos continuar sem apoio aos Desfiles das Escolas de Samba e aos Grupos Folclóricos.
************
Agora vou me debruçar sobre o teor dos Editais publicados pela SEJUCEL.
INCENTIVO CULTURAL
Inscrições que contemplam projetos artísticos e culturais da Lei Aldir Blanc iniciaram ontem - sábado
O Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) detalhou esta semana os nove editais da Lei Emergencial Aldir Blanc que irão fomentar a cultura no Estado.
Mais de mil iniciativas concorrem. “Será um marco para a história de Rondônia realizar todas essas ações culturais num momento tão difícil para a classe artística”, disse o superintendente Jobsob Bandeira.
Aproximadamente R$18 milhões aquecerão a economia rondoniense em função desses editais. Para a coordenadora de Cultura Carmélia Cardoso, os anseios da classe artística estão sendo atendidos em um período delicado para Rondônia, o País e o Mundo.
“Os editais contemplam projetos artísticos e culturais, oferecidos de forma virtual”, ela assinala. Atende-se, dessa forma, a aplicação do inciso III da Lei Aldir Blanc, que prevê a aplicação da verba federal no Estado por meio de editais de premiações e editais de chamadas públicas destinadas a projetos independentes de artistas e grupos artísticos atuantes em Rondônia.
Acesse o portal do governo de Rondônia e conheça a íntegra dos EDITAIS: http://www.rondonia.ro.gov.br/
RESUMO DOS EDITAIS
A 1ª edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural para Transmissões ao Vivo Gravadas homenageia essa produtora cultural considerada “Imperatriz da cultura porto-velhense”.
Madeira Festival de Teatro, um dos estímulos aos artistas de Porto Velho
A 1ª edição Alejandro Bedotti do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura para Pesquisa e Desenvolvimento de Expressões Culturais Alejandro Ulises Bedotti homenageia o teatrólogo argentino, ator, diretor, mímico, produtor cultural, psicólogo e referência na dramaturgia, além de exercer a profissão de psicólogo.
A 1ª edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de Chamamento Público para a Produção Audiovisual homenageia Jair Rangel de Souza, cineasta há mais de duas décadas na Capital.
“Pistolino” faz e divulga o cinema mudo, em preto e branco. Durante as gravações de seus filmes ele é ator e também diretor. Roteirista, cinegrafista e inventor, ele próprio criou o desengonçado personagem cômico tido como cruzamento de Carlitos (Charlie Chaplin) e Mazzaroppi.
A 1ª edição Marechal Rondon de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais homenageia o lendário marechal Cândido Mariano Rondon, sertanista, botânico, expedicionário mato-grossense nascido em Mimoso, descendente de indígenas Bororo.
A 1ª edição Pacaás Novos do Edital de Chamamento Público para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais homenageia o Parque Nacional Pacaás Novos, em região de difícil acesso.
A 1ª edição Urucumacuã do Edital de Premiação para Difusão Cultural dos Povos Tradicionais Indígenas homenageia Urucumacuã, que na língua indígena significa “pássaro de fogo”.
A 1ª edição Ambrósio Paes do Edital de Premiação para Difusão Cultural dos Povos Tradicionais Quilombolas Ambrósio Paes de Azevedo homenageia um cidadão com grande histórico político e social no Estado.
A 1ª edição Mestre Aluízio Guedes do Edital de Premiação para Mestres e Mestras da Cultura Popular de Rondônia homenageia Aluízio Batista Guedes, reconhecido menestrel da cultura popular.
A 1ª edição Maestro Alkbal do Edital de Credenciamento e Seleção de Curadoria para atender os editais do Estado de Rondônia está previsto na Lei nº 14.017/2020 (Lei Emergencial de Abrangência Nacional).
José Alkbal Sodré nasceu em Porto Velho, dedicou sua vida à produção musical de artistas da Capital e se tornou conhecido como músico profissional e professor nas escolas de música.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando