Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021 - 06h02
Lenha na Fogueira
A Mostra Cultural 3 Marias, projeto do Grupo Folclórico Juabp que começou na noite de ontem 28, com a transmissão da live da Klley Dance (Youtube) e Klley Pereira no Face Book, prossegue na noite desta sexta-feira 29 e prossegue amanhã sábado dia 30, sempre com início às 18 e término às 19h30.
***********
O Projeto foi habilitado Pelo Edital Pacaás Novo da Sejucel com recursos do governo federal através da Lei Aldir Blanc.
**********
Uma coisa posso garantir a live da Juabp pelo menos a que foi apresentada na noite de ontem, foi muito boa. Vamos assistir a live desta sexta-feira.
*********
O Itaú Cultural exibe de hoje 29, a domingo 31, sempre às 20 horas (Brasília), em seu site www.itaucultural.org.br a programação de encerramento da edição de música do Festival Arte como Respiro.
***********
OBS: - Nesta programação vamos contar com a apresentação da MC rondoniense Eva Dlong.
***********
Três pocket shows diários, trazem artistas de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Compondo uma diversidade de ritmos como rock, rap, samba, jazz, forró, MPB e a música instrumental, cada performance, previamente gravada, permanece no ar por 24h para ceder lugar à próxima.
***********
Programação - Sexta-feira, 29, é a vez da compositora paranaense, Roseane Santos. Com foco nos ritmos afro-brasileiros, a artista apresenta suas músicas Pequena Ladainha de Cura, Ancestralidade, Valsa da Lua e Azeite Foice e Mel. Em seguida, a cantora Izzy Gordon, acompanhada do pianista Rogério Rochlitz, une o jazz e a bossa nova para mostrar suas composições autorais: O que eu tenho pra dizer, Meu Canto e Luzia. Ela é seguida pela cantora e compositora Larissa Luz, que ganhou projeção nacional ao interpretar Elza Soares no musical Elza. A baiana mostra os ritmos afro-brasileiros em suas composições autorais Climão, Acreditar e H
***********
Abrindo o último fim de semana da programação, no sábado, dia 30, o compositor mineiro Maurício Tizumba chega com os ritmos da música afro brasileira nas suas canções Terra de montanha, Sá Rainha e A Criação. Em seguida, a cantora Lia Maia, atuante no cenário musical de Fortaleza, traz consigo a importância do levante da voz feminina, inspirada no fascínio da voz das cantoras da Era do Rádio. Ao som do samba, a artista cearense entra com suas canções Barriga Cheia, Sorte e Caô. Encerra a noite, o compositor potiguar Alan Persa ao som do rock acústico e reggae com suas canções autorais um livro sem final, permita-se e O que é que tem.
***********
O domingo, 31 de janeiro, começa com o compositor mineiro, Paulo Santos. Com o projeto Pílulas Sonoras Caseiras, o artista explora novas possibilidades rítmicas em suas canções Flauta taques, Marimba de vidro e A trilobita. Em seguida, a compositora e gaitista paranaense Indiara Sfair une o blues e o jazz para executar as músicas Hopeful, Beatbox e Improvisação em Cm.
***********
Para concluir, a MC rondoniense Eva Dlong, representante do hip hop feminino da Região Norte do país, mostra suas canções ice heart, vim do Norte e Avante.
EXPECTATIVAS
Mapa do turismo de Rondônia vai ser ampliado em 2021
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou, na quarta-feira (27), uma reunião com o Conselho Estadual de Turismo, com intenção de traçar metas no Estado para o ano de 2021, elaborar estratégias durante a pandemia, além de colher sugestões para que o setor continue sendo atendido, como as organizações privadas, que buscam acompanhar o turismo de Rondônia.
Nomeado em dezembro de 2020, o coordenador de Turismo, Willian Souza do Carmo, externou o planejamento e elaboração de metas como implementação de novos eixos de capacitação, como estatística, governança, empreendedorismo, entre outros.
Um dos projetos é firmar parcerias com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Instituto Federal de Rondônia (Ifro), para unir o momento pandêmico com fortalecimento de capacitações no Estado. “A parceria que fizemos com o Ideb, vai ser oferecida nos principais municípios do Mapa do Turismo atual, com cerca de 60 cursos voltados para o turismo em Rondônia”.
A reunião entre a Conselho Estadual de Turismo e Superintendência aconteceu na manhã desta quarta-feira (28)
As tratativas de capacitações com o Ifro ainda estão sendo articuladas, conforme explicou o coordenador. Para a realização deste projeto, o coordenador explica que, primeiro irá planejar o aumento da abrangência do “Mapa do Turismo” no Estado. “Possivelmente teremos a atualização do Mapa do Turismo este ano, pois estamos em tratativas com o Ministério do Turismo, o que é de extrema relevância para os municípios que ainda não fazem parte e, com esse diálogo, existe uma possibilidade muito real de isso acontecer no segundo semestre de 2021. É importante que os municípios já comecem a se articular para a inclusão neste Mapa do Turismo, pois abrindo essa regionalização, eles podem pleitear recursos junto ao Ministério do Turismo, ficando na prateleira do turismo nacional”, enalteceu Willian.
Para monitorar o fluxo turístico do Estado, o coordenador explica que contará com o setor de estatística. “Isso é um ponto primordial para que, de fato, consigamos trabalhar nossas ações com dados bem mais reais”. Ele falou ainda sobre a aproximação com o comércio empreendedor do turismo. “Separamos uma equipe para estar em maior contato, tanto com os guias como as empresas do segmento, isso envolve agências de turismo, empresas de turismo de aventura, hotéis, restaurantes e bares, para que se encurte os laços, porque hoje verificamos também o fato de que é a iniciativa privada que faz o empreendedorismo acontecer, então, nós como Governo somos responsáveis pelas ações de fomento, damos as diretrizes para que tudo continue dando certo”, explicou Willian.
Ele ressaltou ainda, que o projeto “Famtour” tem previsão para acontecer a partir de março de 2021 e que devido ao sucesso do projeto com os influenciadores digitais em 2020, deverá se estender, portanto, com mais novidades. “Este ano, está previsto para ter mais seis edições, vamos levar então os influenciadores, empresas e guias para conhecer nosso turismo, e que eles vendam isso e divulguem da melhor forma”, relatou.
O superintendente da Setur, Gilvan José Pereira, afirmou que todos os temas abordados na reunião são de extrema relevância para o desenvolvimento do turismo em 2021, tanto para dar continuidade no que deu certo em 2020, como para planejar novas estratégias, a fim de fomentar o comércio do turismo, melhorando a economia do Estado.
“São assuntos importantíssimos, falamos sobre as ações de 2020 e esse planejamento para 2021, da lei que trará o Plano Nacional de Turismo e o ícone para a promoção dos atrativos turísticos que é a Fantour, além dessas futuras capacitações em parceria com Ifro e Ideb que devem somar mais de dois mil pontos de cursos em todo o Estado, além das obras relacionadas ao desenvolvimento do turismo, a malha aérea do estado, as boas-vindas ao novos instrutores de turismo, os secretários municipais, trazendo para eles pontos importantes ao desenvolvimento em sua região, dessa importância de governança que são as principais áreas e ações para fazer desenvolver o turismo com mais intensidade”, resumiu o superintendente.
Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Viviane Santana
Secom - Governo de Rondônia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando