Sexta-feira, 29 de maio de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
Apesar de não ser muito minha praia, de vez em quando, gosto de meter minha colher onde não devo.
**********
Quero me referir, à discussão política e os políticos, em especial, os candidatos a candidato a prefeito de Porto Velho.
*********
Além de Hildon Chaves, temos o advogado Vinícius Miguel (Cidadania), o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PV). Jaime Gazola (PV), que só aceita se for cabeça da chapa;
**********
Não podem ser ignorados o deputado federal Léo Moraes (Podemos), o ex-secretário da Agricultura da capital, Leonel Bertolini (PTB).
*********
A lista do articulista prossegue, com o deputado estadual Eyder Brasil (PSL), o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade), e destaca:
**********
Já o grupo do ex-governador Ivo Cassol vem com a vereadora Cristiane Lopes, que é boa voto e, por enquanto, a única mulher na disputa.
***********
É aqui que quero meter minha colher: Se Leo Moraes, não bater o martelo; só vejo dois desses 9 candidatos, com potencial para chegar ao segundo turno com o prefeito Hildon Chaves que está mais forte que ‘pau ferro’, já que sua administração está agradando a maioria dos portovelhenses.
**********
Os dois candidatos, dos quais, um deles disputará o segundo turno em minha visão são: o ex governador Daniel Pereira e a vereadora Cristiane Lopes.
*********
Como o grupo que está calçando a candidatura da Cristiane Lopes é muito forte e experiente e ainda tem como líder, o ex governador Ivo Cassol que ainda é muito admirado pelos eleitores de Porto Velho.
*********
E tem mais, acho que se a vereadora chegar ao segundo turno, o páreo para Hildon Chaves fica mais difícil, pois, pelo fato de ser a única mulher na disputa, receberá apoio maciço do eleitorado feminino.
*********
Anotem o que escrevi e quando dezembro (mês da eleição) chegar, veremos se estou certo ou não.
*********
É apenas minha opinião.
*********
Voltando a minha praia! Na data de hoje, se tudo estivesse normal, seria aberto o Circuito Junino com a abertura do Arraial Flor de Cacto.
*********
Infelizmente, o novo coronavírus fez que com que todos os eventos culturais e em especial os Arraiais juninos, fossem cancelados.
**********
Outro evento que começaria esta semana, era a Rondônia Rural Show. Agora só em 2021.
**********
E viva a cultura popular!
Arraial Flor de Cacto
Se não fosse a pandemia do coronavírus o Circuito Junino 2020 começaria hoje
Caso os eventos culturais com a participação de muitas pessoas, pudessem acontecer, hoje começaria o Circuito Junino 2020, com a abertura da 23ª edição do Arraial Flor de Cacto.
O Circuito Junino atualmente, é o maior evento da cultura popular, coordenado pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural e da Semdestur que montam a estrutura dos arraiais que fazem parte do Circuito, que começaria hoje e só terminaria no final do mês de agosto. No meio do circuito junino aconteceria o Arraial Flor do Maracujá que é coordenado pelo governo estadual via Sejucel.
O Flor de Cacto foi criado pelos vereadores Rubão Matias e Rubinho Luz no ano de 1997/98 e desde sua primeira edição, de sempre acontece na última semana do mês de maio no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho.
O Projeto “Arraial Flor de Cacto” tinha como principal objetivo, o que continua tendo, proporcionar a cultura popular das danças de Quadrilhas e Bois Bumbás aos moradores do bairro Caladinho e demais bairros da Zona Sul. Enquanto Rubão e Rubinho permaneceram vereador o Arraial contou com o apoio da prefeitura de Porto Velho. Os dois deixaram a política e passaram a coordenação do Arraial para a Associação dos Moradores do Bairro Caladinho e aí o Flor do Cacto conseguiu se manter no mesmo nível, até os dias de hoje.
Com o tempo, o Flor de Cacto ganhou o status de segundo maior Arraial Junino de Porto Velho (perdendo apenas para o Flor do Maracujá). Durante alguns anos, a Federon realizou o Concurso de Eliminatórias no Flor de Cacto, ali também algumas vezes, foram realizados os concursos das Rainhas de Quadrilhas juninas.
Hoje o Flor de Cacto está sob a coordenação do engenheiro civil Clodoaldo Matos – Negaça. Para este ano Negaça tinha programado uma premiação de aproximadamente 20 Mil, que seriam divididos entre os seis primeiros grupos classificados no Concurso que seria coordenado pelo folclorista Silvio Santos. “Infelizmente a pandemia nos impediu de realizar o Arraial que com certeza, seria um dos mais concorridos, já que a premiação seria boa”, disse Negaça.
Além de tudo isso, o Flor de Cacto é o Arraial onde os grupos de quadrilhas ajustam suas coreografias, para a grande apresentação no Flor do Maracujá – “Agora é esperar 2021 chegar para voltarmos a montar nosso Arraial”, finalizou Clodoaldo Negaça.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando