Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira e locomotiva nº 4 + Dia do cinema brasileiro


Lenha na Fogueira e locomotiva nº 4 + Dia do cinema brasileiro - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Quer se deleitar com ótima programação em tempo de pandemia, mais de relaxamento na quarentena.

*********

Amanhã de manhazinha digo, as 7 horas, vai assistir o transporte da locomotiva nº 4 “Mal. Rondon”, do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, para o Memorial Rondon onde ficará exposta para fins de turismo.

*********

Para que a locomotiva seja realmente preservada e sirva como mais uma atração turística, do Memorial Rondon na Vila de Santo Antônio, a equipe da Setur que trabalha no Memorial sob o comando do Sargento Antero, preparou um local especial para receber a preciosidade histórica, construindo um elevado, dotado de linha férrea que servirá de ‘PATAMAR’ para a nossa máquina 4.

**********

Você pode assistir o içamento da máquina 4, do pátio da Estação da EFMM para a Carreta que a transportará, assim como se quiser, seguir a carreta e registrar sua instalação nos trilhos montados no Memorial Rondon. Ainda por cima, vai poder assistir à Missa na igrejinha de Santo Antônio o templo católico mais antigo em terras de Rondônia.

*********

A igrejinha foi inaugurada em 1913, e por algum tempo, serviu até de sede para reuniões da Maçonaria do Maior Município Brasileiro que foi Santo Antônio do Madeira a época que aquelas terras, faziam parte do estado de Mato Grosso.

********

Ou então, aproveitar para fazer uma visita ao Memorial Rondon onde vai encontrar a história da Comissão Rondon quando da implantação da linha telegráfica, em terras que hoje fazem parte do estado de Rondônia.

**********

Isso quer dizer, que você pode transformar o seu domingo, num dia dedicado ao conhecimento da nossa história.

**********

Desde que você obedeça ao protocolo de pelo menos se manter numa distância de Um Metro e Meio da pessoa que estiver ao seu lado, para evitar se contaminar com o tal de novo coronavírus.

*********

A turma comandada pelo Gilvan Superintendente da SETUR não está pra brincadeira, tenho até a impressão que a SETUR, é um dos órgãos do governo estadual, que mais está produzindo em tempo de quarentena.

*********

Os caras não param, quer confirmar o que estou postando, acessa a página do face book, Instagram e confere.

********

Se não estou enganado, a restauração da Casa de Rondon em Vilhena ainda este mês, é mais um empreendimento que tem o dedo da SETUR.

********

Recentemente lançaram os 10 Eixos que serão implantados no desenvolvimento das Estâncias Turísticas de Rondônia.

*********

Só um detalhe, se realmente você for prestigiar o transporte da locomotiva 4 do pátio da Madeira Mamoré, não esquece de colocar a máscara e usar álcool em gel.

*********

E vamos curtir este sábado, com muita paz e amor!



Lenha na Fogueira e locomotiva nº 4 + Dia do cinema brasileiro - Gente de Opinião

Dia do cinema brasileiro e a produção cinematográfica nacional

 

 

Ontem sexta feira 19, foi comemorado o Dia Nacional do Cinema Brasileiro.

A data é uma homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – o primeiro cinegrafista e diretor do país – registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898. Basicamente, Afonso Segreto fez imagens da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território

O articulista do UOL Leonardo Rodrigues publicou matéria muito interessante sobre a sétima arte produzida no Brasil com o seguinte título: 7 filmes que você precisa ver antes de falar besteira do cinema nacional.

Seja sicero. Você, digníssimo leitor do UOL, já deve ter ouvido diversas vezes: 1) "Ah, o cinema brasileiro é muito ruim"; 2) "Filmes brasileiros só têm palavrão e cenas de sexo"; 3) "Para que investir nisso, se o país tem problemas mais urgentes?" Se você já teve a infelicidade de repetir alguma dessas frases, fique com o recado: há poucas formas de estar mais equivocado.

Mesmo com problemas e dificuldades históricas de financiamento, o cinema produzido no Brasil foi e continua rico e pujante. E não somos nós, brasileiros, que estamos dizendo. Incontáveis prêmios e indicações recebidas nos principais festivais do mundo falam por si, assim como a admiração de importantes cineastas de vários países.

Se para você o que vale é apenas o argumento econômico, estamos falando, só para início de conversa, de um setor que gera mais 100 mil empregos no país e injeta R$ 19 bilhões anualmente na nossa economia. Tudo isso não foi suficiente para te convencer da importância do cinema nacional? Então que tal começar pelo básico assistindo aos filmes?

Para te ajudar no Dia do Cinema Brasileiro, trazemos abaixo um pequeno mas significativo recorte, com sete exemplos de produções primorosas e influentes. Caso você realmente goste de cinema e ainda tenha preconceito, provavelmente elas vão te fazer mudar de opinião.

'Cidade de Deus' (2002, dirigido por Fernando Meireles) Retrata o crescimento do crime organizado na comunidade que dá nome ao filme, com 60 atores principais, 150 secundários e 2600 figurantes. Mudou paradigmas do cinema brasileiro e recebeu quatro indicações ao Oscar (melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia). Também influenciou Quentin Tarantino e o ator Michael B. JMichael B. Jordan, que se inspirou na história para criar o vilão de "Pantera Negra".

'Deus e o Diabo na Terra do Sol' (1964, dirigido por Glauber Rocha) Mistura drama e faroeste ao contar a história de um sertanejo (Geraldo Del Rey) que leva uma vida sofrida no interior, em uma terra desolada e marcada pela seca. Considerado um marco do cinema novo, foi indicado à Palma de Ouro do Festival de Cannes e serviu de inspiração para cineastas consagrados. Entre eles, o sul-coreano Bong Joon-ho, que venceu quatro Oscars este ano com "Parasita".

Limite (1931, Mário Peixoto) - Em um pequeno barco à deriva, duas mulheres e um homem relembram seu passado recente e acabam sem força para viver, atingindo o limite de suas existências. Lançado no período de transição entre os cinemas mudo e falado, o filme apresenta inovações em fotografia e montagem, além de trazer uma inventiva narrativa não linear. Já foi reverenciado em Cannes e serviu de influência até para a obra de David Bowie.

'O Pagador de Promessas' (1962, Anselmo Duarte) Acompanha Zé do Burro (Leonardo Villar), um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de Candomblé. É denso, profundo e nos brinda com atuações edificantes. É um filme que encantou críticos do mundo e se tornou o primeiro nacional a ser indicado ao Oscar. Até hoje, é o único brasileiro a vencer o prêmio principal do Festival de Cannes.

'Ilha das Flores' (1988, Jorge Furtado) - O Brasil é reconhecidamente celeiro de grandes documentaristas, como Eduardo Coutinho, mas talvez nenhum filme do gênero sirva melhor como porta de entrada do que este curta de Jorge Furtado. Reflete sobre a lógica capitalista a partir de um aterro de Porto Alegre onde restos de comida considerados inadequados a porcos são dados a pessoas pobres. Texto primoroso, edição espetacular, lançado antes da "retomada" do nosso cinema.

'O Auto da Compadecida' (2000, Guel Arraes) - Lançado primeiro como minissérie, é um dos melhores exemplos de comédia tipicamente brasileira, sucesso de bilheteria e crítica. A adaptação da peça de Ariano Suassuna ainda inovou ao apresentar nas telas de cinema uma linguagem totalmente influenciada pela do teatro. A história de Chicó e João Grilo, dois sertanejos cascateiros que tentam sobreviver em um sertão injusto e desigual, jamais perdeu graça e atualidade.

'Tropa de Elite 2: o Inimigo Agora É Outro' (2010, José Padilha) - Mais uma prova de que cinema nacional de qualidade também combina com altas bilheterias. O filme é mais profundo e político que o primeiro e acerta em cheio ao explicitar relações escusas entre policiais, milícias cariocas e poderosos. Dez anos depois, dificilmente o tema poderia ser mais adequado. Isso sem mencionar a originalidade da mistura dos gêneros drama, policial e ação, que levou Padilha à Hollywood para dirigir o novo RoboCop (2014). 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)