Sábado, 12 de junho de 2021 - 09h00
Lenha na Fogueira
Hoje se estivéssemos em tempo normal, brincaríamos de passar fogueira, de se reunir em volta da fogueira degustando milho assado na brasa, tomando aluá e até passando de compadre e comadre, padrinho e madrinha, fazendo adivinhação entre tantas brincadeiras.
************
Na realidade, esse tipo de brincadeira já deixou de ser praticada há algum tempo. Hoje o que se comemora com maior vigor, é justamente o Dia dos Namorados, afinal de contas, é véspera do dia de Santo Antônio considerado o Santo casamenteiro.
***********
Essa comemoração, a cada ano ganha mais nuances, as trocas de presente alcançam índice que chegam perto do Dia de Natal. As declarações de amor entre os casais a cada ano aumentam.
***********
Apesar da Pandemia do Coronavírus, vamos encontrar os restaurantes com lotação completa, dentro do que é permitido pelos protocolos da OMS e Anvisa entre outros órgãos da saúde.
***********
As trocas de presentes entre os casais são a marca desse dia e tem um detalhe, o dia de hoje, não é apenas festejado pelos casais não casados, muito pelo contrário, os casados também aproveitam a data para comemorar.
************
Em tempo normal, a igrejinha de Santo Antônio receberia centenas de fiés para, além de assistirem a missa e ganhar os pãezinhos de Santo Antônio, uma tradição centenária, assistir muita brincadeira típica da época.
************
O Arraial de Santo Antônio em tempo normal, sempre foi bastante frequentado pela comunidade católica. Os que gostam de danças folclóricas e comidas típicas da época, com certeza frequentariam os arraiais juninos, no nosso caso, o Arraial Flor de Cacto que acontece em tempo normal na Zona Sul com apresentações de danças de Quadrilha Junina e Boi Bumbá.
************
Viva Santo Antônio considerado o Santa casamenteiro. Apesar da Pandemia hoje é dia de se pedir um namorado ao Santo;
***********
Por falar em Santo casamenteiro, hoje é o dia, no qual você vai poder assistir minha entrevista concedida a LETÍCIA NAVARRO para o programa AIRES DO BRASIL apresentado a partir das 11 horas (hora de Rondônia), direto de Buenos Aires capital da Argentina.
************
Aqui em Porto Velho você pode acessar a entrevista através da página youtube Aires do Brasil.
************
A reestreia do programa Aires do Brasil neste sábado, 12.06.21, vem com um novo formato, onde os artistas brasileiros divulgados na programação, serão entrevistados para contar um pouco da sua trajetória aos nossos ouvintes.
***********
E com grande honra, convidamos o querido Silvio Santos, uma instituição de Rondônia como jornalista e artista, para inaugurar esta reestreia do programa, com a canção Porto, Velho Porto, de sua autoria.
************
Seja bem-vindo à Argentina Silvio, através de Aires do Brasil!
Parabéns por sua linda trajetória cultural em RO.
TEIXEIRÃO
Governo de Rondônia homenageia ex-governador Jorge Teixeira em ato de celebração do centenário
O Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar, está preparando para o próximo dia 15, uma grande homenagem ao ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira (Teixeirão), para celebrar seu centenário de nascimento, com uma vasta programação que se inicia às 9h, na sede do Memorial Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho.
O governador Marcos Rocha vai presidir a homenagem programada, inclui especialmente a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Marechal Rondon, a honraria mais importante concedida pelo Governo do Estado, instituída pelo Decreto nº 30, de 05 de novembro de 1982, assinado pelo próprio governador Jorge Teixeira, e que é entregue para distinguir personalidades ou instituições que se destacaram pela notoriedade do saber ou por relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia e ao seu povo.
A Casa Militar, responsável pela realização do evento, detalhou a programação, destacando uma série de atividades que complementam a homenagem alusiva ao centenário do ex-governador Jorge Teixeira, que entre outras, prevê a “obliteração do Selo Comemorativo ao Centenário, descerramento da Placa do Centenário, entrega de lembrança aos agraciados (funcionários da residência ainda vivos), discursos e visitas das autoridades ao Memorial”.
CONVIDADOS ESPECIAIS
A solenidade promete ser bastante concorrida, eis que além da presença de autoridades municipais e estaduais, a festa do centenário do coronel Jorge Teixeira de Oliveira será também prestigiada pelo general de Exército e comandante Militar da Amazônia, Estevam Vale Theóphilo Gaspar de Oliveira, pelo comandante do Centro de Instruções de Guerra na Selva (CIGS) da Amazônia (criado por Teixeirão), coronel Fábio Pinheiro Lustosa, além do coronel Paulo Benevenute Tupan e de funcionários e auxiliares antigos do ex-governador.
De acordo com a programação, em norma expressa da Casa Militar, militares e autoridades convidados devem atender aos critérios de distanciamento social e demais protocolos de enfrentamento à pandemia da covid-19, conforme decretos em vigor, com o estabelecimento do limite de 100 pessoas na solenidade.
POR RONDÔNIA E PELO BRASIL
Nomeado pelo presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, seu primo, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira tomou posse em 10 de abril de 1979, no cargo de governador do Território Federal de Rondônia, ao lado do também coronel Mário David Andreazza, então ministro do Interior, que se tornou seu maior aliado na gestão do então Território, com a missão de prepará-lo para novos tempos, com sua transformação, mais tarde, em Estado de Rondônia.
Numa imagem de rotina durante sua gestão, Jorge Teixeira, a esposa Aida e seus auxiliares em vistoria e inauguração da creche Marise Castiel, em Porto Velho, na década de 1980
Na opinião de políticos e de vários historiadores, o presidente Figueiredo precisava naquele momento de um homem de decisão, inteligente, responsável e arrojado em suas ações, eis que deveria cumprir a grande missão de preparar a infraestrutura administrativa e física do novo Estado que nasceria com o mesmo nome de Rondon (Rondônia), criado em 22 de dezembro em 1981 pela Lei Complementar 41, e instalado em 4 de janeiro de 1982.
Conhecendo Teixeirão como ninguém, o presidente não teve dúvida ao nomeá-lo para governar o Território e o Estado de Rondônia, e tornar-se ponto fundamental de sua história, indicado à posteridade por seu legado ao Estado, ao povo rondoniense, à Amazônia, bem como o Brasil num todo.
MILITAR DA AMAZÔNIA
Jorge Teixeira de Oliveira, que faria 100 anos no último dia 1º de junho, nasceu em General Câmara, no Rio Grande do Sul (1/6/1921), filho de Adamastor Teixeira de Oliveira e de Durvalina Stilben de Oliveira. No Rio de Janeiro, já oficial do Exército Brasileiro foi declarado aspirante da Arma de Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras em 1947. Formou-se também em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1950, casou-se com Aida Fibiger de Oliveira, com quem teve um filho, Rui Guilherme Fibiger Teixeira de Oliveira.
Homem de visão de futuro privilegiada e arrojado em tudo que fazia, Jorge Teixeira de Oliveira foi paraquedista oficial do Estado Maior do Exército, e tornou-se especialista em guerra na selva. Uma de suas grandes obras, além do grande legado que deixou ao Estado e ao povo de Rondônia, foi o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) da Amazônia, que ele criou e do qual tinha muito orgulho.
Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Montezuma Cruz e Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando