Quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 06h00
Lenha na Fogueira
O Arraial Flor do Maracujá 2021, foi cancelado. Vale salientar que o que está cancelado é o Arraial presencial.
**********
Essa notícia foi divulgada ontem no jornal de Rondônia da Rede Amazônica de TV pelo repórter André Oliveira, confirmada pelo Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira e pelo Presidente da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – FEDERON Fernando Rocha.
**********
Pelo segundo ano consecutivo, o maior evento folclórico de Rondônia em virtude da Pandemia do Coronavírus, deixa de acontecer.
**********
O Arraial Flor do Maracujá caso acontecesse este ano, completaria 40 anos de dança de quadrilha e boi bumbá uma vez, que o evento começou a ser apresentado no estilo atual, no ano de 1983.
**********
Na realidade, a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás completaria 41 anos já que foi iniciada no ano de 1982. Na época, aconteceu apenas as apresentações de Quadrilhas e Bois Bumbás na Quadra de Esportes do Colégio Rio Branco. Não aconteceu o Arraial e em consequência, também não foram montadas “BARRACAS” de comercialização de comidas típicas. Foi só a Mostra de Quadrilha e Boi Bumbá.
***********
A partir do ano de 1983, já no espaço ao lado do ginásio Claudio Coutinho, começou o Arraial Flor do Maracujá onde foram armadas diversas barracas para comercialização de comidas típicas,
**********
O novo estilo, permanece até os dias atuais. Na realidade, aconteceu até o ano de 2.019, a partir de 2020, com a chegada da Covid 19 o evento parou de acontecer.
**********
Segundo o presidente da FEDERON folclorista Fernando Rocha, este ano a Entidade vai convocar os grupos para participarem de um ARRAIAL VIRTUAL.
**********
Porém, esse evento só vai acontecer se os dirigentes dos Grupos Folclóricos concordarem em dançar em ambiente fechado e no caso das Quadrilhas, com pares reduzidos.
**********
Boi Bumbá fica mais fácil a apresentação no estilo virtual, por que a dança do Boi pode ser apresentada em parte, sem que seja preciso a presença de muitos brincantes.
***********
Vamos ficar aguardando o desenrolar das conversas entre a direção da FEDERON e os Grupos.
**********
Tem mais um detalhe! Caso estivéssemos vivendo em tempo normal, ou seja, sem a Pandemia da Coronavírus; onde o governo montaria o Arraial, uma vez que o Parque dos Tanques está inviável.
*********
Acontece que a empresa contratada para fazer a Arena de Dança do Flor do Maracujá, encontrou um LIXÃO em determinada área do local e a obra teve que ser paralisada.
**********
Parou e ficou por isso mesmo, ninguém ouviu nenhum comentário sobre, se a obra seria retomada naquele local, ou se o governo do estado, estaria providenciando outro local para a montagem do ARRAIAL.
**********
Creio que se o governo não se manifestar a respeito de outro local, o Flor do Maracujá de 2022 já está prejudicado.
**********
De qualquer maneira, o que devemos fazer neste momento, é nos resguardar desse mal. O Flor do Maracujá pode muito bem esperar o tempo que for preciso. Já a nossa vida, não pode ser colocada em risco apenas para satisfazer o EGO de alguns poucos.
***********
A decisão da Sejucel em suspender a realização do Arraial Flor do Maracujá 2021, foi mais do que acertada!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando