Sábado, 14 de novembro de 2020 - 09h51
Lenha na Fogueira
Tá chegando a hora do chororô, amanhã a maioria dos candidatos a prefeito e vereador, estarão se perguntando onde foi que errei?
**********
Segundo o TER o resultado das eleições deve ser divulgado parcialmente, por volta das 19 horas deste domingo. Quer dizer, muito antes da apuração das eleições dos EUA terem terminado.
***********
Acontece que entre os candidatos a prefeito, apenas dois podem festejar a vitória parcial que os levará ao segundo turno.
***********
Já entre os quase 600 candidatos a vereador, apenas 21 serão eleitos, os demais apenas terão o direito de lamentar e ficar se perguntando, onde foi que errei?
**********
Por falar nisso vou lembrar aos amigos leitores, os candidatos a vereador que se eleitos, podem fazer alguma coisa em prol dos nossos movimentos culturais. A turma de candidatos e candidatas é a melhor dos últimos anos.
*********
Se você caro eleitor quer ver nossa cultura bem representada, pode votar em qualquer desses candidatos:
*********
Siça da Banda; Chicão Santos; Luciana Oliveira; Raymisson Corrêa; Carlinhos Maracanã; Sueli Rodrigues; Arimar Souza de Sá; Rosinaldo Machado – R Machado; Anne Mamedes; Frank Primavera e Dinho.
**********
Já pensou se conseguirmos colocar pelo menos cinco entre os citados na Câmara de Vereadores? Sonhar não custa nada!
**********
Hoje é dia de samba no Mercado Cultural. A partir das 11 horas Beto Cezar e o Grupo Doce Melodia se apresenta na Feijoada com Samba.
***********
Às 19h, vai rolar pagode com Emerson Falcão e banda.
**********
Não esqueça que o uso de máscara é obrigatório no Mercado Cultural.
**********
A Nitro, banda de rock do norte do Brasil, composta pelo power trio: Dênis Carvalho, baixo e vocal, Lucas Souza, guitarra, e Rodrigo Mendes, bateria, lançará seu single “Saiu no Jornal”, dia 20 de novembro, através do selo de distribuição de São Paulo Marã Música, tendo o privilégio de ter a capa criada pelo artista Gaspar Knyppel, um grande grafiteiro de Rondônia. A pre-save pode ser acessada através do link https://ps.onerpm.com/
**********
To na Roda de Samba do Beto Cezar no Mercado Cultural a partir das 11 horas. Va lá MORENA!
Cineamazônia 17ª Edição exibe seis longas documentários na disputa do Troféu Mapinguari
Cineamazônia 17ª Edição exibe seis longas documentários na disputa do Troféu Mapinguari
O Prêmio Silvino Santos de melhor longa-metragem documentário, que acontece durante o CIneamazônia 17ª Edição, de 1 a 5 de dezembro, contará com seis filmes que concorrem ao Troféu Mapinguari.
A mostra competitiva de documentários de longa metragem acontece todos os anos durante o Cineamazônia, e reúne, nesta 17ª Edição, para exibição pública online e totalmente gratuita, produções que retratam questões relacionadas à Amazônia, seus problemas e impactos, e resgata parte da história brasileira pouco conhecida do público, além de produções que documentam as condições dos povos tradicionais da região e de outros locais do planeta.
Entre os filmes selecionados, está Nheengatu, com direção e produção de José Barahona, uma produção Brasil-Portugal onde se busca uma língua imposta aos índios pelos colonizadores, e, através da língua misturada, o Nheengatu, o filme se constrói no encontro de dois mundos, já que a filmagem foi realizada com a população local do Alto Rio Negro. O trailer pode ser assistido no canal do Cineamazônia.
O diretor Luiz Bolognesi apresenta o filme Ex Pajé, onde Perpera, um poderoso pajé dos Paiter Suruí, se divide no conflito imposto por um pastor evangélico que entra em contato com seu povo e afirma que pajelança é coisa do diabo, até que a morte ronda a aldeia. Uma prévia está disponível no canal do Cineamazônia.
Kabadio - O tempo não tem pressa, anda descalço, de Daniel Leite apresenta a perspectiva dos conflitos de personagens reais que lutam pela sobrevivência no à uma guerra civil e ao contrabando, em um pequeno vilarejo mulçumano do Senegal. Confira o trailer do filme no canal do Cineamazônia.
Conflitos humanos e ambientais também podem ser conferidos em dois longas de sucesso. Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira resgata a saga de mais de 60 mil brasileiros enviados à Amazônia durante a 2ª Guerra Mundial para a extração do látex, estratégico para a vitória dos aliados e a promessa nunca cumprida: voltarem para a casa como heróis da pátria e aposentados como militares. O trailer está disponível no canal do Cineamazônia.
Sérgio de Carvalho traz uma visão mais contemporânea sobre os conflitos relativos a borracha na região amazônia no filme Empate, onde o diretor dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro entre 1970 e 1980, no Acre, refletindo sobre como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazônia e seus impactos mundiais. O trailer pode ser assistido no canal do Cineamazônia.
Em um momento onde o desmatamento e as queimadas na Amazônia aumentam e assustam o mundo, o diretor Orlando Senna discute em Idade da Água, a questão da falta de água no planeta e a cobiça pela Amazônia, que concentra 20% da água potável do planeta, um filme que leva o espectador a refletir sobre as atitudes do homem sobre o meio ambiente. O trailer pode ser conferido no canal do Cineamazônia.
Na programação do Cineamazônia 17ª Edição, além da exibição dos seis longas que disputam o Troféu Mapinguari - Prêmio Silvino Santos de melhor longa documentário, acontece a exibição de filmes na Mostra de Longas Convidados, onde cineastas e diretores serão recebidos para conversar ao vivo no Papo de Cinema, de quarta, 2, a sexta-feira, 04, às 10:00 horas de Brasília, 9:00 horas do Amazonas.
A programação inclui também as Mesas Redondas, de terça, 01, a sexta, 04, sempre às 15:00 horas de Brasília, 14:00 horas do Amazonas, com a participação de diretores convidados. Os Debates encerram a programação diária, às 19 horas (Brasília), 18:00 horas (Amazonas), onde diretores dos longas que disputam o Prêmio Silvino Santos vão abordar temas relativos às suas produções e ao cinema na Amazônia.
Toda a programação acontece online, gratuita e aberta ao público, em paralelo as atividades abaixo, disponíveis de 1 a 5 de dezembro:
· Troféu Mapinguari: mostra competitiva com 41 filmes curtas e médias;
· Mostra Animando Amazônia - exibição de filmes de animação de um projeto pioneiro de animação na Amazônia Brasileira e Boliviana, desenvolvido pelo Cineamazônia durante as oficinas de Pixilation;
· Mostra Imagens da Memória - obra cinematográfica produzida pelo Cineamazônia ao longo dos últimos anos com depoimentos de pessoas que resgatam, preservam e contam as suas histórias de vida nos diferentes territórios da Amazônia;
· Mostra Itinerâncias - diferentes pessoas e culturas e a rica diversidade contadas do ponto de vista dos personagens locais durante as expedições do Cineamazônia Itinerante pela Amazônia, Peru, Bolívia, Colômbia e África.
Se agende: Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental 17ª Edição – A Natureza não pode não pode sair de cena.
1 a 5 de dezembro - Online e Gratuita.
Acompanhe as nossas redes sociais – Youtube - Instagram – Facebook
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando