Quinta-feira, 15 de julho de 2021 - 06h02
Lenha na Fogueira
Vem aí a nova rodada de Editais da Lei Aldir Blanc em Rondônia.
***********
Desta vez 11 Milhões serão disponibilizados aos produtores culturais do nosso estado. Segundo nossas fontes, a previsão para a publicação dos novos Editais é até o final deste mês.
**********
Tem um detalhe que é de suma importância para todos que pretendem colocar seus projetos para apreciação da Comissão que analisa os Projetos aptos a receberem os recursos, oriundos da Lei Aldir Blanc em Rondônia.
**********
É que desta vez os recursos de todos os Editais que venham a ser publicado, serão na modalidade PREMIAÇÃO.
**********
Isso quer dizer, que não será necessário a Prestação de Contas dentro dos padrões. Os artistas e produtores culturais serão obrigados apenas, a declarar de que maneira o Projeto foi desenvolvido, sem que seja preciso comprovar com Recibo ou Nota Fiscal.
***********
Assim deveria ter sido com os recursos que foram utilizados na Primeira Fase, infelizmente os nossos artistas e produtores culturais, tiveram e muitos ainda estão correndo atrás de documentação para fechar as Prestações de Contas referente aos recursos recebidos entre os meses de dezembro/20 e janeiro/21.
*********
Outro detalhe importante dessa nova fase da Lei Aldir Blanc é que o Projeto tem validade até o dia 31 de dezembro/21.
***********
Segundo a Sejucel serão os mesmos DEZ EDITAIS. Acontece que desta vez com mais flexibilização para que os artistas possam utilizar mais o recurso. “A burocracia para fazer o repasse ao proponente se torna menor” destacou Jobson Bandeira.
***********
Lembrando que os que participaram da primeira fase do Projeto também podem participar desta nova fase, desde que estejam com as Prestações de Contas em Dia.
**********
O negócio agora é ficar na expectativa do lançamento dos Editais e botar o “Bloco na Rua”.
Em breve, a Superintendência fará o lançamento dos editais, com todos os critérios para elaboração do projeto, entre outras descrições. O projeto para execução dos editais é o mesmo, porém, com uma nova moldagem.
PROMOÇÃO DO TURISMO
Ministério do Turismo lança campanha “Turismo em Natureza”
O Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (14.07), no Parque Estadual do Cantão, em Caseara (TO), a campanha promocional “Turismo de Natureza”, que busca reposicionar o país no segmento. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias terão como foco a experiência do viajante e retratarão a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro neste momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, poderá ser conferido em mídias digitais, sites do trade turístico e na TV aberta.
A escolha do Cantão para o lançamento da campanha foi um pedido do ministro Gilson Machado Neto, que destacou o local como um dos destinos pouco conhecidos pelos turistas, mas que possui um potencial gigantesco para o turismo. O Parque Estadual do Cantão, que completa 23 anos nesta quarta-feira, é uma unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do governo do estado do Tocantins. Tem uma área definida de aproximadamente 90 mil hectares, com cerca de 800 lagos.
Durante o lançamento, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou que a campanha deve proporcionar maior visibilidade a destinos pouco conhecidos pelos brasileiros. “Nada se compara ao Brasil quando falamos em recursos naturais. Estamos entre os maiores no segmento em um ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial e somos o único no mundo com seis biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Temos atrativos ainda pouco conhecidos que podem ser visitados agora pelos cerca de 11 milhões de brasileiros, que antes viajavam para o exterior, e que agora têm a oportunidade de conhecer melhor o nosso país”, disse.
Esta campanha é mais uma das ações que o Ministério do Turismo vem realizando para promover um turismo mais sustentável e inclusivo no país. As ações passam também pela concessão dos parques nacionais e implementação da Rede Trilhas, iniciativas conjuntas com o Ministério do Meio Ambiente, que garantirão infraestrutura adequada para a visitação turística, de forma sustentável, já que os investimentos e as ações provenientes destas medidas aprimorarão a conservação das unidades do país.
O turismo de natureza vem despontando no país. Pesquisas apontam um crescimento na busca por destinos deste segmento e por atividades ao ar livre. Levantamento da Booking.com mostra, por exemplo, que 9 em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e mais afastados, o que reforça a ideia do turismo em natureza.
Neste mês, o Ministério do Turismo já havia lançado uma radiografia do Turismo Náutico no país, destacando a forte vocação do Brasil para o desenvolvimento e consolidação de atividades praticadas em água, que também possibilitam o contato com a natureza. Sobretudo, devido aos 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, além de um clima propício ao esporte e ao lazer náutico.
DADOS DO BRASIL – O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, registrando o maior índice dos últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer. Entre os destinos mais procurados, atualmente, para Turismo em Natureza estão: Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).
Por Victor Maciel
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Categoria
Viagens e Turismo.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando