Sábado, 6 de fevereiro de 2021 - 08h28
Lenha na Fogueira
O Mercado Cultural volta a abrir suas portas para ao público, neste sábado dia 6. Só, que ainda sem contar com música ao vivo e nem venda de bebida alcoólica.
**********
O presidente da Funcultural Márcio Miranda se reuniu com os permissionários e juntos, decidiram pela reabertura do logradouro.
*********
Os bares estarão fechados, já os demais boxes funcionarão normalmente, ofertando café da manhã, lanches, almoço, jantar, refrigerantes.
CARNAVAL
************
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande, completou no dia de ontem 5 de fevereiro, 40 anos de fundação.
**********
A agremiação nasceu numa oficina mecânica de propriedade do mecânico conhecido como Mucura situada a avenida Calama, no dia 05 de fevereiro de 1981.
***********
A família Davis foi a principal incentivadora da criação da entidade, que nasceu com o nome de “Bloco Improvisados do Armário Grande”.
***********
Armário Grande foi porque o Mucura tinha em sua oficina um armário no qual guardava não só as ferramentas, mas, tudo que lhe pertencia. Daí o nome do bloco numa espécie de homenagem ao depósito.
**********
Por muitos anos o bloco foi campeão do carnaval de Porto Velho em sua categoria, até que se transformou em Escola de Samba e conseguiu um feito que poucas agremiações carnavalesca do Brasil conseguiram até hoje. Foi Sete vezes campeã consecutivos, já como Escola de Samba.
***********
Como compositor, fiz alguns sambas que deram o título a escola. Um dos enredos que considero como dos meus melhores sambas, foi o que contou a história de Candeias do Jamari cujo refrão diz:
***********
“Vou me banhar no Rio Preto ou no Caju com Mel/o Salsalito é pra veranear/Carnaval no Arrastão do Poraquê/no Arraial tem quadrilha e boi bumbá...”. Resultado, a escola foi campeã.
***********
Infelizmente, os desfiles das escolas de samba não vêm acontecendo com frequência na atual administração municipal e agora, com a pandemia ficou mais difícil.
**********
Se Deus quiser, para o ano (2022), a Armário Grande assim como as demais escolas de samba, voltarão a desfilar no carnaval de Porto Velho.
**********
Parabéns família da Acadêmicos do Armário Grande, pelos 40 anos de fundação!
************
Só lembrando que a Covid 19 a cada dia faz mais vítima em nossa cidade, por isso, vamos no cuidar.
**********
Não esqueça de usar máscara, álcool em gel, evitar aglomerações. Bom mesmo, é ficar em casa. A vacina chegou, mas, ainda não está sendo aplicada na população em geral.
**********
Que Deus nos abençoe a todos e nos livre dessa doença.
A Borracheira dias 11, 12 e 13 de fevereiro, às 19 horas, nas redes sociais.
O espetáculo “A Borracheira” será exibido/transmitido pelas redes sociais, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro. “A Borracheira” que é resultado de estudo e pesquisa cênica sobre narrativas de mulheres que viveram e vivem em ambiente extremamente hostil e dominados pelo "pensamento-homem" nos seringais do Vale do Guaporé, região do Estado de Rondônia limítrofe com a República Bolívia.
Após cada dia de transmissão haverá um bate-papo com o elenco do espetáculo e uma profissional das artes cênicas de outro estado para articulação e fortalecimento das redes de teatro. Durante o evento será disponibilizado uma janela de LIBRAS como instrumento de acessibilidade.
Programação
11/02/2021
19h (horário de Rondônia) – Exibição do espetáculo
20h10 – Debate sobre a participação feminina no teatro amazônico, com o elenco e convidada especial: Michele Cabral (MA).
12/02/2021
19h (horário de Rondônia) – Exibição do espetáculo
20h10 – Debate a mulher na cena, com o elenco e convidada especial: Wlad Lima (PA).
13/02/2021
19h (horário de Rondônia) – Exibição do espetáculo
20h10 – Debate e conversa sobre “A Borracheria In process”, com o elenco e convidada especial: Babaya Moraes (MG).
O espetáculo A Borracheira, com texto de Daniel Graziane e direção de Chicão Santos, selecionado pelo Edital Nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª EDIÇÃO Mary Cyane do Edital de Chamamento público de Fomento à Cultura e à produção artístico-cultural para transmissões ao vivo/gravadas Lei Federal 14.017/2020 (LEI ALDIR BLANC), tendo como proponente: Flávia Alessa Diniz Galvão, atriz, palhaça e gestora cultural.
Serviço
A Borracheira (Teatro adulto)
Transmissão: Flávia Diniz e
Data: 11, 12 e 13 de fevereiro
Horário:19h (horário de Rondônia)
Proponente: Flávia Alessa Diniz Galvão
Edital Nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando