Domingo, 28 de março de 2021 - 07h23
Lenha na Fogueira
A comunidade artística/cultural de Porto Velho, está levando aos nossos lares, espetáculos da mais alta qualidade. Tudo graças a Lei Aldir Blanc que habilitou vários projetos, através de Editais publicados pela Sejucel e pela Funcultural de Porto Velho.
**********
Por exemplo: Hoje será o ultimo dia da apresentação da Exposição “Escamação” da artista plástica Rita Queiroz. A transmissão é via canal da artista no yutube e face book a partir das 19 horas.
**********
No decorrer de todo esse final de mês, vários outros espetáculos estarão sendo apresentado. Veja:
************
Para driblar os desafios que a pandemia trouxe, os artistas estão se reinventando. O que antes seria apresentado em um teatro presencialmente, hoje pode ser visto de forma on-line, portanto totalmente segura.
**********
A atriz Cristina Lago, que cresceu em Ouro Preto do Oeste (RO), faz parte do grupo Epifania, que mistura dança, teatro e performance. Eles farão quatro apresentações gratuitas do seu novo espetáculo Porta Retratos, de 26 a 29 de março.
***********
O projeto aborda o tema do isolamento social. Dentro de uma mesma casa, seis bailarinos da companhia farão performances trazendo reflexões e colocando uma lente de aumento em situações ocorridas no período da quarentena.
************
O resultado será disponibilizado ao público através plataforma Sympla de maneira gratuita para todo o Brasil.
**********
Para assistir “Porta-Retratos”, basta acessar o link do Sympla (https://www.sympla.com.br/
***********
POETA MADO
**************
O ator e direto de teatro Carlos Macedo, o Poeta Mado, propõe a apresentação de 03 (três) lives/transmissões ao vivo, com performance teatral que envolve poesia e música.
**********
“Memórias e Imagens” é uma proposta de 03 episódios teatrais, tendo a poética de contos da cidade como principal elemento de demonstração da Arte.
***********
Na próxima terça feira, dia 30 de Março de 2021, às 19h, através do canal do Poeta Mado no YouTube, e transmitido nas redes sociais, será apresentada a 2ª performance teatral desta trilogia.
***********
No segundo episódio, é a Memória e Vivência performando, no espaço de textos que contam a cidade em “Solos e Outros”, contando passagem de histórias de pessoas esquecidas no tempo. Este tempo sem relógio, sem medida e sem régua, possibilitando ressignificar memórias vivas em cada canto da cidade de Porto Velho.
************
O ator contracena com 02 atores convidados, Évelyn Silvestre e Iago Garcia, que constroem uma narrativa teatral, dentro de um diálogo de memórias e suas vivências, quando se encontram com a Poética da cidade, através da poesia, da música e do silêncio.
***********
Carlos Macedo Dias, ator, diretor teatral, educador popular, Poeta e escritor. Sempre atuou na Arte e na Educação Popular para materializar e transformar o real em favor da sensibilidade, da sociedade e da valorização da memória e cultura amazônica.
***********
Manifestações artísticas como a que se apresenta por meio deste projeto buscando, além da preservação resiliente de sua produção artística, dar a sua contribuição para a travessia neste momento crítico que assola todo o planeta.
**********
Este projeto foi contemplado através do EDITAL Nº 77/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª EDIÇÃO MARY CYANNE DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO DE FOMENTO À CULTURA E À PRODUÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL PARA TRANSMISSÕES AO VIVO/GRAVADAS. > Eixo 2 > Apresentações Artísticas (ao vivo/gravadas) > Sub-eixo d > AO VIVO.
**********
Poeta Mado - YouTube - Direção: Poeta Mado (Carlos Macedo); Atuação: Évelyn Silvestre, Iago Garcia e Carlos Macedo; Produção e Filmagem: Anderson Benvindo; Apoio de Produção: Edison Arcanjo e Cida Louzada; Assistente de Produção e Comunicação: Val Barbosa; Local: Casa de Leitura Arigóca; Quando: 30 de Março (terça-feira); Horário: às 19h; Onde: Canal Poeta Mado no YouTube (3) Poeta Mado - YouTube.
**********
Ouro Projeto também habilitado pela Lei Aldir Blanc é o do Mestre da Cultura Popular Ernesto Melo o Poeta da Cidade cuja produção iniciou as filmagens na última sexta feira. Aguardem que vem aí histórias muito bacanas vividas pelo nosso MESTRE Ernesto Melo.
Lançamento do Projeto Anômade Virtual com a primeira microssérie “Cabaré Virtual”
CABARET VIRTUAL é uma microssérie de 5 episódios que será lançada para o público dia 30 de março as 19h pela plataforma do youtube e você poderá acompanhar pelas redes sociais da companhia Anômade de Teatro.
Este projeto foi contemplado pela LEI ALDIR BLANC Nº 14.017 DE
Através do Edital Nº006/2020 do Município de Porto Velho lançado pela FUNCULTURAL.
A Anômade Cia. De Teatro é um grupo fundado em 2011 em Porto Velho-RO, formado exclusivamente por artistas locais e que reúne um rico repertório de peças montadas, angariou diversos prêmios regionais e nacionais e se destacou pelo enorme sucesso de público alcançado com o “Cabaret, paródia do amor romântico” e com o espetáculo “Álbum de Família” de Nelson Rodrigues.
Hoje os componentes da Anômade encontram-se em quarentena em diferentes localidades do país junto aos seus familiares, mas, mantêm-se conectados virtualmente através de diversos canais onde continuam desenvolvendo seus projetos e trabalhos artísticos.
Foi a partir desses encontros virtuais que surgiu a idéia de montarmos este canal de humor Anômade Virtual, para darmos continuidade aos trabalhos cênicos a partir desse novo suporte e espaço cênico virtual.
Aliando criatividade, humor e tecnologia a companhia retoma suas atividades com muito entusiasmo diante desse incentivo federal e da enorme demanda do público internauta que é cada vez maior.
As esquetes de humor possuem duração adequadas ao ambiente virtual, duram entre 10 a 20 minutos - acessível por celulares, computadores e tablets. Visam divulgar a cultura regional a partir de um humor com características de fala, de modo de vida, de relação interpessoal e de ambiente próprios da nossa região.
Além de abrir um novo mercado para os artistas locais, dando-nos condições de trabalho e sustentabilidade, o canal de humor Anômade Virtual divulga a diversidade cultural regional, e ainda, vai proporcionar sobretudo, o bem estar e a saúde do público alcançado em virtude do valioso benefício do riso para a saúde como já demonstrado cientificamente.
Em tempos de pandemia nosso propósito é disseminar alegria, bem-estar, bom humor e saúde de forma democrática e indiscriminadamente.
O QUE É O CABARET VIRTUAL?
Uma microssérie de 5 episódios com esquetes bem-humoradas que discutem temas tabus que envolvem sexualidade, relacionamentos, dificuldades em tempos de isolamento, traz humor, irreverência, crítica, entretenimento, música, experiências afetivo-virtuais, possibilidades de afetos à distância. O elenco e equipe técnica são em sua maioria de Porto Velho e temos também artistas convidados, reunindo uma equipe de 13 pessoas em 5 Estados da Federação e 2 países Brasil, Espanha, até o momento. Cada episódio traz temas diferentes e o primeiro deles intitula-se “Entrevista de emprego” e é o episódio de lançamento que será dia 30 de março as 19h local.
SERVIÇO:
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: não indicado para menores de 16 anos.
CRÉDITOS: Projeto Anômade Virtual - EM CABARET VIRTUAL: Episódio 1 “ENTREVISTA DE EMPREGO”
REALIZAÇÃO: Associação Cultural Anômade Cia; de Teatro.
DIREÇÃO GERAL/PRODUÇÃO/ROTEIRO: Jória Lima
DRAMATURGIA COLABORATIVA: Anômade Cia; de Tea.
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: André Cran.
EDIÇÃO: Caleb Ortiz
DESIGNER GRÁFICO: Solução GRAF.
MÚSICA TEMA: “TEU AMOR TEM SINTOMA DE COVID” - LETRA: JÓRIA LIMA
MÚSICA: Júnior Targino
ELENCO POR ORDEM DE ENTRADA episódio 1: - ELI MORENO como VALDIK; JAMILLA MARQUES como LA LOBA; FERNANDA FERNANDES como PROFESSSORA NEIDE
POLIANA ALVES como MULHER DE BURCA; KELVIN RIBEIRO como IARA, A ENTIDADE; DARIO BANDEIRA como Cliente; Margarida Soalheiro como Eva Cow, a Crítica.
Transmissão On Line: RM Produções.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando