Domingo, 22 de novembro de 2020 - 11h03
Lenha na Fogueira
Ontem saiu a primeira pesquisa Ibope para o segundo turno da eleição para prefeito de Porto Velho. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e o resultado é o seguinte:
***********
Hildon Chaves (PSDB) 49% e Cristiane Lopes (PP e PROS) 33%. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.
**********
Olhando por esses números, fica difícil apostar na virada da Cristiane Lopes, uma vez que a diferença é considerada por alguns como grande.
***********
Porém, se levarmos em conta a votação do primeiro turno, quando Hildon venceu com uma diferença de 20 pontos percentuais, o negócio muda de figura.
**********
Nessa primeira pesquisa do segundo turno a diferença caiu para 16 pontos percentuais, o que pode ser considerada razoável.
***********
Por isso, é bom a turma do Hildon não relaxar, pois, a pesquisa que pode fazer a diferença, é a que for realizada após o debate que aconteceu ontem na SIC TV.
***********
Antes de entrarmos no comentário sobre o debate, vou fazer apenas uma perguntinha aos articulistas políticos, que dizem que o ex governador Ivo Cassol tem grande rejeição perante o eleitorado de Porto Velho.
**********
Em minha leiga visão, acho que não é nada disso! Como é que Cassol registra alto índice de rejeição, se foi eleito governador de Rondônia por duas vezes, além de se eleger senador e conseguir eleger sua irmã Jaqueline deputada federal.
*********
Se eu fosse da turma do Hildon não apostaria nessa rejeição não.
**********
E o debate Zekatraca? Vamos lá:
***********
Aliás, esperamos o Debate da SIC TV terminar, para finalizar essa coluna e então, tecermos alguns comentários a respeito das performances dos preceituáveis.
************
Como fica difícil apontar no momento um vencedor do debate, já que houveram momentos favoráveis ao prefeito Hildon e momentos favoráveis a Cristiane.
**********
Uma coisa podemos afirmar, os dois candidatos não apelaram para a baixaria. O debate foi mais pautado nas propostas, apesar da insistência do candidato Hildon Chaves em dizer que o Programa de governo da Cristiane, é cópia (plágio) do Programa do município de São Luiz que fica em Roraima, fato que foi contestado pela Cristiane.
**********
A única coisa que observamos e acho que todos que estavam assistindo o debate, foi o nervorzismo de Hildon Chaves. A Cristiane estava mais segura.
**********
Pelo menos até agora, nenhuma empresa de comunicação, anunciou que vai realizar debate antes do dia 29.
***********
Agora é esperar o ‘Embate’ do próximo domingo, pra ver quem vai governar Porto Velho nos próximos quatro anos.
***********
LUTO - O jornalismo de Rondônia perdeu sexta feira passada dia 20, seu mais irreverente cronista político, Gessi Taborda.
***********
Taborda estava com 69 anos e foi vítima da Covid-19. Paulista de nascimento desembarcou em Rondônia na década de 1980. Na Rádio Rondônia apresentou o programa “Antena Quente” conquistando a maior audiência do rádio rondoniense em especial, na capital Porto Velho.
***********
Servidor aposenta da Assembleia Legislativa de Rondônia. Boêmio inveterado, gostava de receber os amigos para ouvir boa música e bater papo em sua residência.
**********
Realmente Gessi Taborda vai fazer falta no jornalismo de Rondônia e nas rodas de amigos. Descansa em Paz!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando