Sábado, 18 de janeiro de 2020 - 10h43
Estava vendo a programação oficial, que a prefeitura divulgou relativa ao carnaval de 2020.
***********
Quando me deparei com o paragrafo que diz, que a abertura, será com a realização do Baile Municipal no dia 14 de fevereiro, na casa de shows Talismã 21.
************
E mais, que o dito Baile será à fantasia, um resgate da gestão Hildon Chaves. Aí é que mora o problema, um resgate muito mal realizado.
***********
Quem viveu, viu e tomou conhecimento dos bailes ‘municipal’ de antigamente, sabe muito bem, que era uma festa carnavalesca muito chic, prestigiada pela fina flor da alta sociedade.
************
Isso não acontecia só em Porto Velho, era no Brasil todo. Basta lembrar, que o Baile Municipal do Rio de Janeiro acontecia justamente, no Teatro Municipal e o traje exigido era Fraque ou Fantasia. Em Porto Velho o traje tinha que ser Social Completo (terno e gravata) ou Fantasia.
***********
Baile Municipal jamais foi uma festa para o povão, então meus amigos da Funcultural de Porto Velho, se é pra resgatar o Baile Municipal que seja dentro dos padrões antigos.
***********
Se querem realizar um Baile Popular (politiqueiro), que façam a festa no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural como
fizeram no primeiro ano do mandato de Hildon Chaves.
************
Na Talismã, não vai nem o folião popular e nem o folião da elite.
************
O menos favorecido não vai alegando que o Baile é para os chics e o Chic não vai, alegando que o salão vai estar cheio de gente que não é do seu meio. Aí o tal de resgate vai pro brejo. Já realizaram um nesse estilo e foi o maior fracasso.
************
Não brinquem de fazer carnaval, pois, carnaval é coisa séria.
*************
Quanto o restante da programação está tudo bem. Inclusive, agora assumindo aquele carnaval, que o Beto Cezar vem realizando há alguns anos por sua conta, no Mercado Cultural, logo após o encerramento do desfile da Banda do Vai Quem Quer. Agora passa a contar com o apoio da prefeitura. Nota Mil para a Funcultural.
*************
No dia 23, será a vez da criançada aproveitar o carnaval com o Curumim Folia, uma matinê também no Mercado Cultural, com início às 16h, uma oportunidade para toda a família.
************
Para encerrar, no dia 25, das 17h às 22h, será a vez do Carnaleste, na Praça CEU, na rua Antônio Fraga Moreira, bairro JK.
************
Viram que na programação oficial da prefeitura de Porto Velho, não tem nada sobre Desfile de Escola de Samba!
**************
Se eu fosse da FESEC colocaria a Barba de Molho e corria pra Funcultural para saber, que história é essa de não incluírem os desfiles das escolas de samba na programação oficial?
************
Agora, oficial mesmo, será a programação 2020 da Banda do Vai Quem Quer que começa no próximo dia 22 (quarta-feira), e só termina no sábado de carnaval, por sinal, dia 22 de fevereiro, com o desfile em comemoração aos 40 anos da Banda do Vai Quem Quer.
***********
Quarta feira dia 22, será o Lançamento da Programação dos 40 anos da Banda do Vai Quem Quer. A festa vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos e vai contar com o lançamento das Camisetas 2020 e é claro com as musas. Uma delas, terá o corpo pintado com o desenho da Camiseta.
***********
Aliás, a marchinha que por sinal, foi composta por esse que escreve essas linhas, no Rio de Janeiro e se o Silvinho criar o arranjo e ensaiar com a Banda da Banda, será cantada durante o Coquetel de quarta-feira na Casa da Cultura.
************
Quem eu vi se bronzeando no Posto Dois – Praia do Leme (Rio de Janeiro), foi o amigo Eudes Claudino.
***********
E vamos nessa que o CARNAVAL JÁ COMEÇOU!
Coquetel de lançamento dos 40 anos da Banda VQQ
Chegou a Banda! Lá vem a Banda festejando mais um carnaval, são 40 anos de avenida, é folia levantando nosso astral.
Essa é a Banda do Vai Quem Quer 2020, cuja programação começa na próxima quarta feira dia 22, com o “Coquetel de Lançamento dos 40 Anos”, que vai acontecer pela parte da manhã, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
A presidente Sicília Andrade – Siça já oficializou o convite a toda imprensa e autoridades, para a festa que abre a programação alusiva aos 40 anos, do maior bloco carnavalesco da região Norte a Banda do Vai Quem Quer.
As quatro décadas da existência da Banda serão lembradas durante programação que começa no dia 1º de fevereiro, entre as 12 e as 22 horas – Evento alusivo a Primeira Década da Banda (10 anos de desfile da BVQQ), na Praça das Caixas D’água.
No dia 08 de fevereiro, também entre as 12 e as 22 horas, a Segunda Década da Banda (20 anos de desfile), na Praça das Caixas D’água.
A terceira Década da Banda (30 anos de desfile), vai acontecer no dia 15 de fevereiro entre as 12 e as 22 horas, na Praça das Caixas D’água.
Finalmente a Quarta Década da Banda (40 Anos de desfile), será no dia 22 de fevereiro, justamente no dia do seu quadragésimo desfile. As comemorações começam ao meio dia (12 horas) e terminam as 16 horas, com a saída da Banda comemorando 40 anos de desfile.
O desfile propriamente dito, está previsto para começar as 16 horas e terminar as 22 horas, do dia 22 de fevereiro. “Para tristeza de pouco e alegria de muitos, há 40 anos, a Banda está na Rua”, frase que será proferida pela presidente Siça Andrade as 16 horas do dia 22 de fevereiro.
Antes de tudo isso, não devemos esquecer que o Coquetel de lançamento dos 40 anos da Banda do Vai Quem Quer vai acontecer na próxima quarta feira dia 22 de janeiro, um mês antes do desfile oficial. Todos estão convidados.
Casa da Cultura Ivan Marrocos a partir das 9 horas.
Festival Tiradentes de Fotografia convida para palestra em Porto Velho
Uma equipe do Festival Tiradentes de Fotografia, participantes do projeto Foto em Pauta na Estrada. Realiza um encontro neste domingo (19/01), às 16h, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, para conhecer autores locais, em busca de trabalhos para a décima edição do Festival, que será realizada de 18 a 23 de março deste ano, na cidade mineira de Tiradentes. “Realizar esta viagem para a Região Norte reforça a intenção do Festival de Tiradentes de ser um evento de referência para a fotografia brasileira como um todo, não apenas focado no Sudeste, onde estamos”, afirma o idealizador e curador geral do evento, Eugênio Sávio.
Além de Porto Velho, os representantes do Festival realizaram encontros semelhantes em Belém, Manaus e Rio Branco.
Eugênio afirma que a organização do Festival de Fotografia de Tiradentes pretende surpreender o público. “Vamos apresentar obras de artistas que ainda não tiveram chance de ter trabalhos circulando nacionalmente”, acrescenta.
A fotógrafa Marcela Bonfim está divulgando o evento em Rondônia e incentiva a todas as pessoas apaixonadas por fotografia a que participem do encontro na Ivan Marrocos. “Eles (os organizadores do Festival) querem conhecer a cena da fotografia na Região Norte e aqui em Rondônia a gente precisa deste processo de reconhecimento. Todos estão convidados a participar. Eles vão apresentar, durante o encontro, a dinâmica do festival, como funciona, os projetos, e isso pode trazer ideias que possam ser aplicadas aqui no Norte”
Além de Eugênio Sávio, integram a equipe na expedição ao Norte do país os artistas mineiros João Castilho e Pedro David, que serão os curadores da exposição durante o Festival, em março.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando