Sábado, 24 de outubro de 2020 - 10h50
Lenha na Fogueira
LEI ALDIR BLANC – Lei de emergência cultural em Rondônia. A Sejucel lançou na tarde de ontem os Editais que socorrerão a cultura em nosso estado.
************
Chicão Santos presidente do Conselho Estadual de Cultura licenciado por ser candidato, postou os seguintes agradecimentos:
***********
Parabéns à equipe da Sejucel, ao Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia, aos gestores municipais, aos artistas, aos amigos da Emergência Cultural Nacional, ao Conecta, Rede de Articulação Nacional da Lei Aldir Blanc aos parlamentares do Congresso Nacional (em especial, aos da bancada de Rondônia), aos Deputados Estaduais que compõem a Assembleia Legislativa e ao Governo de Rondônia por essa conquista. Boa sorte e bom trabalho a todos.
**********
Na mesma balada a Funcultural de Porto Velho distribui material com a lista dos Espaços Classificados para receber auxilio da Lei Aldir Blanc. Veja:
***********
A prefeitura de Porto Velho publicou as decisões da Comissão nomeada para analisar os Espaços Culturais que se inscreveram, com o intuito de receber o auxílio emergencial oriundo da Lei Aldir Blanc.
***********
O presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes me enviou na manhã de ontem, o link com todas as Atas das reuniões. Veja:
***********
Segue o link com a divulgação dos espaços culturais habilitados e inabilitados e todas as demais informações. Segue o link com a divulgação dos espaços culturais habilitados e inabilitados e todas as demais informações
***********
https://funcultural.
***********
Você vai ver que no segmento Grupos Folclóricos poucos foram selecionados, se não estou enganado, não passa de cinco.
***********
No naipe Escola de Samba nenhuma foi selecionada, na categoria Blocos de Trio só o Furacão da Zona Sul.
*********
A turma do folclore tá chiando mais que tampa de panela de pressão. A maioria foi desclassificada por não apresentar Recibo ou Nota Fiscal de despesas efetuadas nos últimos três meses.
**********
Nas Atas que podem ser acessadas através do link acima, os Membros da Comissão explicam o porquê da INABILITAÇÃO ou HABILITAÇÃO.
************
Os valores variam entre 4 e 9 mil reais. Nenhum espaço vai receber o mínimo que é de 3 mil e nem o máximo que é de 10 mil.
**********
Não vi nenhum documento dizendo que cabe recurso, porém alguns grupos estão trabalhando suas contestações. Isso ainda vai dar “pano p’rás mangas”.
***********
Dos grupos de Bois Bumbás só se classificaram o Diamante Negro e o Marronzinho. O Corre Campo não se inscreveu, mais o Az de Ouro foi desclassificado. Não sei se os demais grupos de bois se inscreveram. Não vi o nome de nenhum na lista total de Inabilitados e Habilitados.
***********
Para encerrar convido todos a assistir a partir das 19 horas de hoje, a live do |Grupo Boi Bumbá Diamante Negro que será transmitida pela página do Face Book da Funcultural e pela página do site Rondônia ao Vivo no Youtube. Tudo a partir das 19 horas de hoje.
Boi-bumbá Diamante Negro realiza live Gratidão com show especial no Mercado Cultural
A direção do Boi Bumbá Diamante Negro em parceria com a Funcultural de Porto Velho e o site Rondônia ao Vivo, realiza show especial, no Mercado Cultural com início às 20 horas deste sábado.
A live tinha sido programada pelo presidente do Diamante Negro, Aluízio Guedes, antes de falecer em setembro deste ano (2020). Para manter vivo o projeto do artista, seu filho Hudson Guedes, que assumiu a presidência do bumbá, decidiu realizá-la.
Entre as atrações, além de todos os itens do bumbá da rua Sucupira, o grupo de dança Aymee faz participação especial.
A atividade é uma homenagem aos artistas do meio cultural de Rondônia que faleceram no ano de 2019 - Werner Botelho, Lázaro Ramos, Nino Dias (levantador de toadas de Guajará-Mirim) e ainda o manauara Arlindo Junior em especial o fundador Aluízio Batista Guedes conhecido no meio cultural como Mestre Aluízio que como já dissemos faleceu no último mês de setembro em Porto Velho.
Você pode assistir ao espetáculo do Bumba Diamante Negro pelos canais: O jornal on-line Rondônia ao Vivo transmite às 20 horas, por meio de sua página do Face book. A Funcultural transmite através de sua página no Face Book.
A Banda Diamante Negro é formada pelos seguintes músicos: Michel Ortiz - Contrabaixo
Neto WORD – violão; Leandro lima – teclado, Walci Nonato - charango e voz, Jheferson por: Rodrigues, Nonato Torres, Leda Helena Torres. Os itens que vão se apresentar:
Cunhã Poranga, Sinhazinha, Pajé, Porta Estandarte, Rainha da Batucada, Rainha do Folclore.
Como Porto Velho agora está na fase 4 da Pandemia, você caso queira, pode prestigiar o show direto no Mercado Cultural a partir das 20 horas ou então assistir no face do Rondônia ao Vivo ou no face da Funcultural de Porto Velho.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando