Domingo, 3 de março de 2019 - 10h41
Lenha na Fogueira
A grande pedida na noite deste domingo, em se falando de carnaval, é o desfile coletivo das escolas de samba, que vai acontecer a partir das 19 horas na Praça Aluízio Ferreira.
*********
Durante o desfile coletivo, vai acontecer os concursos, Melhor Samba de Enredo 2019 das Escolas de Samba de Porto Velho e Melhor Interprete de Samba de Enredo.
********
Sete sambas e sete interpretes estarão concorrendo aos troféus: Sebastião Araújo da Silva (Melhor Samba) e Neguinho Menezes (Melhor Interprete)
*********
Os concursos são uma parceria do Diário da Amazônia com a Federação das Escolas de samba – Fesec.
*********
Mestre Sala e Porta Bandeira, Bateria e Rainha, Comissão de Frente, Ala de Baianas, Ala de Enredo e muita mulata sambista, estarão na Praça Aluízio Ferreira na noite deste domingo.
*********
As escolas de samba vão mostrar como é que se faz carnaval cultural, pois, somente as escolas de samba proporcionam aos seus expectadores, conheceram um pouco da história regional, nacional e internacional, através de seus enredos. É o verdadeiro carnaval cultural.
*********
Não sou contra os blocos de trio elétrico, inclusive, sou vice-presidente da Banda do Vai Quem Quer, porém, me diga ai o que o desfile de um bloco de trio nos passa como produto cultural. NADA.
*********
O negócio da maioria desses blocos, é apenas comercializar seus abadás, é como dizia meu amigo Edson José Caula “São blocos meramente mercantilistas”.
*******
O único bloco de trio elétrico e não é porque faço parte de sua diretoria não, que se preocupa com os foliões da chamada PIPOCA é a Banda do Vai Quem Quer que coloca trio elétrico para animar esses foliões que não compram CAMISETA.
********
Os demais, colocam apenas o Trio que anima apenas os foliões que estão vestido com o abadá do bloco e dentro da corda. A PIPOCA que se exploda.
********
Talvez seja por esse motivo, que a Banda do Vai Quem Quer agora é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho.
********
O que estou querendo mostrar, é que o carnaval das escolas de samba é educativo, é uma verdadeira aula de história, enquanto o carnaval dos blocos é puro comércio.
********
O interessante, é que o poder público não apoia os desfiles das escolas de samba, mais dispensa todo apoio aos blocos de trio. Vide ensaio dos blocos que aconteceram no Mercado Cultural com total apoio da municipalidade via Funcultural. Os caras ainda tem a cara de pau em dizer, que a prefeitura não está entrando com nada, que é tudo patrocínio da distribuidora de bebidas.
*********
Quero ver publicarem o remanejamento dos R$ 300 Mil que foi prometido às Escolas de Samba e depois disseram que iam utilizar na Saúde. Mostra o documento com a transferência dessa verba da Cultura para a Saúde.
**********
Na prestação de contas se houver, vamos ver que o dinheiro foi utilizado para pagar locação de banheiros químicos e grades que foram usados pelos blocos. Quem está pagando a estrutura do Carnaval da Zona Leste., do Bloco Curumim?
**********
Por isso, se você gosta de carnaval educativo, vá para a Praça Aluízio Ferreira a partir das 19 horas de hoje, apreciar o Desfile Coletivo das Escolas de Samba.
**********
Tem muita gente me ligando cobrando matéria sobre o Bloco Vai e Volta, Us Dy Phora e C anto da Coruja.
**********
Terça feira dia 5, publicaremos sobre esses blocos, uma página com muita foto e comentários. Aguardem!
*********
Aliás, só para adiantar, o melhor Bloco até agora, foi o Vai & Volta. A cantora Gilmelândia foi super show. O Bloco ficou parado em virtude da chuva que insistiu em cair a noite toda, mas, os foliões brincaram carnaval com a Gil animando, até as cinco da madrugada. Valeu Anderson!
*********
Não esqueça, hoje o negócio é na Praça Aluízio Ferreira a partir das 19 horas.
Diário da Amazônia realiza Concurso de Samba Enredo
É neste domingo 3 de março, que vai acontecer na Praça Aluízio Ferreira – Feira do Porto a partir das 19 horas, os Concursos “Melhor Samba de Enredo e Melhor Interprete de Samba de Enredo 2019 das Escolas de Samba de Porto Velho, troféus Sebastião Araújo da Silva – BABA e Neguinho Menezes respectivamente.
As sete escolas de samba filiadas a Federação de Escolas de Samba e entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec, confirmaram participação no que ficou denominado pela Fesec como “Desfile Coletivo das Escolas de Samba”. O evento é uma parceria da empresa Diário da Amazônia/Coluna do Zekatraca e FESEC com o apoio da Associação Feira do Porto.
De acordo com regulamento elaborado pela Comissão Organizadora do evento a ordem de apresentação será a seguinte:
1° Rádio Farol; 2° Diplomatas; 3° Armário Grande; 4° Zona Leste; 5° Asfaltão; 6° Império do Samba; 7° São João Batista. “O Concurso começa impreterivelmente as 19h30”, garante o presidente da Fesec Reginaldo Makumbinha.
Em julgamento
Os quesitos que serão avaliados pelos jurados no Concurso de Samba enredo são: Letra do Samba; Melodia (música); Harmonia; Interprete. As notas serão mínima de 8 (oito) e máxima 10 (dez) podendo ser fracionada em décimos. Em caso de empate o quesito Harmonia será o quesito do desempate, caso permaneça o empate segue a seguinte ordem Letra do Samba e Melodia, ou seja quem obter maior nota no quesito Letra do Samba ganha o troféu.
A Nota do Interprete será apenas a do quesito INTERPRETE em caso de empate o critério de desempate será o mesmo do Samba de Enredo.
Nos dois concurso só haverá um vencedor, o que quer dizer que não haverá empate. Nesse caso se o empate persistir em todas as maneiras de desempate a Comissão Organizadora convocará os jurados para analisarem mais um vez e decidirem por um único vencedor.
Histórico do Concurso
O Concurso Melhor Samba de Enredo aconteceu pela primeira vez coordenado pelo Diário da Amazônia/Coluna do Zekatraca no carnaval de 2014 quando por motivo da cheia do Rio Madeira não houve desfile das escolas de samba e o colunista Zekatraca resolveu realizar o Festival que aconteceu na Praça Aluízio Ferreira e o samba vencedor foi o da Escola Acadêmicos da Zona Leste que era de autoria do compositor Ernesto Melo.
Este ano de 2019, como também não acontecerá o Desfile Oficial das Escolas de Samba Zekatraca em parceria com a Fesec mais uma vez vai realizar o Festival, desta feita, elegendo também o Melhor Interprete de Samba de Enredo cujo troféu leva o nome do saudoso compositor Francisco Dias de Menezes – Neguinho Menezes.
Desfile Coletivo
A Fesec tão logo termine o Concurso de Samba de Enredo, vai realizar o Desfile Coletivo com a participação de todas as escolas de samba.
Cada escola se comprometeu a apresentar: Mestre Sala e Porta Bandeira; Comissão de Frente; Trupe da Bateria e sua Rainha, Ala das Baianas e sambistas além de integrantes de alas de enredo.
As escolas vão desfilar na a´área central da Praça Aluízio Ferreira enquanto a Comissão de Apuração dos Concurso procede a contagem dos votos dados pelo corpo de Julgadores.
O nome da parceria do samba vencedor só será revelada na hora do resultado (voto) dos jurados.
SERVIÇO
O Que – Desfile Coletivo das Escolas de Samba de Porto Velho e escolha do Melhor Samba de Enredo 2019 e Melhor Interprete de Samba de Enredo.
Local – Praça Aluízio Ferreira – Feira do Porto
Dia – 03 de março de 2019
Hora – 19 horas.
Hoje tem Murupi no circuito Caiari com melhor open bar do carnaval
Os foliões do Bloco Murupi começam a se concentrar na esquina da Pinheiro Machado com a Presidente Dutra a partir das 20 horas deste domingo 3 de março, para a meia-noite sair para um desfile do bloco que nasceu dentro do Sindicato dos Professores – Sintero.
Famoso por oferecer o melhor open bar entre os blocos de Porto Velho, o Murupi também é considerado um doa blocos que mais comercializa abadá, uma vez que a categoria de professores se acostumou a brincar carnaval naquele que eles consideram como seu bloco.
O esquenta do bloco começa com um o som dos Djs contratados para animar os foliões, prossegue com a Banda Conexão do Frevo que vai executar marchinhas e frevos e o desfile será na base do axé na voz o cantor Tom Brito sem esquecer que o Cleber Guidini também vai se apresentar.
JATUARANA SUL
O bloco mais antigo da Zona Sul, desfila nesta segunda feira dia 04, Jatuarana Sul. De acordo com informações de sua diretoria o bloco começa a se concentrar as 20 horas e durante duas horas, acontece o open bar. As 22 horas, o bloco começa a desfilar pelo circuito Jatuarana saindo de frente do campo de futebol Florestão e terminando seu desfile por volta das 2 horas da madrugada de terça-feira, na confluência da rua Jatuarana com a Sucupira.
A festa começa com o DJ Willames, seguido pela SD Banda e Júnior Magalhães que junto com a Banda Lua anima os foliões durante o desfile do bloco.
O abadá custa apenas R$ 50 com a diretoria do bloco.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando