Quinta-feira, 11 de junho de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
Hoje, caso estivéssemos vivendo em tempos normais, o Grupo Teatral Êxodo, estrearia o espetáculo “O Homem de Nazaré” versão 2020.
*********
O presidente José Monteiro logo após a encenação do ano passado, fez contato com autoridades e empresas, com potencial para patrocinar a peça em 2020 e conseguiu muita coisa.;
**********
Por exemplo, o governo estadual através da Setur apoiaria o Grupo Êxodo, contratando com recursos oriundos de emendas parlamentares, 10 ônibus que trariam religiosos de cidades do interior.
**********
É claro que você deve estar questionando, o por que o governo contrataria ônibus para trazer pessoas para assistir à peça O Homem de Nazaré?
**********
Com a intermediação do superintendente da Setur, os que viessem para a Marcha assistiriam à peça O Homem de Nazaré sexta feira dia 12.
**********
Com certeza, a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, receberia um considerável público este ano durante os três dias de exibição da peça.
*********
Infelizmente a pandemia do novo coronavírus e a Covid 19, mudaram toda programação cultural, não só de Rondônia, mas, do Brasil e do mundo.
*********
Agora vamos ficar na expectativa da exibição da peça do Grupo Êxodo no próximo ano de 2021.
*********
Por falar em pandemia, o que está pegando agora, é a falta de informação correta sobre os bastidores dos últimos acontecimentos, provocados pela facilidade de se contratar determinados serviços, com o dinheiro que está entrando a ‘rodo’ nos cofres estaduais.
*********
***********
A Operação aconteceu principalmente na Secretaria de Saúde – SESAU o que não quer dizer, que o secretário Fernando Máximo esteja envolvido nas falcatruas.
*********
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o governador disse que o objetivo dessa operação não foi contra o governo de Rondônia e sim, contra empresas que burlaram o sistema para negociar com o Estado. Porém, ele não descartou punir qualquer agente público que esteja possivelmente envolvido em atos indevidos.
*************
Não sei não, acho que muita coisa ainda vai rolar em relação a falcatruas provocadas pela facilidade ao acesso a tanto recurso, colocado à disposição do enfrentamento ao novo coronavírus.
***********
Só sei que nestas alturas dos acontecimentos, tem muita gente de “barba de molho”. Tem ‘neguim’ que deve ter passado a noite em claro, preocupado com novas operações que em hipótese alguma estão descartadas.
*********
Tem gente que preferia estar entubado numa UTI só para não ser levado para depor. É como diz meu GURU Waldir Costa o Barba: “É o fim da rosca”.
*********
Agora o negócio é nos preparamos para acompanhar a live do Projeto Conexão Rondônia hoje a partir das 20 horas.
*********
Na transmissão desta quinta feira 11, teremos a presença do músico percursionista, Bira Lourenço e da jornalista e documentarista Andreia Machado. Que de suas casas, abordarão suas trajetórias artísticas na cultura rondoniense.
************
A live terá a duração de uma hora, entre bate papo com Fabiano Barros e os artistas, e apresentações de músicas de Bira Lourenço.
*************
Link: https://www.facebook.com/cultu
************
Registro nossa felicidade e agradecimento ao Senhor Jesus, pela recuperação do amigo músico, compositor e cantor Walci.
********
Walci recebeu alta ontem do Cemetron, onde estava internado com a Covid 19. Graças a Deus Walci está curado. Seja bem-vindo meu amigo!
O Itaú Cultural abre as inscrições para o edital de audiovisual
Descobertas e/ou redescobertas é o tema proposto pela instituição para o seu sexto edital emergencial, agora voltado para profissionais criativos ou técnicos do setor de audiovisual. Como nos anteriores – artes cênicas, música, artes visuais, poesia surda e literatura –, o intuito da organização é apoiar artistas sujeitos a atuar isoladamente e com possibilidades reduzidas de se expressar neste período de suspensão social.
Na sequência dos chamamentos para artes cênicas, música, artes visuais, literatura e poesia surda, o Itaú Cultural abre convocatória para um recorte de profissionais no setor audiovisual. As inscrições para este sexto edital do Arte como respiro: múltiplos editais de emergência devem ser realizadas a partir das 9h da segunda-feira, 15 de junho, exclusivamente em https://itaucultural.
“A paralisação e o cancelamento das atividades presenciais afetaram o setor cultural como um todo e a área de audiovisual não fica de fora. Sets de filmagem estão parados e gravações e produções foram canceladas”, observa o gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira. “Acreditamos que o edital emergencial possa contribuir um pouco para estimular esses profissionais e para ajudar na circulação de recursos na economia criativa, que a cultura e a arte ajudam a alimentar”, conclui ele.
O tema proposto para os concorrentes a este edital é descobertas e/ou redescobertas, uma vez que está na essência da existência humana e, naturalmente, faz parte do enredo de tantos filmes entre prazeres, dores, afetos, desafetos, medos, ousadias, saberes, histórias, objetos, espaços, percepções da vida e demais possibilidades. “Da infância à velhice, todos os dias é possível aprender algo novo ou enxergar algo com um novo olhar, com novos parâmetros”, reflete Ferreira. “O propósito é fazer as pessoas apresentarem um pouco dessas suas experiências em materiais criados, a partir dessa provocação ou que já existiam, que abordam essa vivência”, completa.
Critérios e seleção
Devem se inscrever profissionais atuantes na área de audiovisual, em funções criativas ou técnicas, há no mínimo um ano. Apenas será aceito um vídeo por inscrição e CPF, embora possam ser inscritos trabalhos em coautoria, desde que quem o inscreve seja um deles e detentor de todos os direitos de imagem, autorais e de exibição do vídeo. Além da aderência ao tema Descobertas e/ou Redescobertas, é necessário que o vídeo seja finalizado com até três minutos de duração, seja ele de ficção, documentário ou experimental.
Os trabalhos serão selecionados por colaboradores das áreas artísticas do Itaú Cultural, considerando-se, além dos critérios subjetivos e poéticos, a aderência ao tema, o cumprimento dos requisitos de participação e a análise da atuação profissional do proponente na área de audiovisual, de acordo com as informações fornecidas no formulário de inscrição.
Neste edital, serão contemplados até 200 trabalhos e cada um receberá o valor bruto de R$3 mil. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site do Itaú Cultural no dia 14/7; com possível prorrogação a depender do volume de inscrições. A instituição não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 17 de junho de 2020 em razão de congestionamento do sistema, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.
SERVIÇO:
Arte como respiro: múltiplos editais de emergência - Audiovisual
Abertura das inscrições:
Das 9h de 15 de junho até as 23h59 de 17 de junho
Em: https://itaucultural.
Anúncio dos selecionados: até 14 de julho no site do Itaú Cultural, podendo haver prorrogação, a depender do volume de inscrições.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando