Quarta-feira, 8 de julho de 2020 - 09h19
Lenha na Fogueira
Porto Velho a cidade que nasceu de costas para o Rio Madeira, completou 113 anos de surgimento, no último sábado dia 4.
**********
A cidade de Porto Velho, hoje capital do estado de Rondônia, foi oficializada como sede da construtora May & Jeckill no dia 4 de julho de 1907.
************
Segundo o historiador Francisco Matias, nesse dia os Estado Unidos se libertaram da Inglaterra, é o Independence Day.
**********
Lembra o historiador que: “Em todas as representações dos EUA, mundo afora, ocorre esta comemoração.
**********
No ano de 1907, em pleno coração da Amazônia, às margens do rio Madeira, no porto de abarrancamento conhecido como Porto Velho, em terras do município de Humaitá, técnicos e operários norte-americanos do consórcio May & Jeckill, contratado para construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré, aguardavam com ansiedade aquele 4 de julho para comemorar de forma bem patriótica sua independência”.
***********
“Afinal, eles estavam ali, sob o calor tropical da floresta, a mercê das febres palustres, longe de suas casas, mas em uma das possessões norte-americana para realizar uma das mais grandiosas obras ferroviárias do mundo, tão americana como se estivesse em solo dos EUA”, explicou.
***********
Matias disse ainda que eram costumes das empreiteiras ferroviárias norte-americana, bater simbolicamente um PREGO DE PRATA no primeiro dormente, e, ao terminar as obras, bater um prego de ouro no último dormente.
***********
Assim, a cerimônia de um ou de outro momento era muito prestigiada. Foi da mesma maneira no antigo porto amazonense, local escolhido para ser construída a estação inicial Madeira, da Madeira-Mamoré.
**********
“A partir desta data, disse o historiador, o acampamento da May & Jeckill daria lugar ao povoado denominado Porto Velho do Rio Madeira, ou, Porto Velho de Santo Antônio ou, simplesmente, Porto Velho.
**********
Seja como for, o povoado nasceu com as feições norte-americanas, com placas indicativas em inglês, onde se falavam vários idiomas, mas sobressaia-se o inglês como língua oficial”.
***********
Então meus amigos, a nossa querida Porto Velho, faz aniversário de surgimento, exatamente no dia 4 de julho.
***********
Infelizmente nós os portovelhenses de nascimento ou por adoção, desprezamos a data do surgimento da nossa cidade, para considerarmos apenas a data da criação do município de Porto Velho que é 2 de outubro que foi criado 7 anos após o surgimento da cidade de Porto Velho.
**********
Deveríamos fazer uma campanha perante nossos vereadores, para que o dia 4 de julho, seja oficialmente reconhecido como o dia do surgimento da cidade de Porto Velho.
**********
Lembro que em 2007, o então secretário de cultura do estado, Jucélis Freitas, mesmo sendo titular de uma secretaria estadual, nomeou uma Comissão com a missão de organizar a festa do Centenário da Cidade de Porto Velho.
*********
Fiz parte dessa Comissão e lembro, que durante uma reunião que estava acontecendo no gabinete do secretário no prédio do relógio, de repente, entra sala de ‘supetão’, um historiador que foi dizendo:
***********
Vocês não devem dar prosseguimento nessa comemoração, porque Porto Velho não surgiu em 1907 e sim, em janeiro de 1908.
***********
Argumentou o historiador que o governo federal, só liberou a licença para Farquar transferir o início da Ferrovia, de Santo Antônio para o local conhecido como Porto do Velho Lenhador, em janeiro de 1908.
***********
Jucélis receoso com a repercussão negativa, caso insistisse em comemorar a data de 4 de julho e com isso expor a figura do governador da época que era Ivo Cassol, cancelou a festa em comemoração ao Centenário do Surgimento de Porto Velho.
**********
Daí pra frente, ninguém mais se importou com a data. O que lamentamos!
**********
Porto Velho não é apenas a cidade que nasceu de costas para o Rio Madeira, é também a cidade que não tem uma DATA de NASCIMENTO para COMEMORAR!
Negócio fechado: novela “Pantanal” será produzida pela TV Globo
Pode até faltar alguma coisinha de ordem burocrática, mas fato é que Benedito Ruy Barbosa e a família dele já negociaram com a TV Globo os diretos de “Pantanal”.
E o desejo, vale deixar claro, desde o começo da conversa foi o de fazer uma nova novela. A proposta de série, também convém deixar esclarecido, nunca passou pela cabeça de ninguém.
Agora cabe à dramaturgia da Globo, organizar tudo que será necessário para a sua realização: definir cronograma de produção, estabelecer datas e já começar pensar em outras particularidades.
Entre elas, a escolha de um autor para os ajustes ou adaptações no texto original, como outro trabalho que será indispensável.
São detalhes que só agora, com o negócio sacramentado, poderão ser conversados e ajustados.
“Pantanal”, vale recordar, produzida pela TV Manchete em 1990, foi um grande sucesso na ocasião.
Detalhe
Apenas como curiosidade, o Benedito, num desses encontros, sugeriu que a direção do remake fosse entregue ao Ricardo Waddington, que hoje comanda toda a área de produção da Globo.
Um pedido, nesta altura, um pouco complicado de ser atendido, mas que deve ter deixado o Waddington honrado e agradecido. (fonte: Coluna do Flavio Ricco – do R7.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando