Quarta-feira, 10 de junho de 2020 - 08h40
Lenha na Fogueira
O músico Bira Lourenço e a documentarista Andréia Machado serão os convidados da edição do Conexão Rondônia desta quinta-feira dia 11 de junho.
***********
Será a terceira edição do Projeto Conexão Rondônia que é uma série de transmissões pela internet, com artistas rondonienses que agora, em tempos de isolamento social por conta da pandemia, terão a experiência de levar suas obras para quem está em casa.
***********
Todas as semanas são convidados dois artistas, sendo sempre um músico que fará um show LIVE, e um outro de linguagens artísticas diversificadas que falará de sua trajetória na arte e na cultura.
***********
Na transmissão desta quinta feira 11, teremos a presença do músico percursionista, Bira Lourenço e da jornalista e documentarista Andreia Machado. Que de suas casas, abordarão suas trajetórias artísticas na cultura rondoniense.
************
A live terá a duração de uma hora, entre bate papo com Fabiano Barros e os artistas, e apresentações de músicas de Bira Lourenço.
***********
De acordo com Fabiano Barros, idealizador Conexão Rondônia, essa ação visa a aproximação do público com o trabalho dos artistas rondonienses, além de proporcionar um espaço para que pessoas possam contribuir com ações solidárias como o Mesa Brasil, que arrecada alimentos e distribuem para instituições sociais.
**********
ANDREIA MACHADO é bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, bacharel em Serviço Social e têm vários cursos de formação em produção cultural e trabalha na área desde 2009 em Rondônia, tendo recebido vários prêmios federais, estaduais na área da cultura e comunicação.
***********
Seu trabalho tem como objetivo a valorização da cultura amazônica. Ela faz parte do grupo Serpentário Produções e da Associação Diversidade Amazônica e é uma das realizadoras do documentário “os Nambiquaras e o Ritual da Menina-moça” com mais de 4 milhões de visualização no YouTube.
***********
BIRA LOURENÇO é Percussionista nascido em Porto Velho-RO, licenciado em Música pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem participações em vários registros fonográficos de compositores locais, ressaltando o Cd “Cordas e Barros” de Ceiça Farias, onde desenvolveu uma pesquisa de sonoridades em instrumentos e objetos de barro.
************
Desenvolve pesquisa e criação de dramaturgia sonora, como “Filhas da Mata” (selecionado pelo Projeto Palco Giratório/2010) e “Varadouro” (Rumos Itaú Cultural/2011) e mais recentemente, A borracheira (rumos Itaú Cultural/2019).
************
Dedica-se a pesquisar as possibilidades sonoras com água, instrumentos de barro e objetos, tendo como resultado o Espetáculo percussivo SONS DE BEIRA, o qual já percorreu cidades de Rondônia e fez diversas apresentações nos Teatros e escolas de Porto Velho, circulou pela Região da Amazônia Legal (incluindo São Luis e Teresina) pelo Projeto Amazônia das Artes/SESC (2017) e representou o Estado de Rondônia na 1ª Mostra de Música da Escola SESC do Rio Janeiro(2017), em breve lançamento de CD resultado das pesquisas com SONS DE BEIRA.
**********
“Neste momento em que as atividades culturais foram interrompidas, esta ação visa a aproximação do público com o trabalho dos artistas rondonienses, além de proporcionar um espaço para que pessoas possam contribuir com ações solidárias como o Mesa Brasil que arrecada alimentos e distribuem para instituições sociais.”
************
Dia: 11/06/2020 (Quinta—feira); Hora: 20h – hora de Rondônia; Link: https://www.facebook.com/
SETUR
A retomada do turismo em Rondônia
A equipe comandada pelo Superintendente de Turismo do Estado e Rondônia - SETUR Gilvan Pereira Júnior apesar da quarentena, decretada pelo governo estadual em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus – Covid 19 e seguindo todas as recomendações do Decreto governamental, desenvolveu algumas medidas que devem ser aplicadas pós pandemia.
As medidas têm como objetivo estimular o retorno do setor, de recuperar os impactos econômicos, apoiar e motivar o segmento, empreendimentos e empreendedores.
Rondônia possui um potencial turístico exclusivo, com combinações marcantes: rios, praias, ‑ florestas e cachoeiras, um mosaico de formas e elementos que só Rondônia tem. Diversão, lazer, entretenimento, aventura, negócios, história e cultura… “Nossa expectativa é impulsionar o TURISMO INTERNO, valorizando nossos produtos turísticos e despertando interesse em desfrutar das belezas naturais rondoniense”, disse Gilvan Júnior prosseguindo: “Para isso temos investido em estratégias, planos, ações e medidas que farão resgatar e até mesmo reinventar o empreendedorismo no Estado”.
A Retomada conta com o que a equipe da Setur denominou de TOP 10, que tem como eixo o seguinte:
Ações estaduais do turismo
1 - Placas de Sinalização Turística em todo Estado – indicando o atrativo turístico local;
2 - Cursos de Capacitação Turística destinado aos 25 municípios que compõe os 7 Polos do Estado;
3 - Chamamento Público - Apoio aos municípios através de Atas de Registro de Preços para atender estruturas de eventos turísticos;
4 - Material Gráfico de Promoção e Marketing dos Produtos Turísticos;
5 – Fun Tour – Influenciadores digitais e trade turístico conhecendo e promovendo os produtos turísticos do Estado;
6 - Feira Estadual de Turismo e Artesanato no Memorial Rondon;
7 - Ampliação do Programa Viaja Mais Servidor, atendendo os servidores estaduais, municipais e outras esferas federativas;
8 - Cartão de Turismo - Linha de microcrédito para o fomento do turismo no Estado;
9 - Capacitação para Plataformas Digitais – Apoio aos municípios na promoção de seus atrativos;
10 - Plano Estadual de Turismo e Formalização das Instâncias de Governança – Os 7 polos turísticos do Estado em cumprimento ao Programa de Regionalização do Ministério do Turismo.
Além disso a equipe também sugere que sejam desenvolvidas algumas ações Turísticas do tipo:
- Fortalecimento dos produtos turísticos (Pesca Esportiva, Unidades de Conservação, Turismo de Aventura, Turismo Rural e Etnoturismo)
- Atualização de Cadastros das Empresas do Segmento Turístico e Estatística de informações turísticas para construção de indicadores.
Propostas de Projetos
- Concurso de fotografia - (Será realizado nos polos turísticos, com o objetivo de enaltecer os atrativos turísticos)
Projeto Desenho de Arte em parceria com a SEDUC. (Desenvolver nos alunos a valorização pelo Estado, através da arte)
- Projeto Rally da Amazônia (convidando grandes competidores de todo o Mundo a estarem no estado de Rondônia.
- Projeto de Visitação. Campeonato de Pesca (Porto Velho, Pimenteiras, Cabixi e Alta Floresta)
- Ampliação do Memorial Rondon – Instalação de um CAT para turistas, revitalização da Locomotiva.
- Rondônia tem tudo – Confecção de livros para distribuição em serviço de hospedagem que pertencem aos 25 municípios do Mapa Turístico.
- Projeto de planejamento - Elaboração de licitação para Atas de Registro de Preços, para atender estruturas para eventos.
- Projeto de revitalização da Casa de Rondon no município de Vilhena;
- Atualização do portal oficial da Superintendência Estadual de Turismo.
Promoção e Marketing
- Publicidade de roteiros turísticos
- Inauguração dos Centros de Atendimento ao Turista – CAT no Porto Velho Shopping e Memorial Rondon.
- Promoção das Plataformas Digitais, site de Turismo “Rondônia Tem Tudo” https://rondoniatemtudo.ro.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando