Terça-feira, 22 de dezembro de 2020 - 07h01
Lenha na Fogueira
A Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural informa aos interessados e a comunidade portovelhense que vai realizar audiência pública nesta terça-feira (22), às 10 horas, no Teatro Banzeiros, no formato presencial e com transmissão online por meio de plataforma digital na internet para concessão dos espaços da EFMM – Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
***********
Será que o Manuel Português vai marcar presença hoje no Teatro Banzeiros?
**********
Hoje o Estado de Rondônia completa 39 anos de sua criação. Para lembrar data tão importante solicitamos ao Memorialistas Anizinho Goarayeb autorização para publicar nesta coluna o que ele escreveu e postou nas redes sociais, sobre a criação do Estado de Rondônia:
**********
PARABÉNS RONDÔNIA - 39 ANOS
**********
O Estado de Rondônia foi criado através da Lei Complementar No. 41, aprovada no plenário da Câmara Federal no dia 19 de dezembro e sancionada pelo Presidente João Batista de Figueiredo no dia 22 de dezembro de 1981.
**********
Sua instalação aconteceu no dia 04 de janeiro de 1982.
**********
O primeiro governador do Estado foi o Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, nomeado em 29 de dezembro de 1981, que já governava na transição de Território para Estado.
***********
O segundo governador foi o Professor Ângelo Angelim, indicado pela Assembleia Legislativa em 15 maio de 1985.
**********
Somente em 1986, aconteceram as eleições para se eleger o primeiro governador do Estado, quando foi eleito o advogado Jerônimo Garcia de Santana, conhecido popularmente como "Bengala".
***********
A Bandeira do Estado foi criada pelo amigo Silvio Carvajal Feitosa, que na época era acadêmico de arquitetura e o Brasão do Estado foi uma criação do também amigo e jornalista Marco Aurélio Anconi.
**********
Parabéns ao meu querido Estado de Rondônia pelos 39 anos de criação. ANÍSIO GORAYEB.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA E CULTURAL GIRASSOL DAS TRÊS MARIAS – A EXPLOSÃO DO NORTE, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFEREM NO CAPITULO IV Art. 6 II, DO ESTATUTO DA ENTIDADE, FAZ PUBLICAR O PRESENTE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA, MEMBROS DO CONSELHO DELIBERATIVO E FISCAL A SER REALIZADO NO DIA 02 DE JANEIRO DE 2021 NA SEDE ADMINISTRATIVA DA ASSOCIAÇÃO NA RUA: BAOBÁ Nº 6383, BAIRRO: CASTANHEIRA, NESTA CAPITAL, AS 20:00HRS.
PORTO VELHO – RO 21 DE DEZEMBRO DE 2020
______________________________
ORISVALDO PEREIRA DA SILVA
PRESIDENTE
A arte de ler e escrever bem
Você sabia que seja por prazer, para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação? A leitura é considerada um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano e, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, ela aprimora a escrita. E o contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.
Dessa forma, a Literare Books International lança a obra “Ler e escrever bem - um aprendizado importante para vencer no Enem e na vida”, de Jandira Pilar. Um livro, antes de tudo, didático para todos aqueles que se propõem a melhorar suas habilidades de escrita.
Seja para participar do ENEM, de vestibular, concurso ou apenas aprimorar a maneira como escreve, a obra oferece os elementos necessários para que seu texto tenha coerência, coesão e ainda encante quem for avaliá-lo ou lê-lo.
A autora Jandira Pilar coloca anos de experiência como educadora à disposição do leitor em uma obra bem estruturada. Ela começa pelo básico, oferece as ferramentas necessárias para a escrita e, ao longo das páginas, avança em profundidade.
Dentre os assuntos abordados estão: os três pilares que sustentam o texto, o uso do repertório sociocultural na redação, estratégias de progressão temática com exercícios e temas para treinar a redação.
Sobre a autora
Jandira Pilar – Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel (2013), em Pelotas/ RS. Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000). Especialização em Letras - Português e Literatura pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (1994). Graduação em Letras - Habilitação em Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegrete – FAFIAL (1982). Possui experiência no ensino de produção textual e língua portuguesa nos ensinos fundamental e médio, sendo professora pública aposentada da rede estadual. Atuou no ensino superior na UFSM como professora substituta e no Centro Universitário Franciscano, nos cursos de Letras, Direito, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, bem como em cursos de especialização na mesma instituição. É autora da obra Redação de vestibular: um apanhado sobre o texto considerado satisfatório, atua como professora de redação em cursos pré-vestibulares e é diretora do Centro de Assessoria em Produção Textual em Santa Maria/ RS.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando