Quarta-feira, 24 de junho de 2020 - 08h40
Lenha na Fogueira
Chegou o dia! Hoje a partir das 19 horas, estarei realizando minha primeira live ao vivo e logo de cara, resolvi contar a história do Boi Bumbá em Porto Velho.
**********
Pois é, a brincadeira foi apresentada pela primeira vez em Porto Velho, justamente no dia 24 de junho, dia de São João do ano de 1920.
**********
Hoje festejamos os Cem Anos dessa primeira apresentação que na realidade aconteceu na Vila de Santo Antônio.
**********
O fato foi registrado na edição do dia 24 de junho de 1920, do Jornal Alto Madeira, através da seguinte nota: “Hoje tem folguedo na Vila de Santo Antônio, um grupo de jovens vai apresentar pela primeira vez a “Brincadeira do Boi Bumbá Sete Estrelas”.
***********
É claro que durante a live cantarei e contarei a história de algumas toadas, que eram apresentadas pelos Amos ao longo desses Cem Anos.
**********
Na realidade, até os Bois Garantido e Caprichoso de Parintins passarem a se apresentar de maneira diferente da brincadeira praticada pelos demais Bois existentes na Amazônia em meados dos anos de 1980.
*********
O que se cantava como toada, eram apenas uma estrofe da música ou toada. Exemplo: “La vai, la vai, la vai. La vai queremos ver. La vai Boi Sete Estrelas fazendo a terra tremer...”.
**********
Daí pra frente o que os Amos faziam, era improvisar versos que hoje são chamados de desafio.
**********
Toada mesmo, com arranjo executado por verdadeiras Bandas, começou pra valer, a partir da construção do bumbódromo de Parintins e então, todos os grupos de bumbás da Amazônia passaram a se apresentar com toadas próprias, ou seja, compostas exclusivamente para suas apresentações.
**********
Em Rondônia em especial em Porto Velho, não foi diferente. Quando comecei a brincar Boi Bumbá ainda era na base do verso de improviso.
**********
No final da década de 1980, foi que o Garcia Neto que é casado com minha prima Ilza Dias foi passar férias em Silver uma cidade amazonense próxima a Parintins e na ao regressar trouxe uma fita cassete com toadas dos bois Garantido e Caprichoso, me presentou dizendo: “Silvio olha como os bois de Parintins estão fazendo suas toadas”. Daí então passei a compor minhas toadas mais ou menos na mesma pulsação.
**********
Isso tudo você vai conhecer durante a apresentação da minha live a partir das 19 horas de hoje. Acessa facebook.com/silvio.santos.
********
Mercado Cultural abre as portas no dia 04 de julho.
**********
Na manhã desta terça-feira, dia 23, a equipe técnica da Fundação Cultural (Funcultural) e os permissionários realizaram mutirão de limpeza e higienização no Mercado Cultural de Porto Velho para o retorno das atividades gastronômicas.
***********
A data está prevista para o dia 04 de julho, com uma das combinações brasileiras mais tradicionais para curtir aos sábados, a Feijoada com Samba. Na sequência, dia 05, tem Café Nordestino.
***********
"Em virtude a pandemia, essa data poderá ser prorrogada", enfatizou o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, acrescentando que em primeiro lugar está a segurança dos visitantes.
Setur entrega Ordem de Serviço para reforma do Museu Casa de Rondon em Vilhena
Em solenidade acontecida na manhã de ontem 23, no Parque Marechal Rondon em Vilhena, o Superintendente da Setur Gilvan Pereira entregou a Ordem de Serviço para reforma do Museu Casa de Rondon.
A empresa “OK” de Vilhena vencedora da concorrência pública, tem dez dias, para dar início à obra e seis meses para entrega-la.
A obra é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Vilhena e Recursos do Ministério do Turismo. “A reforma da Casa é mais uma vitória da gestão do prefeito Eduardo Japonês que tem como lema: Construindo Vilhena para o presente e futuro sem esquecer nossas raízes”, disse o Secretário Municipal Turismo Marcondes Cerruti.
Marcondes fez breve relato sobre a luta travada pela prefeitura de Vilhena, para que finalmente a Ordem de Serviço fosse dada na manhã desta terça feira 23, pelo Superintendente da Setur Gilvan Pereira. “Este ato está acontecendo após dois anos de esforço administrativo, ligações, e-mails, produção de documentos, reuniões em Brasília e Porto Velho, contato com Governo Federal e Estadual”
História
O Museu Casa de Rondon, era o principal ponto de lazer e cultura da capital do Cone Sul na década de 1990. As grandes atrações turísticas do Museu, eram o Zoológico e a Casa que chegou a ser ocupada pelo sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon. O Museu estava fechado há anos, o processo para restaurá-lo tramitava em órgãos municipais e estaduais.
De acordo com Gilvan Pereira serão investidos na reforma, mais de R$ 500 Mil.
Gilvan disse que o turismo no estado de Rondônia tem sido priorizado pelo governador Marcos Rocha lembrando, que a atividade, movimenta outros segmentos que proporcionam renda às famílias e possibilita um incremento de arrecadação para os municípios, além de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
Em entrevista à Folha do Sul on line o superintendente da Setur e o secretário de turismo vilhenense explicaram que já está em andamento, um projeto para reunir seis dos sete municípios do Cone Sul numa ação integrada de turismo, visando fomentar a atração de visitantes, tendo Vilhena como ponto de partida para as demais cidades, graças a sua estrutura hoteleira e logística, com o aeroporto Brigadeiro Camarão, a iniciativa tem como objetivo explorar as muitas belezas naturais da região, em roteiros que incluam também opções gastronômicas.
Cerruti disse que, após a reforma, o museu será administrado pela Fundação Cultural de Vilhena. “A ideia é transformá-lo numa atração para as famílias da cidade, que poderão desfrutar de lazer e reencontrar com sua própria história”.
O projeto amplo está avaliado em R$ 506 mil e envolve três ações no local: restauração do pátio, construção de um bloco administrativo e restauração do próprio museu. Marcondes Cerrutti lembra o trabalho necessário para chegar a essa etapa. “Foi uma luta árdua que está dando frutos agora. Estou muito feliz em poder participar ativamente dessa iniciativa que vai fomentar o turismo em nossa cidade, bem como atende aos antigos anseios da população, que sempre exigiram atenção, zelo e cuidado por parte da Prefeitura em relação à Casa de Rondon”.
A execução será acompanhada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), com o objetivo de garantir o máximo de preservação do prédio e manutenção da arquitetura original, a partir dos elementos ainda existentes.
Importância Estadual
Gilvan Pereira Júnior, titular da Superintendência de Turismo do Estado, responsável pela licitação da obra, lembra que “o projeto apresentado traz consigo um desenho que valoriza a história do surgimento do estado de Rondônia tendo como marco inicial, o posto telegráfico Casa Rondon. Queremos valorizar o Marechal Rondon por sua importância na formação de vários povoados em nosso território e promover a interação da comunidade local om sua própria história”, finalizou Gilvan.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando