Sexta-feira, 7 de maio de 2021 - 06h01
Lenha na Fogueira
Acontecerá neste sábado, dia 08 de maio, véspera do Dia das Mães, a Live de Lançamento do Livro: “Galo da Meia Noite, Uma Festa a Mais”, de autoria de Carlos Adalberto Corbin Castro, o Carlinhos do Galo, um dos fundadores da Sociedade Cultural Galo da Meia Noite.
***********
Durante a apresentação da Live, acontecerá o show musical Voz & Violão, do Músico, Nilson do Cavaco, que interpretará somente músicas do acervo do Galo da Meia Noite e também depoimentos de diversas pessoas do meio cultural e carnavalesco, incluindo o depoimento do Superintendente de Cultura do Estado e do Presidente da Funcultural de Porto Velho.
************
“O livro conta a história, dos 28 anos de existência, do segundo mais importante bloco do Carnaval de Porto Velho, o Galo da Meia Noite. Que terá também entrevistas com alguns fundadores do bloco e pessoas do meio carnavalesco, textos importantes escritos por: José Monteiro (escritor), Francisco Leilson (Jornalista e Ex-Secretário de Cultura do Estado), Altair Santos (Gestor Cultural), Thiago Linconl Caúla (Ex-Presidente do Galo), André Cezari (Carnavalesco, figurinista, Ex-Diretor Artístico do Galo), Antônio Serpa do Amaral Filho, o Basinho, Anísio Gorayeb (in Memoriam) e um artigo super importante do Economista e Professor Sílvio Persivo, sobre a Economia Criativa, com dados interessantes na economia do Carnaval de Porto Velho”, disse o autor.
***********
A apresentação da Live acontecerá no Mercado Cultural de Porto Velho, e iniciará as 19h, mas o mercado não será aberto para o público em geral, e sim para alguns convidados da Diretoria do Galo, em função do momento pandêmico em que vivemos.
***********
A transmissão acontecerá pelos canais no You Tube: Galo da Meia Noite e Conexão Norte e o internauta poderá participar da sala de bate papos e digitar a frase; “Eu quero ganhar um livro do Galo”, e estará concorrendo ao sorteio de diversos livros.
***********
Mas, acrescenta o autor, o folião galináceo poderá ganhar um livro, bastando para isso comparecer ao Mercado Cultural e doar 2 (dois) Quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a uma entidade filantrópica da Capital.
************
Corre campo – O Bumbá mais experiente de Rondônia completou no dia de ontem 5 de maio, Dia das Comunicações e Dia de Rondon, 67 anos de fundação.
**********
O Bumbá maior vencedor do Festival Flor do Maracujá, hoje muito bem dirigido pela família Castro Alves em especial pala matriarca dona Maria José Bandrão – BRANCA e seu filho Antônio de Castro Alves Junior.
**********
É o maior vencedor do Festival Arraial Flor do Maracujá, além de ser o único bumbá de Rondônia (Porto Velho), a se apresentar em outros estados.
*********
O Corre Campo já dançou em Brasília, Belém, em Humaitá (AM) e em praticamente todo o estado de Rondônia com destaque para Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Ji Paraná, Rolim de Moura, Machadinho D’Oeste, Buritis, Costa Marques e Ariquemes entre outras cidades Rondoniense.
*********
Parabenizamos a família Vermelha e Branca do Boi Bumbá Corre Campo de Porto Velho. Grupo que foi criado em 1954 pelo Nego Hélio, depois passou a ser dirigido pelo famoso AMO Galego e depois passou para a direção de Antônio de Castro Alves família do qual pertence até os dias atuais.
***********
O Corre Campo é considerado o Grupo de todos os folcloristas de Porto Velho, PARABÉNS GIGANTE SAGRADO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL.
***********
Eu vou chamar Corre Campo; Do jeito que deve ser; Galera da arquibancada; Agita a bandeira encarnada; Porque nosso Boi vai vencer...
***********
Parabéns à família Corre Campo por mais um ano de VIDA. Parabéns meu Boi querido!
Festival PAN! Prorroga exibições de espetáculos até sexta-feira
O Potência das Artes no Norte (PAN!) prorrogou até esta sexta-feira (7) a programação on-line com os espetáculos exibidos, na última semana, durante a realização da segunda edição do festival. Com a proposta de fortalecer as produções artísticas da Região Norte, o PAN! reúne 14 obras de seis dos setes estados nortistas. O acesso gratuito pode ser feito pelo endereço http://bit.ly/BonusPAN21 e pelas redes sociais do evento.
Intitulada “bônus do PAN!”, a semana de exibições contará com os seguintes espetáculos: “Chica Fulô de Mandacaru” (AP), “Tartufo-me” (AM), “Sobre Lourdes e Viviane” (AM), “Ainda Bem que Não Tivemos Filhos” (AM),”Vale a Pena Rir de Novo” (PA), “Última Estação” (RR), “Agô” (AM), “Cabô” (AM), “Vídeo-Performances Uma Estética dos Restos” (RO), “A Bolha” (AM), “Submersas no Gapó” (PA), “Subsolo” (AM), “Lá Vem o Rio” (AM) e “Do Repente” (TO).
Além das produções cênicas, o público pode conferir os vídeos das atividades formativas do festival. No IGTV, da rede social Instagram, está disponível a série de entrevista Setorial Norte, onde artistas, produtores e pesquisadores da área artística conversam sobre temas relacionados à produção cultural na região amazônica brasileira. No canal do Youtube PAN Norte é possível assistir, novamente, a live com todos os participantes do Núcleo de Crítica, um espaço criado para refletir, coletivamente, sobre as principais questões que emergem das obras exibidas na programação. Na mesma plataforma, é possível rever o pitch, uma estratégia de negócios onde é usada uma breve apresentação para atrair investidores. Na versão do PAN!, o pitch online contou com sete propostas de espetáculos cênicos que foram apresentados a uma mesa formada por curadores e programadores de instituições e festivais de grande renome no Brasil.
Percepções do Núcleo de Crítica
Mediando os debates pós-espetáculos promovidos pelo Núcleo de Crítica do PAN!, a pesquisadora carioca Daniele Ávila Small reconhece a importância de se ter espetáculos em arquivo para que o acesso e conhecimento sobre as produções da Região Norte seja difundido pelo país através da internet. “As distâncias entre as regiões do Brasil são realmente muito significativas e muito caras. Considerando também o contexto antes da pandemia, é bem importante que existam ações que promovam esse tipo de intercâmbio e convidem a gente a produzir reflexão sobre. Isso é muito muito importante,bonito e enriquecedor tanto no lugar dos artistas e dos realizadores quanto para quem está no lugar de crítico-pesquisador, porque abre a nossa possibilidade de leitura dos espetáculos”, ressaltou a crítica teatral.
Contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), o PAN! é produzido por um coletivo de artistas independentes da cidade de Manaus. Mais informações podem ser adquiridas pelo Instagram @pan.norte e no Facebook. https://fb.me/pan.norte2020.
Serviço
O quê? Bônus do Potência das Artes do Norte (PAN!)
Quando? Até 07 de maio
de 2021
Onde? http://bit.ly/BonusPAN21
Quanto? Gratuito
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando