Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com a pergunta: cultura e política partidária combinam ou não? + O dia dos Pais


Lenha na Fogueira com a pergunta: cultura e política partidária combinam ou não? + O dia dos Pais - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Cultura e política partidária combinam ou não?

 

**********

É claro que combinam! E mais, é necessário que os envolvidos com os segmentos culturais estejam em sintonia com a política nacional, estadual e municipal.

***********

Por falta de uma representação ativa no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores assim como exercendo cargos de direção e até de gestores, nos governos estaduais e municipais, todos os segmentos culturais sofrem com a falta de recursos e até de políticas públicas.

**********

Infelizmente, a categoria passa a falsa sensação de que, é desunida e assim sendo, não consegue uma representação relevante perante os órgãos culturais.

***********

Se tivéssemos uma bancada cultural significante pelo menos nas câmaras municipais, com certeza, as Setoriais da Cultura não seriam tão desprezadas pelos governos.

*********

E como é que podemos reverter esse quadro, que nos deixa sempre como ‘marginais’ na visão de nossos governantes.

*********

Para a maioria, os que fazem cultura, os que levam a diversão, o entretenimento para a população, são malandros que só querem “mamar” nas tetas do governo, o que não é verdade.

**********

A arte e a cultura são responsáveis por tirar os jovens do contato com as drogas e outras ações nocivas a sociedade. A arte e a cultura promovem a educação, o prazer com a leitura além do aprendizado no artesanato.

**********

Voltamos a perguntar: O que podemos fazer para reverter esse jogo? O melhor momento são as eleições, no caso atual, as municipais.

**********

Nas próximas eleições, que devem acontecer no mês de novembro, teremos eleições para prefeito e vereador.

**********

Principalmente no naipe vereador, teremos alguns candidatos que se eleitos com certeza, irão trabalhar em prol dos investimentos em projetos culturais.

*********

Nossa lista começa com o Carlinhos Maracanã o agitador cultural que sempre batalhou pelo respeito aos movimentos culturais de Porto Velho.

*********

Maracanã enquanto Diretor da Casa da Cultura Ivan Marrocos, apesar de no início de sua gestão, ter sido questionado por ser mais ligado ao segmento da Cultura Popular em especial, o Carnaval, deu a volta por cima e em poucos meses, como Diretor do ambiente, provou que estava preparado para gerir exposições de arte, eventos literários além da música e até da culinária. Será candidato a VEREADOR.

**********

Chicão Santos – Poucos são tão dedicados à nossa cultura, em especial, a das artes cênicas, como o Chicão Santos. Ele é o responsável por colocar Rondônia e em especial a capital Porto Velho, no mapa dos grandes festivais do Teatro de Rua com o seu “Rondônia Encena na Rua”.

**********

Atualmente é o presidente do Conselho Estadual de Cultura e foi quem desenvolveu o Plano Estadual de Cultura, um dos primeiros a ser implantado no Brasil. Recentemente encabeçou a luta estadual pela aprovação da Lei Aldir Blanc, além de providenciar o Cadastramento dos nossos Artistas para que possam receber a ajuda emergencial da cultura. É candidato a VEREADOR pelo PSB.

**********

Raimisson Lopes – Apesar de ser responsável pelo grupo de quadrilha junina “Nova Junina do Orgulho”, além de colaborar na legalização da documentação de vários blocos carnavalescos. Raimisson se destaca pelo trabalho social que desenvolve na periferia de Porto Velho em especial, no Conjunto Habitacional Orgulho do Madeira. É candidato a VEREADOR.

**********

Além dos citados acima, provavelmente teremos o TINO ALVES do grupo Quilomblocada além de ator do grupo Êxodo, como candidato a VEREADOR. Só falta ele confirmar sua candidatura.

**********

Como candidata a candidata a prefeita de Porto Velho, temos a Siça Andradade presidente da Banda do Vai Quem Quer. Siça é debutante na área política como candidata, porém, o que temos acompanhado pelas redes sociais, sua candidatura caso seja homologada, vai dar muito trabalho aos candidatos experientes.

A sorte está lançada! 


Lenha na Fogueira com a pergunta: cultura e política partidária combinam ou não? + O dia dos Pais - Gente de Opinião

Dia dos Pais: o presente ideal está na palma da mão

 

Cada pai é único, tem estilos e rotinas diferentes. É por isso que, neste Dia dos Pais, 9 de agosto, eles merecem presentes que combinem com suas personalidades e, melhor que isso, que se encaixem no dia a dia. E, para aqueles que têm a vida agitada, o tempo corrido ou que gostam de relaxar enquanto escutam uma boa história, a Tocalivros tem o presente perfeito: audiolivros. Eles combinam com todos os tipos de figura paterna. Confira abaixo nove dicas de audiolivros, veja qual combina melhor com o seu paizão e surpreenda-o com uma boa leitura:

1- Pai engraçado: Esse é o pai brincalhão que não perde uma boa piada e sempre faz trocadilhos. Ele é alto-astral, bem-humorado e se sente realizado quando faz as pessoas que ama sorrirem! Para esse pai indicamos o audiolivro “Hicstórias - Os Maiores Porres da História da Humanidade”, Acessehttps://bit.ly/paiengracadotoca 

2- Pai persuasivo: Aquele tipo de pai que é determinado, convincente e sempre consegue o que quer! Ele tem faro aguçado, sabe quando alguém está mentindo e até consegue fazer os outros mudarem de opinião ou de comportamento. Para esse paizão, sugerimos o audiolivro “Manual de Persuasão do FBI”. Nessa obra, o autor ensina como aplicar as técnicas no cotidiano para obter sucesso nas relações interpessoais. Acesse: https://bit.ly/paipersuasivotocalivros 

3- Pai umbandista: Esse pai é espiritualizado e sempre está alinhado com seus orixás. Ele busca um caminho suave e cheio de luz para trilhar a vida. Atento, busca sentir as energias ao seu redor, além de sempre cuidar fisicamente e espiritualmente de quem ele ama! Para esse tipo de figura paterna, indicamos o audiolivro “Lúcifer - A Estrada da Evolução”. Acesse: https://bit.ly/paiumbandistatocalivros

 4- Pai observador: Esse é o tipo de pai que não deixa passar nada despercebido, adora conversar, analisar as pessoas e fazer um bom networking. Está ligado aos mínimos detalhes e gosta que sempre sejam sinceros com ele. Para esse pai líder, indicamos o audiolivro “Como convencer alguém em 90 segundos”.
Acesse: https://bit.ly/paiobservadortocalivros

5- Pai moderno: Esse é o tipo de pai descolado e jovial que está por dentro de todas as novidades, ama tecnologia e dialetos modernos. É o pai da galera, que cativa até os colegas dos filhos! Para ele, indicamos o audiolivro “Filosofia Sem as Partes Chatas”. que responde perguntas como: “temos livre-arbítrio?”, “Como sabemos a diferença entre certo e errado?”, “Se Deus existe, por que permite o sofrimento?”, etc. Acesse: https://bit.ly/paimodernotocalivros


6- Pai geek: Aquele tipo de pai que ama “nerdices” e que às vezes faz uma piadinha nerd e solta a famosa frase de Star Wars: “Eu sou seu pai”. Ele está por dentro de todos os lançamentos de filmes, séries, animes, HQs, jogos, etc. Ama mostrar seu conhecimento sobre o mundo dos super-heróis e passa toda sua paixão do universo geek aos seus filhos! Para esse superpai, indicamos o audiolivro do “Almanaque Ei, Nerd”. Para esse pai desbravador, indicamos o audiolivro “Cidade da Meia-Noite”. Acesse: https://bit.ly/paiaventureirotocalivros 

8- Pai empresário: esse pai é antenado ao mercado financeiro e sempre busca novos meios para investir e conseguir uma renda extra. Ele está aberto a novos desafios e gosta de aprender novas lições, com frequência pesquisa sobre empreendimentos e tendências do mercado econômico. Para essa figura paterna, sugerimos o audiolivro. “A Great Place to Work For All”, Acesse: https://bit.ly/paiempresario 

9- Pai líder: é o tipo de pai entusiasmado, capaz de extrair o melhor de cada pessoa. Sabe demonstrar firmeza e motivar todos que estão ao seu redor. Iniciativa é o que não falta para ele! Para esse pai, indicamos o audiolivro “O Novo Líder”. Acesse: https://bit.ly/pailidertocalivros 

E ai, qual é o tipo do seu pai?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)