Domingo, 30 de maio de 2021 - 10h21
Lenha na Fogueira
Já se encontra em Porto Velho o CD: Silvio M. Santos – 60 Anos de Música Autoral um Projeto apresentado pela Ana Celia Rodrigues da Silva, desenvolvido graças ao Edital 006/2020/FUNCULTURAL Aluízio Batista Guedes – Produção Audiovisuais e Mídias Digitais: Produções Audiovisuais CD, DVD, PODCAST, DOCUMENTÁRIOS e Afins.
***********
O CD foi produzido pelo produtor manauara Júnior Rodrigues que providenciou os arranjos musicais e a gravação com os músicos, que aconteceu no Estúdio 3 Produções Musicais em Manaus enquanto que a Voz Principal (do Silvio M. Santos) foi gravada no Estúdio Trilha dirigido pelo Marcelo em Porto Velho.
***********
Durante o decorrer desta semana, a equipe de produção vai providenciar algumas entrevistas na mídia de Porto Velho, além de promover a entrega à FUNCULTURAL de 100 exemplares do CD.
**********
Independente de tudo isso, assim que o CD foi produzido (ficou pronto), o Júnior Rodrigues providenciou o Registro das Músicas além de coloca-las as mesmas na Plataforma SPOTIFY o maior Streaming da indústria da música.
**********
Vale lembrar que a gravação foi concluída no final do mês de fevereiro, porém o processo de gravação só terminou há poucos dias, porque nesse meio tempo o Estúdio em Manaus teve parte de seu ambiente vítima de incêndio. Depois a estrada Manaus/PVH ficou interditada em virtude da enchente que assola o Amazonas e os CDs foram enviados de barco, tendo chegado em Porto Velho na última quinta-feira dia 27.
************
Agora é partir para o lançamento em Porto Velho. Obrigado a Lei Aldir Blanc em especial a Prefeitura de Porto Velho via FUNCULTURAL.
***********
Vem aí o 1º Festival Rondoniana de Artes – As Mulheres na Cena começa na próxima segunda (31/05)
***********
Confira a programação do primeiro dia: 31/05 (Segunda-feira) – A partir das 19h Apresentações musicais com Marina Reis & Érika Melo.
************
Performances: Dança cura, com Kaline Leigue e (des) velando, com Selma Pavaneli.
************
Rondoniana Convidada para o bate-papo: Joana D'arc, Psicóloga e Ativista do Fórum Popular de Mulheres.
************
Já se inscreva no canal e ative o sininho para receber o aviso da programação.
***********
https://www.youtube.com/
***********
Quer saber mais sobre as cantoras? Acesse o site: https://www.rondoniana.com/
No fechar dessa página, já na noite de ontem, recebemos a notícia do falecimento do Judilson Dias. Há alguns meses Judilson retornou para sua cidade Natal Recife.
************
Judilson Dias foi grande colaborador da nossa cultura, tendo exercido cargo importante na Funcultural do município de Porto Velho e também na SETUR do estado de Rondônia.
***********
Foi também funcionário do SESC/PVH por muitos anos de onde saiu, foi morar no Nordeste e retornou depois para Porto Velho, tendo que mais uma vez retornar ao Nordeste onde foi cuidar da senhora sua mãe.
***********
Descansa em Paz amigo Judílson Dias.
Festa do Divino no Vale do Guaporé é tema de filme que será lançado dia 30
Quem já navegou pelo Vale do Guaporé? A região fronteiriça entre Brasil e Bolívia, além de ter uma vegetação amazônica exuberante, abriga uma festa centenária característica de Rondônia, a do Divino Espírito Santo. A grande romaria amazônica será o tema do filme “O Divino Guaporé”, que será lançado no próximo dia 30, às 15h (horário de Rondônia) e 16h (horário de Brasília), nas redes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e nas redes sociais do Laboratório de Narrativas Visuais Universidade Federal de Rondônia (LabNavi).
O documentário destaca as vivências e relações com o festejo das populações ribeirinhas e indígenas que habitam e preservam o Vale do Guaporé. Nesse sentido, a produção do documentário tem o objetivo de revelar a importância histórica, o conhecimento e a tradição mantida pelos comunitários que constroem por longos anos a festa.
Para o diretor Ederson Lauri, o filme será uma forma de preservar a memória de parte significativa e pouco conhecida da cultura rondoniense, e, ainda, será um documento histórico para as futuras gerações da região.
“O documentário é uma forma de presenciar o ‘Divino’ em tempos de pandemia. A festa do Divino orienta a vida dos Romeiros, da comunidade do Vale do Guaporé, e nesses dois anos que não aconteceu a festa, devido à pandemia, a comunidade está ansiosa em assistir e resgatar um pouco da memória desse momento”, diz o diretor.
Os materiais audiovisuais e fotográficos que compõem a narrativa foram coletados durante dois anos de acompanhamento da Romaria, entre 2018 e 2019, fruto do projeto de extensão do Laboratório de Narrativas Visuais, da Universidade Federal de Rondônia. Dessa maneira, o documentário foca nas entrevistas e membros do Divino e suas histórias de fé, resistência e paixão pela tradição.
A produção conta com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Jair Rangel Nº 78/2020/SEJUCEL - CODEC, Eixo III, Item III, Porto Velho/RO (2020).
O DIVINO - O grande festejo acontece durante 55 dias consecutivos, percorre, por via fluvial, aproximadamente 1.000 quilômetros e envolve diretamente um total de 41 comunidades, entre ribeirinhas, quilombolas e indígenas em 24 horas diárias de atividades religiosas e não religiosas. Ano passado, devido à pandemia, foi o único ano que a cerimônia não aconteceu ao longo dos 125 anos de festa que teve seu início no século XIX.
UM OLHAR OUTRO ÀS AMAZÔNIA(S)
Fora do eixo das grandes capitais amazônicas, o filme retrata a dimensão humana, simbólica, histórica e cultural presente na manifestação religiosa de parte interiorana do estado de Rondônia. É uma forma de afirmar que existe uma cultura, memória e presença dos povos amazônicos por todos os cantos, fronteiras e profundos dos rios.
Serviço: Lançamento do Filme “O Divino Guaporé” no próximo dia 30, às 15h (horário de Rondônia) e 16h (horário de Brasília), nas redes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e nas redes sociais do Laboratório de Narrativas Visuais Universidade Federal de Rondônia (LabNavi).
Mais informações sobre o Lançamento:
Tainá Aragão - Assessora de comunicação do Filme “O Divino Guaporé”.
(tainaalmar@gmail.com)| (61) 98316-3755
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando