Quarta-feira, 7 de agosto de 2019 - 06h01
Lenha na Fogueira
Ainda sobre a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás e Arraial Flor do Maracujá 2019.
**********
É preciso dizer quem foi quem, durante a realização do evento. Os que realmente contribuíram com sua realização e aqueles que tentaram apenas atrapalhar.
*********
Não temos como não elogiar o trabalho incansável do professor, doutor Marco Antônio Teixeira. Esse cara, apesar de estar colaborando com a direção da Federon há alguns anos, este ano, superou todas as ações. Desde as audiências públicas, até domingo passado, quando da apuração das notas, o professor Marco Teixeira foi incansável. Principal defensor dos grupos folclóricos em ocasiões especiais, como aquela na qual um locutor desavisado, ofendeu todos os folcloristas. Ele pegou o microfone e passou o “pito” inclusive no superintendente da Sejucel. Pra mim, Marco Teixeira foi o “CARA” durante o 38º Flor do Maracujá.
**********
A equipe da Federon comandada pelo presidente Fernando Rocha que tinha o incansável professor Severino Castro em nome dos quais parabenizo todos que de uma maneira ou de outra colaboraram com a Federon na coordenação das apresentações dos Grupos Folclóricos.
**********
Os caras resistiram à falta de respeito de alguns da Sejucel. Graças à persistência da direção da Federon a partir de agora, quando se pensar em realizar o Flor do Maracujá, os representantes dos grupos folclóricos com certeza, serão ouvidos e mais respeitados.
***********
Quero elogiar o trabalho dos apresentadores Jaderson Araújo e Fábio Di Góes que souberam separar o joio do trigo. Apesar estarem sendo pago pelo governo estadual através Sejucel, se limitaram a divulgar o que tinha que ser divulgado. Entrego o troféu de apresentador revelação ao Fábio Di Góes. O Jaderson já é macaco velho no assunto.
********
De qualquer maneira e como Deus escreve certo por linhas tortas. Graças à falta de conhecimento do apresentador em questão. Foi liberado a partir do dia da falta de respeito para com os grupos folclóricos, falar o nome da FEDERON fato que até então era proibido.
***********
Já pensou! Os apresentadores foram “recomendados” a não se referir ao nome da Federon e seus diretores e nem mesmo o nome da Empresa MARQUISE a patrocinado dos grupos folclóricos já que o governo não repassou nenhum tostão aos grupos.
**********
Lembrando que graças ao pedido do governador Coronel Marcos Rocha a Energisa também destinou recursos aos grupos folclóricos através a Associação UNAJUP.
**********
Uma coisa é certa, a equipe da Sejucel através de seu superintendente Jobson Bandeira tem que ser reconhecida. Tirando a falta de consideração para com os grupos folclóricos a Sejucel trabalhou direitinho.
*********
Tudo pensado pelo superintendente foi cumprido: Os Barraqueiros não pagaram as taxas habituais, os preços estavam baratos, a decoração foi elogiada, o lanche após a apresentação de cada grupo foi servida (eu lanchei vários vezes) com o maior cuidado e estava ótimo.
*********
Não fosse as pendengas com os grupos folclóricos, Jobson e toda a equipe da Sejucel sairia do 38º Arraial Flor do Maracujá com o mérito de ter realizado o mais organizado de todos os tempos. A falta de senso não deixou que isso acontecesse.
*********
De qualquer maneira, todos da Sejucel estão de parabéns pela organização do Arraial Flor do Maracujá 2019.
*********
É como diz o filosofo K-Sol: “Ninguém faz nada sozinho”.
Exposição Cheiro da Mata do Franciney está na GAL
Imagens Amazônicas reproduzidas em telas e instalações podem ser apreciadas, até o dia 31 deste mês, durante a exposição “Cheiro da Mata” com obras do artista plástico Franciney Vasconcelos que está na Galeria Afonso Ligório – GAL na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho/RO.
A curadora Margot Paiva escreveu o seguinte sobre a obra de Franciney que está exposta na GAL: Cheiro da Mata é uma trilha densa dentro da floresta Amazônica que começa em Belém do Pará e desemboca nas cachoeiras de Rondônia com um olhar aglutinado a tudo que respira na fauna e na flora, deixando em justa posição o olfatismo, palativo atrelado a retina. É puramente atracado a essas paisagens que ocorre esse circuito apaixonado do aprimoramento das texturas das plumas tramas da folhas e ao orvalho que se evapora impulsionado a sensação poética do cheiro da mata através do olhar.
O artista Franciney com tradição pictórica embasada nos costumes ribeirinhos do Norte Brasileiro, emerge a mesma temperatura tropical nos muros da cidade estimulando o observador à sensação do mergulho nas águas geladas e aos pés descalço sobre as folhas macias das picadas da mata promovendo à população, emoção urbana de alta autoestima. A curadoria ocorreu em diálogo vivo e bem-humorado num fluxo pleno e lúdico do olhar matreiro do autor que dirige o resultado para uma ordem pura e ensolarada. Acentuando passo a passo seu fanático fascínio ao regionalismo e como um motor de rabeta nos contagiando pelo prazer da valorização de nossas margens, hábitos e costumes.
CARNAVAL
Carna Porto Folia, a volta do carnaval fora de época em PVH
Os foliões de Porto Velho, estão festejando a volta da realização do Carnaval Fora de Época na capital do estado de Rondônia.
A festa carnavalesca do meio do ano, vai acontecer nos dias 9 e 10 deste mês (sexta e sábado), no Parque dos Tanques sob a coordenação do carnavalesco Sandrão. De acordo com a produção o último lote de abadá está chegando ao fim. “Os interessados devem entrar em contato com nossos delegados, pois provavelmente até sexta feira pela manhã já não existam mais”, disse Sandrão.
Atrações
Duas atrações baianas animarão os dois dias do Carna Porto Folia, a cantora Gilmelândia e a Banda Psirico. De Porto Velho teremos o cantor Gabriel Parada a cantora Edineide Souza e o DJ Willames.
Open Bar
Quem adquirir ou estiver vestido com o abadá do Carna Porto Folia terá direito a 2 (duas) horas, das 20 as 22 de Open Bar.
Mudança de local
Inicialmente programado para acontecer na avenida dos Imigrantes, o Carna Porto Folia teve que mudar de endereço, cumprindo determinação administrativa de acessibilidade e comodidade. A organização do evento transferiu os desfiles para o Parque dos Tanques local onde até domingo passado, aconteceu o Arraial Flor do Maracujá.
Melhores informações: 99273-4956; 99329-9993; 99962-9209; 99331-7070 ou 99203-1286.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando