Terça-feira, 14 de setembro de 2021 - 06h01
Lenha na Fogueira
O 13 de setembro em Rondônia:
**********
Talvez ou provavelmente, o dia 13 de setembro, seja uma das datas de maior importância para a nossa história.
**********
Começa pela data da criação em 1943, do Território Federal do Guaporé/Rondônia. Aqui temos que reconhecer a pessoa do Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira que no ano de 1940, convenceu o Presidente da República Getúlio Dorneles Vargas a vir a Porto Velho.
**********
Essa visita, segundo noticiado nos meios de comunicação da época, duraria apenas TRÊS HORAS e terminou por durar TRÊS DIAS.
*********
Lembrando que à época, Aluízio era o Diretor da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e recepcionou Getúlio cujo avião pousou no meio do Rio Madeira em frente ao Porto do Plano Inclinado.
***********
Três anos após essa visita, Getúlio decretou a criação dos Territórios Federais, entre eles o do Guaporé e nomeou seu primeiro governador o Cel. Aluízio.
**********
Depois de alguns anos, surge no dia 13 de setembro de 1974, a TV Rondônia filiada da Rede Amazônica de Televisão. Isso quer dizer, que a TV Rondônia completou no dia de ontem (13), 47 anos de existência. Parabéns à família Rede Rondônia de Televisão.
************
ANIVERSÁRIO DO SESC - Ontem (13), o Serviço Social do Comércio – SESC completou 44 anos de existência em Rondônia em especial em Porto Velho. São 44 anos de serviços prestados aos trabalhadores do comércio e comunidade rondoniense como um todo.
**********
Foi no dia 13 de setembro de 1993 que o seu Assis Gurgacz e o jornalista Emir Sfair entregaram a população de Rondônia o Jornal Diário da Amazônia o primeiro periódico da Amazônia totalmente informatizado.
***********
Ontem (13) pela manhã, a direção da empresa reuniu no pátio da sede do grupo SGC em Porto Velho, ex funcionários e funcionários atuais, além de autoridades, para a festa de 28 anos do Diário da Amazônia.
Da mesa das autoridades e convidados especiais, participaram o senador Acir Gurgacz, a deputado federal Silvia Cristina, Dona Ana Gurgacz responsável pelo funcionamento do jornal desde seu início em 1993, o gerente atual Acácio, o ex vice-governador e ex deputado estadual Airton Gurgacz, o presidente do SEBRAE e ex governador Daniel Pereira e o prefeito de Itapuã D’Oeste. Na plateia, funcionários, ex-funcionários e convidados.
**********
Foi uma manhã na qual nos sentimos em casa, pelo carinho e consideração que a turma do Diário dispensa a nossa pessoa.
*********
Posso afirmar que após passar por praticamente todos os jornais que existiram em Porto Velho como Alto Madeira, O Guaporé e Estadão do Norte, o Diário da Amazônia como empresa, foi o que mais me cativou, ao ponto de até hoje dispensar um grande amor por todos seus diretores, empregados e colaboradores. É uma família. Sinto-me orgulhoso em dizer, que fiz parte dessa empresa desde seu primeiro ano de existência.
***********
Parabéns família Diário da Amazônia, por mais um ano de existência. Que venham outros 28, sempre praticando um jornalismo sério e que deixa seus repórteres, colunistas e jornalistas a vontade para publicarem as mais variadas matérias, sem interferência em seus textos.
***********
Parabéns para todos que fizeram e fazem parte dessa família. Aliás, quem trabalhou no Diário da Amazônia sempre será parte integrante da família, por isso:
**********
Todos somos merecedores de PARABÉNS!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando