Quinta-feira, 3 de setembro de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
A Semana da Pátria que agora passa a ser chamada oficialmente de “Semana do Brasil”, começou agitada em Porto Velho, mesmo o governo por conta da Pandemia do coronavírus, não ter podido realizar a solenidade de abertura nos moldes dos anos anteriores, a população, em especial a do centro comercial, ou do chamado centro histórica, que compreende o perímetro entre a avenida Jorge Teixeira e a Beira do Rio Madeira, assistiu na tarde de ontem 2 de setembro, uma cena que era comum nos anos de 1950/60.
**********
Um Boi Búfalo surgiu pelas ruas do centro e acuado, terminou por atacar algumas pessoas, inclusive um motociclista teve fratura exposta em uma das pernas, o animal também atacou uma mulher e fez muita gente trancar as portas. O boi seguiu assustando as pessoas, num trecho que foi da avenida 7 de Setembro no centro de Porto Velho e só terminou no bairro Nova Porto Velho quando teve que ser abatido por policiais militares.
***********
Já pensou! Esse tipo de cena acontecia com frequência no tempo que o gado para abate, vinha da Bolívia em vagões da Ferrovia Madeira Mamoré, isso nos anos 1950 até meados dos anos de 1960.
***********
Levando-se em consideração que nas imediações dos locais onde as pessoas foram “atacadas”, não existe nenhuma fazenda, nem abatedouro de gado, de onde surgiu esse BOI BÚFALO?
**********
Essa é a questão que precisa ser esclarecida e quando isso acontecer, seu dono deve ser responsabilizado pelos danos causado pelo animal.
***********
São coisas que só acontece em Porto Velho. Num tempo que até a Estrada do Antigo Matadouro de Bois (Curre), depois de aproximadamente 30 anos abandonada, está sendo asfaltada. Estrada do Belmonte.
*********
E o Ministério Público exige da prefeitura de Porto Velho, que troque o nome do Bairro Costa e Silva alegando que o Costa Silva foi o responsável por algumas atrocidades contra os políticos no tempo do Golpe Militar.
***********
Durma-se com um barulho desses, se a moda pega, com certeza alguns municípios também terão seus nomes trocados como, Presidente Médici, Ministro Andreazza e tantos outros logradouros que ostentam nome de militares.
**********
Já não bastasse nossos vereadores de vez em quando, mudarem nome de nossas ruas e avenidas, agora vem o MP querendo trocar nome de bairro. Nem o coronavírus dá jeito nesse povo!
*********
Outro animal que passa a fazer parte do imaginário de praticamente todos os brasileiros a partir desta quarta-feira, 2 de setembro.
**********
É o LOBO GUARÁ cuja imagem, do animal que habita o Cerrado brasileiro ilustra a cédula de $ 200. Difícil mesmo vai ser domar um LOBO GUARÁ para que permaneça sempre no nosso quintal. De acordo com o BC, serão produzidas, neste ano, 450 milhões de cédulas.
*********
E a carne do BÚFALO foi pra onde?
Ibermúsica disponibiliza editais para compositores
Estão abertas as inscrições para os primeiros editais do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas 2020 . A iniciativa, financiada atualmente por 13 países, tem a Fundação Nacional de Artes – Funarte como seu representante no Brasil.
As duas primeiras convocatórias deste ano são destinadas a compositores. São elas:
VII Prêmio Ibermúsicas de Criação de Canções – Canções da Quarentena
No edital poderão ser contempladas até três obras oriundas em cada país participante do Ibermúsicas, com prêmios de mil dólares norte-americanos para cada compositor selecionado. O prazo de inscrições termina no dia 15 de setembro de 2020.
III Prêmio Ibermúsicas de Composição de Obra Coral
Por meio da convocatória será selecionada uma obra inédita, escrita para coro misto. O concurso é destinado a compositores que pertençam por nacionalidade ou residência comprovada em qualquer país ibero-americano. O autor da obra vencedora será contemplada com um prêmio de oito mil dólares norte-americanos. As inscrições prosseguem até o dia 1° de dezembro de 2020.
As inscrições em ambos os editais podem ser realizadas de forma virtual. Na página www.ibermusicas.org, os candidatos encontram os editais, os formulários de inscrição e as instruções para o envio de suas propostas e materiais.
O Ibermúsicas destina recursos para promover a criação musical, a difusão e a produção das obras de compositores ibero-americanos, bem como a circulação de artistas, além da formação de novos públicos para espetáculos musicais na região. As nações integrantes da iniciativa são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O objetivo do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas é contribuir para a expansão do repertório ibero-americano em seus diferentes gêneros. Anualmente o programa lança diversas convocatórias. Até o final do ano deverão também ser publicados os editais de apoio à circulação, à realização de oficinas e de residências artísticas.
Mais informações no Brasil
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando