Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com Silvio José Menezes dos Santos e com Nádia Figueiredo que lança canção e clipe de "Neste Momento"


Lenha na Fogueira com Silvio José Menezes dos Santos e com Nádia Figueiredo que lança canção e clipe de "Neste Momento" - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

,                                                                                                               

Ontem dia de Nossa Senhora do Carmo, foi um dia muito importante para mim. Há 39 anos, nascia meu querido filho Silvio José Menezes dos Santos. O tempo foi passando e a veia musical do menino foi aumentando e quando dei por mim, estava com um músico, cantor e compositor dentro de casa.

**********

Na realidade sua primeira composição aconteceu quando ele estava com apenas 6 anos de idade e foi justamente um samba que falava da vida que eu levava à época.

*********

Acontece que naquele tempo eu era o líder do Grupo de Samba/Pagode da Escola de Samba Os Pobres do Caiari e só chegava em casa aos sábados pela manhã.

**********

Certa vez quando cheguei por volta das 8 horas da manhã, Silvinho me recebeu cantando: “Amanheceu o dia já raiou, você já pagodeou...”

**********

Era um samba que para a idade dele, considerei a melodia como boa. Pra ser sincero nunca aprendi a letra toda, mas, de vez em quando a gente cantava o samba junto. Foi a primeira composição dele.

*********

Felizmente ele não embarcou na “CANOA” do samba, enveredou pela música Pop e outros ritmos, depois foi estudar violão primeiro com o grande Papai Genésio e depois na Escola de Música Jorge Andrade e de lá saiu para o mundo.

**********

Disse que não ‘enveredou’ pelo Samba, mas, me enganei. Junto com alguns colegas criou o “Grupo Curtição" que se apresentava cantando Samba/Pagode nas casas noturnas. Legal foi que fizeram sucesso.

***********

Depois disso, classifiquei a música “Trem Fluvial”, no 1º Festival SESI Música e pedi para o Silvinho defender no dia da apresentação. Resultado, fomos classificados em 1º lugar e com a missão de representar Rondônia no Festival Nacional que aconteceu em Brasília.

***********

Fui junto com ele para a capital Federal e lá a música foi muito bem aceita.

*********

No dia da final, mais de 5.000 pessoas sentadas nas poltronas do Centro de Convenções de Brasília e outro tanto pelos corredores, o apresentador do Festival era nada mais nada menos, que o Gabriel Pensador que não sei porque, gostou do jeito do Silvinho cantar e no júri tinha gente como Kiko Zambianski, Tetê Spíndola e outros nomes da música brasileira entre maestros, cantores e compositores.

**********

No final a contagem apontou EMPATE no terceiro lugar entre nossa música e a música que estava representando o PIAUI, fomos para o desempate e o PIAUI venceu e nós ficamos com o quarto lugar, entre os representantes de todos os estados brasileiros.

***********

Para nossa surpresa, na ora da premiação o Gabriel Pensador anunciou o Silvinho como “MELHOR INTERPRETE” do Festival. O troféu até hoje está em lugar de destaque na galeria de troféus do Silvinho.

**********

Esse ‘moleque” completou ontem 39 anos, continua fazendo sucesso como interprete musical e como professor de Biologia no governo estadual. Está fazendo mestrado e vai muito bem.

**********

Faltou dizer que tem três CDs gravados sendo um com toada de Boi Bumbá com um detalhe, a maioria das músicas gravadas são de sua autoria.

**********

PARABÉNS SILVINHO!

**********

Pra não dizerem que estou com nepotismo... Ontem também foi o aniversário do meu amigo jornalista/compositor Adaídes dos Santos popularmente conhecido como DADÁ. PARABÉNS!


Nádia Figueiredo lança canção e clipe de "Neste Momento"

Lenha na Fogueira com Silvio José Menezes dos Santos e com Nádia Figueiredo que lança canção e clipe de "Neste Momento" - Gente de Opinião

Já está disponível nas plataformas digitais a música e também o clipe de "Neste Momento", novo registro da cantora Nádia Figueiredo. A experiente soprano, que não se prende a rótulos quando o assunto é música, investe agora no lançamento de uma canção autoral, no gênero popular.

Apesar de todas as circunstâncias adversas, o período de isolamento social contribuiu para despertar um lado mais poético e inspirador em grande número de pessoas. E com a cantora Nádia Figueiredo não foi diferente. Reconhecida como uma das mais importantes sopranos brasileiras da sua geração, ela que já cantou ao lado de nomes como Plácido Domingo Jr., Gilberto Gil e João Donato, mergulhou fundo na composição para superar a perda do pai, que morreu há um ano em decorrência das complicações da Covid-19. “Quero demostrar por meio dessa música e do clipe, toda a minha solidariedade à todos que estão sofrendo, aos que estão doentes, aos familiares e amigos que perderam seus entes queridos e a forma que encontrei para isso foi utilizando a minha voz, que sempre esteve à serviço da música”, destaca a cantora e compositora.

“Neste Momento” é uma canção de letra simples, mas que revela sentimentos profundos e vem acompanhada de arranjos refinados. A intenção da cantora foi promover uma junção da voz popular com um arranjo mais orquestral. Pensada inicialmente para quatro violinos, dois violoncelos, um contrabaixo acústico e um piano, até a gravação precisou ser adaptada, reduzindo assim a equipe. “Um único violinista gravou as partes dos outros violinos e apenas um violoncelista gravou as partes do outro cello e do contrabaixo. Todo esse processo foi pensado visando diminuir os riscos de contaminação dentro do estúdio”, destaca Nádia. O resultado final foi obtido durante o processo de mixagem, que fez a orquestra soar lindamente no registro que já pode ser conferido pelo público. A mixagem e masterização deste trabalho ficou a cargo do experiente Gustavo Modesto, que trabalha regularmente com grandes nomes da música brasileira como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, entre vários outros. Os arranjos são assinados pelo pianista Eduardo Henrique, professor de piano na UFRJ e doutorando em música. Os violinos são de Antón Carballo, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira e os violoncelos de Márcio Malard, que também já fez parte da OSB, além de já ter tocado com nomes de peso como Tom Jobim e Maria Bethânia. 

No clipe, dirigido pelo premiado Ricardo Rheigantz, e criado em parceria com Nádia Figueiredo, a proposta foi destacar cenas cotidianas, que foram costuradas junto a imagens dos bastidores da gravação. Ao ser questionada sobre a escolha do canto popular para este trabalho, ela pontua: “Eu gosto de criar; experimentar sons diferentes, principalmente quando o assunto é música. O som que a voz lírica produz é diferente do som que uma voz popular pode gerar. A liberdade que essa transição vocal me traz em uma única canção me fascina. Quando eu canto uma nota muito aguda no canto lírico, a sensação gerada por ela fica reverberando por alguns segundos na minha cabeça e deixa meu corpo todo em êxtase. Já no canto popular, minhas emoções ficam mais na parte da fala, da história que estou contando. Em ambos os casos não podemos esquecer que estamos ali para interpretar, ou seja, contar uma história par público e levar adiante sentimentos e emoções”, finaliza.

Serviço

Nádia Figueiredo lança canção e clipe de “Neste Momento”

Data: 16 de julho

Disponível em todas as plataformas digitais e também no canal da artista no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=0LqJCfuW1XQ


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)