Sábado, 29 de agosto de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
Parece que os artistas de um modo geral no estado de Rondônia, não estão precisando da ajuda emergencial, que através da Lei Aldir Blanc o governo vai disponibilizar aos que dependem dos eventos culturais, que estão proibidos de acontecer há mais de quatro meses, em virtude da quarentena provocada pela pandemia do coronavírus.
**********
Acontece que segundo o vídeo do superintendente, alguns municípios de Rondônia, não conseguiram cadastrar nenhum trabalhador da cultura e até a capital Porto Velho, onde residem a maioria deles, está com o índice muito baixo de inscrições.
***********
Jobson passa a impressão e a preocupação de que, em virtude da baixa procura pelo Mapeamento, Rondônia tenha que devolver os recursos da Lei Aldir Blanc que somam R$ 30 Milhões.
***********
Para se cadastrar basta acessar os links:
***********
Para Artistas:
https://docs.google.com/forms/
Para Espaços Culturais:
**********
Outro problema que está deixando muitos trabalhadores em dúvida, se devem ou não, fazer o Cadastramento, é que, muitos, não vão poder receber o Auxilio Emergência Cultural, porque já receberam ou estão recebendo o outro auxilio emergencial, aquele que está sendo pago pela Caixa Econômica Federal. Realmente quem está recebendo o auxílio da Caixa e mesmo sendo trabalhador da cultura, não vai receber o Emergencial Cultural.
*********
Porém, o Castro no Mapeamento Cultural é muito importante, para o governo estadual saber realmente, quantos trabalhadores da cultura existem em Rondônia e mais, o Cadastramento também servirá para quando o governo e as prefeituras, quiserem realizar algum evento saber onde encontrar o profissional!
***********
Ajude os artistas que estão sem poder garantir o sustento da família, em virtude da pandemia do coronavírus.
***********
A grana tá chegando, são 30 milhões e não podemos perder. Cadastre-se.
O Teatro Ruante retoma o Projeto Palhaçaí, contemplado pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Circo 2019, mas que estava parado devido a pandemia.
O projeto consiste de oficinas para quem deseja aprender a arte da palhaçada e ao final realiza o espetáculo Cabaré Ruante junto com os integrantes do grupo.
Serão mais cinco cidades atendidas: Ji-Paraná, Vilhena, Guajará Mirim, Porto Velho em Rondônia e Rio Branco no Acre. Cabe ressaltar que a realização será totalmente virtual via plataformas digitais.
PALHAÇAÍ – Oficina de palhaçada ministrada pelos integrantes do grupo Teatro Ruante, direcionada aos artistas da cidade com ou sem experiência e público em geral, que tenham interesse em vivenciar a construção e repertório da figura do palhaço e da palhaça, a partir de 16 anos. Serão cinco encontros, sendo quatro de oficina e um para apresentação do espetáculo. Na oficina serão abordadas as técnicas de palhaço, construção de repertório, figurino e maquiagem.
CABARÉ RUANTE – Espetáculo que é um show de palhaçadas, a partir do repertório dos integrantes do Ruante e de cenas criadas e gravadas durante a oficina PALHAÇAÍ. A transmissão será pelo canal do YouTube do grupo.
TEATRO RUANTE – Situado na cidade de Porto Velho/RO desde 2015, vem contribuindo com a cena local por meio de suas montagens teatrais, aulas de palhaço, oficinas de técnicas circenses (acrobacia, malabares, perna de pau), teatro e contação de histórias. O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.
O grupo foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu espetáculos, participou de eventos e de festivais de teatro. Atualmente o coletivo tem em repertório os seguintes trabalhos:No YouTube: Metendo o Nariz e Quarentena Ruante (2020). Espetáculos: Co
SERVIÇO:
JI-PARANÁ – 01, 08,15 e 22/09 – aulas online às terças-feiras - às 19h.
CABARÉ RUANTE – 26/09 – 19:30 - sábado
Maiores informações com Roberto Carlos: (69) 99266-0782
VILHENA – 03, 10,17 e 24/09 – aulas online às terças-feiras - às 19h.
CABARÉ RUANTE – 28/09 – 19:30 - sábado
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando