Quinta-feira, 13 de agosto de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
SUSPENSA A COLETIVA DO PREFEITO HILDON CHAVES!
*************
O prefeito Hildon Chaves aos 49 minutos do segundo tempo ou melhor, a boca da noite de ontem 12, solicitou aos membros do PSDB municipal de Porto Velho, que comunicasse a imprensa, o CANCELAMENTO da entrevista coletiva que estava marcada para as 9 horas, desta quinta feira dia 13.
**********
A turma da diretoria do PSDB já tinha preparado a sala de entrevistas na sede do partido, aliás, já estavam em casa quando foram informados da decisão de Hildon Chaves.
**********
O colunista Carlos Caldeira publicou em suas redes sociais, por volta das 19 horas de ontem a seguinte nota:
**********
Urgente – Dr. Hildon Chaves “desistiu de desistir” e vem a reeleição.
***********
Se realmente o prefeito decidir sair a reeleição, o quadro muda totalmente. Um dos primeiros a ter que repensar sobre sua candidatura, é o já candidato a candidato Lindomar Garçom.
**********
Com Dr. Hildon na parada, Garçom deve pleitear a vaga de vice-prefeito na Chapa encabeçada pelo PSDB.
***********
O deputado Eyder Brasil que ontem anunciou que é candidato a candidato a prefeito de Porto Velho, também deve enfrentar problemas, pois o deputado federal pelo PSL Chrisóstomo Moura pretende colocar seu nome para ser apreciado pelos convencionais do Partido que dias atrás, anunciou a candidatura da Siça Andrade também como candidata a candidata a prefeita de Porto Velho.
***********
A decisão no PSL depende da candidatura do PODEMOS, que tem como pretendente o deputado federal Léo Moraes. Acontece que apesar da família Moraes aprovar a candidatura, a cúpula nacional do Podemos é contra, pois, não quer perder a cadeira na Câmara Federal, ainda mais que a suplente do Léo é do MDB.
*********
E a Siça? Pode sair como vice na chapa do Léo caso o Podemos concorde com sua candidatura a prefeito.
*********
É como escrevia o saudoso colunista social Sergio Valente: “Quem viver verá!
*********
O jogo político é mais fascinante do que o CARTOLA.
***********
E na Cultura o que temos? Apenas a pendenga entre o Movimento PaCultura e a Funcultural.
***********
Para encerra a coluna de hoje, lamentamos o falecimento da irmã da nossa colega querida, jornalista e diretora da Banda do Vai Quem Quer Daiana Costa a Dannys Fashyon Costa a Daniele, ocorrido na manhã de ontem dia 12, vítima da Covid-19.
Daniele deixa o esposo e uma filha menor de idade. Daiana já havia perdido seu pai para a Covid 19.
************
Nossos sentimentos Daiana!
***********
Agora vamos festejar o aniversário do “carioca” nosso sobrinho Marcos Nicolas. Parabéns cabra bom!
CAPACITAÇÃO
Governo de Rondônia promove curso para habilitar artistas
O Governo de Rondônia realiza de 17 a 21 de agosto o curso on-line de capacitação em “Elaboração de Projeto Cultural”, que vai habilitar artesãos e artistas em geral, candidatos aos editais e recursos do Estado, sob a coordenação da Escola de Governo, atendendo a pedido da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página da Escola de Governo (http://eventos.ro.gov.br/
O objetivo do curso, segundo a técnica Carmélia da Silva Cardoso, da Coordenação de Cultura da Sejucel, é abrir oportunidade, especialmente para os artistas locais, a conhecerem e dominarem o procedimento de elaboração de propostas aos editais do Governo, de modo que habilitados, possam fazer jus aos recursos oficiais destinados ao setor cultural, principalmente enquanto durar as restrições ao trabalho, impostas pela pandemia do novo coronavírus, que obrigou o fechamento das casas de espetáculos, academias, salões de arte e outros espaços de manifestação cultural que envolvam a participação das pessoas, pelo risco de disseminação da Covid-19.
Todo o suporte do projeto tem o amparo de recursos oficiais, em especial da Lei Aldir Blanc que autoriza ao Governo Federal o repasse de recursos aos estados para custear as iniciativas de apoio às pessoas (artistas) afetadas pela pandemia, que tiveram que paralisar suas atividades para cumprir os protocolos de proteção e combate à doença. Assim como o Estado, os municípios também vão receber os recursos desta lei para apoiar a cultura, os movimentos culturais e os artistas de sua região.
De acordo com diretora Débora Cristina, a capacitação é aberta à sociedade civil, para que, por meio dela todos tenham conhecimento técnico, habilidade e condições para concorrerem aos editais de chamamento público que serão abertos pelo Governo. As vagas são ilimitadas e a capacitação será realizada de 17 a 21 de agosto, das 14h às 18h, virtualmente.
Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Walteir Costa e Arquivo Escola de Governo
Secom - Governo de Rondônia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando