Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com Funcultural e o Podcast PPKast discute arte na pandemia


Lenha na Fogueira com Funcultural e o Podcast PPKast discute arte na pandemia - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

Pois é, a nova administração da Fundação Cultural de Porto Velho – FUNCULTURAL mostrando que não está aí por acaso, começou a mostrar a que veio.

*********

Conseguiu o que há muito tempo vinha sendo reivindicada ao prefeito municipal. Na realidade, desde a gestão de Roberto Sobrinho que ouço falar, que a Sede da entidade responsável pela Cultura do nosso município, vai ter sua sede em algum lugar do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********

O nome da entidade ainda era Fundação Iaripuna que teve como presidente o Ariel Argob e o Júlio Iriarte que começaram a falar que o prefeito estava negociando com o governo estadual a cedência do Galpão onde funcionou a Empresa de Navegação de Rondônia - ENARO com o objetivo de levar para lá a sede da Fundação Iaripuna hoje FUNCULTURAL.

 **********

Na gestão do prefeito Mauro Nazif quando a presidente foi a Jória e depois o Marquinho o assunto foi esquecido, fato que perdurou durante a gestão do presidente Antônio Ocampo

***********

Agora com a nomeação do Márcio Miranda o negócio voltou a ser assunto pelos corredores da do prédio do Relógio sede do gabinete do prefeito e não demorou muito para se transformar em realidade. Ontem a Superintendência Municipal de Comunicação distribui matéria com o seguinte teor:

**********

Sede da Funcultural no complexo da Madeira Mamoré está sendo revitalizada.

**********

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), responsável pelo sistema de iluminação pública da cidade, trabalha em conjunto com outras secretarias municipais na conclusão da obra de revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

**********

Em tratativas com o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Márcio Miranda, responsável pelo complexo, e com o adjunto da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), Aragoneis Soares, o diretor técnico da Emdur, Eduardo Pires colocou a empresa à disposição para colaborar.

************

Nesse sentido, ficou definido que a Emdur vai revitalizar toda parte de iluminação da sede da Funcultural que em breve será situada naquele local, também conhecido como Praça Madeira Mamoré, através do Programa de Revitalização da Iluminação em Espaços e Equipamentos Públicos (Proequipa).

***********

Os trabalhos da Emdur inclusive já começaram. A reforma do prédio está sob a responsabilidade da Semob em parceria com a Fundação Cultural.

***********

Pires ressaltou que o objetivo é deixar o complexo da Madeira Mamoré ainda mais agradável, bem iluminado e seguro para a prática de lazer dos frequentadores do local, um dos principais pontos turísticos de Porto Velho. (Superintendência Municipal de Comunicação – SML)

**********

O material distribuído pela Superintendência de Comunicação do Município em momento algum, se refere em qual Prédio existente no Complexo da EFMM a Funcultural passará a funcionar. Típico de assessoria amadora, (lamentável).

**********

Diante da gafe, acionamos nossas fontes e fomos informados, que a FUNCULTURAL em aproximadamente três meses passará a funcionar no Prédio onde funcionou a ENARO.

*********

E o que vai ser mais legal, a frente ou entrada ficará de frente para o Rio Madeira. Decisão mais do que acertada.

**********

Será que o PORTUGÊS vai deixar a Funcultural funcionar no Complexo da Madeira Mamoré?

*********

Na coluna de ontem dia 14, questionamos os órgãos municipais, sobre se teríamos ou não carnaval de rua em Porto Velho, na data oficial este ano. Não sei se o prefeito leu nossa coluna, só sei que ontem mesmo ele postou na sua página da face book a seguinte nota:

*********

Abre Aspas: Amigos, muitos questionamentos sobre o carnaval em Porto Velho começaram a surgir. Por isso decidi esclarecer!

*********

Carnaval é cultura, é alegria, é diversão, gera muitos empregos temporários e anima toda nossa gente. Porém, o momento que atravessamos, exige cautela, responsabilidade e amor ao próximo.

**********

Devido nossas atuais circunstâncias, informo que não celebraremos o carnaval em Porto Velho este ano, ao invés disso, valorizaremos a vida, para que em breve possamos nos divertir e festejar.

**********

Conto com a compreensão e respeito de todos, um forte abraço! Fecha Aspas.

**********

Nada mais coerente. Valeu prefeito! 


Podcast PPKast discute arte na pandemia

Lenha na Fogueira com Funcultural e o Podcast PPKast discute arte na pandemia - Gente de Opinião

O lançamento do episódio #8 do PPKast será dia 15 de janeiro nas principais plataformas digitais 

Na próxima sexta-feira, dia 15 de janeiro, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres, discute os desafios de produzir arte num contexto de pandemia de Covid-19.

Este é um projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Prefeitura do Município de Porto Velho – Funcultural

Convidadas

O setor cultural foi um dos segmentos mais atingidos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com a suspensão de apresentações, o setor que já sofria com cortes de orçamento e falta de políticas públicas, sentiu ainda mais os impactos da desvalorização. Com criatividade, produtores e artistas buscam alternativas para driblar os obstáculos e resistir durante este período incerto e continuar com suas produções artísticas.

Para enriquecer esta discussão, o episódio #08 - “Arte na Pandemia”, traz como convidada Selma Pavanelli, atriz, artista circense, figurinista e produtora teatral. A artista fala da sua experiência e resistência durante o isolamento social.

O episódio tem ainda a participação especial da compositora, cantora, diretora de comunicação da Asfaltão, militante da cultura popular e membra do Fórum Popular de Mulheres, Silvia Ferreira.

São mulheres que enriquecem o cenário cultural portovelhense e refletem a realidade de quem busca mecanismos de inovação dentro da arte para que as produções alcance o público mesmo com as dificuldades do contexto atual.

Sobre o PPKast

O PPKast é um podcast portovelhense sobre feminismo, cultura, relacionamento e curiosidades do cotidiano. Produzido e apresentado por Carolina Zemuner e Izabela Lima, com direção de gravação de Virgínia Duan.

Serviço

Lançamento Episódio #08 – Arte na Pandemia

Quando? 15/01/2021

Onde?

Youtube: https://cutt.ly/zf9lHMY

Google Podcast: https://cutt.ly/7f9lLT0

Spotify: https://cutt.ly/Kf9lBdW

Quanto? Gratuito

Redes sociais @ppk_ast

Classificação indicativa: 14 anos

Produção e Apresentação: Carolina Zemuner e Izabela Lima

Direção e Edição: Virgínia Duan

Porto Velho - RO

Contato: E-mail: contatoppkast@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)