Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o I Workshop Supera Turismo e os 11 anos da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras


Lenha na Fogueira com o I Workshop Supera Turismo e os 11 anos da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

A Biblioteca Municipal Viveiro das Letras celebra 11 anos de existência e a comemoração será feita com uma “live”, nesta segunda-feira (5), às 19h, com a participação de personagens importantes na história da instituição.

************

Na “live” comemorativa, a abertura será realizada pela secretária municipal de Educação Gláucia Negreiros e os entrevistados serão os ex-diretores Antônio Rocha de Albuquerque e Lucileyde Feitosa Sousa, que foram pioneiros na administração da biblioteca. O entrevistador será o jornalista José Gadelha, que é professor no curso de Comunicação Social.

***********

Após passar por processo de revitalização, a Biblioteca Viveiro das Letras teve instalações melhoradas. Atualmente, o acervo é composto por 9 mil livros. Recentemente adquiriu 12 computadores novos com recursos destinados através de emenda parlamentar.

************

A "live" será transmitida on-line pelos seguintes canais: YouTube Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, no Facebook Viveiro das Letras e no Site da Biblioteca.

***********

Estamos iniciando mais um mês, apesar de não ser considerado um mês de festas folclóricas o nosso mês de julho na realidade, há vários anos é o mês que abriga o maior Arraial folclórico de Rondônia o nosso Flor do Maracujá. Julho foi beneficiado com esse privilégio, graças a um Decreto do Governo Estadual sob a responsabilidade da SECEL (no tempo da Secretaria), que diz que o Flor do Maracujá tem que começar no mês de junho e não especifica a data.

**********

Assim sendo e para aproveitar o pagamento do funcionalismo público estadual, ficou decidido que o Arraial Começaria sempre no final do mês, na realidade, sempre na última sexta feira do mês.

***********

O que dizer que os demais dias da festa, passaram a acontecer durante o mês de julho. Pois é e o mês de julho passou a ser considerado o mês das Festas Julinas em substituição as Festa Juninas.

**********

O Arraial que acontece no mês de junho em Porto Velho, é o Flor de Cacto enquanto o Flor do Maracujá passou a acontecer no mês de julho.

**********

Para completar a confusão, o Dia do Folclore acontece no mês de agosto, mês que praticamente não é realizado nenhum Arraial. E assim vamos trabalhando a nossa Cultura Popular em Rondônia, em especial na capital Porto Velho e mais, Julho em tempo normal, é o mês das férias escolares de meio de ano o que favorece no nosso caso, o Arraial Flor do Maracujá.

**********

Para encerrar, neste sábado dia 3 de julho, começa minha participação no programa “Aires do Brasil” que é apresentado pela querida Letícia Navarro direto de Buenos Aires capital da Argentina.

**********

Será uma coluna de aproximadamente 10 minutos, falando sobre as festas culturais na Amazônia. O programa é dedicado aos Brasileiros que residem no País do Tango. A Leticia vai me passar o horário e então informo aos amigos, para, via redes sociais, assistirem ou pelo Youtube, Facebook, Instagram, Podcaste e outros canais.

***********

Agora o Zekatraca é destaque na CBN Amazônia/Porto Velho e Aires do Brasil direto da Argentina. O Cara agora é INTERNACIONAL!


TURISMO

Setur vai promover I Workshop Supera Turismo para fortalecer o empreendedorismo no setor

 

Lenha na Fogueira com o I Workshop Supera Turismo e os 11 anos da Biblioteca Municipal Viveiro das Letras - Gente de Opinião

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem promovido ações de fomento ao Turismo em diferentes eixos, principalmente diante dos impactos causados pela pandemia. É com esse intuito que irá realizar no dia 2 de julho, o I Workshop Supera Turismo – Um novo empreendedorismo pelo turismo, às 9h, no Palácio Rio Madeira.

A finalidade é apresentar aos empresários rondonienses, as vantagens, benefícios e projeções do turismo estadual. O workshop contará com a presença dos representantes do setor hoteleiro, agências de viagens, guia de turismo, balneários, parques aquáticos, resorts, pesca esportiva, associações, federações e entre outros que fazem parte do seguimento.

Conforme o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, o Supera Turismo objetiva reunir todos os secretários da região Norte, além da classe empresarial, em especial, do Estado de Rondônia para fomentar o retorno do turismo pós-pandemia. Além disso, amplia o convite ao Ministério do Turismo e sua equipe técnica, em que vai palestrar sobre temas relacionados a investimento e ao empreendedorismo.

Um dos temas a ser apresentado pela equipe técnica do Ministério do Turismo é o “Portal do Investimento”, em que visa captar, divulgar e ampliar a visibilidade dos investimentos turísticos de todo o Brasil, em destaque para o momento, a região Norte, e aos empreendedores que queiram investir nesses lugares.

A outra palestra ministrada pelo Ministério do Turismo está voltada à linhas de crédito de retorno ao Turismo, com recurso do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), em que há no momento disponível mais de R$ 1 bilhão, para todo o Brasil. De acordo com Gilvan Pereira, a região Norte está contemplada com esse recurso.

“O Banco da Amazônia (Basa) também estará presente, mostrando como adquirir esse crédito, juntamente com a Caixa Econômica Federal (CEF). Será um evento em que os empresários de Rondônia vão descobrir esse potencial de retorno ao empreendedorismo de turismo, além de termos a oportunidade de apresentarmos também o potencial da região Norte. Esse evento vem trabalhar esse fortalecimento das Rotas Amazônicas Integradas, onde a visita dos secretários de Turismo aqui no Workshop terá tratativas para a regulamentação desta Rota, além da roda de experiências. Pela primeira vez eventos como este está ocorrendo, juntamente com o Ministério do Turismo, no Estado de Rondônia”, declarou.

FORTALECIMENTO NO SETOR

Esta é mais uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Setur em promover o fortalecimento no âmbito empresarial turístico da região, uma vez que a classe sofreu impactos expressivos, reflexos da pandemia no Estado. O exemplo desse cenário foi a queda na receita cambial turística, que até outubro do ano passado, apresentou uma redução do número de colaboradores e, até outubro de 2020, apresentou uma queda de 19,4% na arrecadação de impostos federais (dados do Ministério do Turismo).

Foi tentando buscar um trabalho eficiente perante a retomada iminente do Turismo junto à cadeia produtiva, que a Setur está executando ações para impulsionar o setor. Entre essas ações está a abertura de linhas de financiamento, por meio do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe) e programas de incentivo ao fluxo turístico e publicidade como o “Viaja mais Servidor”. Além disso, a Setur segue trabalhando com a disseminação dos programas a projetos que partem do Ministério do Turismo: Portal de Investimentos e do Fungetur.

De acordo com a coordenação do Workshop, é importante enfatizar que, a formalização do “Rotas Amazônicas Integradas” (RAI), vem solidificar ainda mais o compromisso entre todos os estados da região Norte, para o desenvolvimento do Turismo, a fim de agregar experiências e apresentar a região de Rondônia de forma atrativa, organizada e unificada com base nos segmentos em comum que possuem. A Setur estendeu o convite a todos os secretários de Turismo da Região Norte e ao ministro do Turismo, senhor Gilson Machado Neto. Todos já confirmaram presença.

LIVE

O I Workshop Supera Turismo também será transmitido ao vivo por uma plataforma digital, estando disponível para quem desejar acompanhar. Posterior ao Workshop, no dia 1 de julho vai ocorrer a Rodada de Experiências da Rota Amazônica Integrada, que envolve um momento com os secretários da região Norte e representantes do Ministério do Turismo para debaterem sobre as expectativas quanto à Integração da Amazônia, por meio do Turismo. Na oportunidade, a comissão fará visitas técnicas em atrativos turísticos da Capital, que retratam e relatam a história e cultura de Rondônia.

Fonte
Texto: Jaqueline Malta

Fotos: Daiane Mendonça e Marcos Anconi

Secom - Governo de Rondônia 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)