Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Novos acadêmicos da ARL tomam posse hoje no teatro Guaporé + Oi Futuro lança edital nacional para aceleração de músicos


Lenha na Fogueira + Novos acadêmicos da ARL tomam  posse hoje no teatro Guaporé + Oi Futuro lança edital nacional para aceleração de músicos  - Gente de Opinião

Considere-se meu convidado especial, na solenidade de posse dos novos membros da Academia Rondoniense Letras – ARL que vai acontecer neste sábado 14, a partir das 19h30 no Teatro Guaporé.

**********

Na oportunidade estarei sendo entronado na Cadeira nº 38 cujo Patrono é nada mais nada menos que o saudoso amigo José Ailton Ferreira – Bahia.

 

Da nossa turma, falo de sambistas compositores, também serão empossados o Ernesto Melo cuja Cadeira tem como Patrono o grande Zezinho Maranhão e

 

***********

O Basinho – Antônio Serpa do Amaral Filho cujo patrono da Cadeira é o eterno Bispo de Porto Velho Dom João Batista Costa.

**********

O mago da fotografia regional Rosinaldo Machado também será entronado na Academia Rondoniense de Letras e o Patrono de sua Cadeira não poderia ser outro se não o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira.

**********

Confira a lista com os nomes dos 20 novos acadêmicos da ARL nesta postagem. Ontem publicamos uma lista que não estava completa, hoje estão todos na lista, confira.

 

***********

Após um lindo desfile em sua comunidade, realizado no dia 29 de fevereiro, rumo ao seu JUBILEU DE OURO, meio século de história,  para o sangue não esfriar, visando organizar suas ações, bem como definir suas prioridades, a exemplo dos anos anteriores, a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão, neste sábado, dia 14 de março, Planejará suas ações para o exercício 2020/2021.

 

***********

Tradicionalmente, o planejamento é realizado 15 (quinze) dias após o desfile, mês de fevereiro ou março, dependendo da data do desfile das escolas de Samba. 

***********

A Diretoria entende que para fazer um bom trabalho e superar as adversidades é necessário avaliar suas ações, para corrigir falhas do exercício anterior. Somente assim será possível definir e preparar seu plano de trabalho seguinte. Desta feita, a direção da escola resolveu marcar e fazer o seu Planejamento Estratégico. 

 

*************

Numa parceria com o grupo O Imaginário, a Direção se reunirá no Tapiri, sede social e administrativa do Grupo de Teatro a quem antecipa os seus agradecimentos.

*************

“Esperamos sair de lá, com ações realizáveis, para seguirmos nossa caminhada com sabedoria na condução da Escola, sobre tudo firmes e com a mesma garra de sempre, em mais um exercício, onde o encerramento deste ciclo deverá ser com uma celebração digna dos 50 anos de história da nossa grande Família Asfaltão”, disse o Presidente, Danilo Cardoso.

 

*********

Não esquece que estou te esperando as 19h30 no Teatro Guaporé para assistir minha posse como IMORTAL da Academia Rondoniense de Letras!


Lenha na Fogueira + Novos acadêmicos da ARL tomam  posse hoje no teatro Guaporé + Oi Futuro lança edital nacional para aceleração de músicos  - Gente de Opinião

Novos acadêmicos da ARL tomam posse hoje no teatro Guaporé

 

As 20 horas deste sábado dia 14, no teatro Guaporé, a Academia Rondoniense de Letras – Ciências e Arte – ARL realiza seção solene para empossar, 20 novos membros no seu quadro.

Segundo o presidente da ARL Wiliam Haverly a programação começa com o mestre de cerimônia Marco Antônio Rivoiro convidando a Acadêmica  Andreus da Silva Figueiredo a executar ao piano o Hino Nacional Brasileiro; em seguida o acadêmico Silvio Santos – Zekatraca interpretará de sua autoria a canção Porto, Velho Porto com acompanhamento ao violão de seu filho Silvio José Santos; Em seguida, o Poeta da Cidade Ernesto Melo acompanhado pelo seu irmão Ênio Melo interpreta a música “Porto Velho Meu Dengo”. A oradora escolhida por unanimidade pelos novos acadêmicos advogada e escritora Zênia Cernov fará uso da palavra e em seguida, Rivoiro convoca os novos acadêmicos a receberem suas estolas e medalhas como membros da Academia Rondoniense de Letras – ARL.

NOVOS ACADÊMICOS

CADEIRA No 5

Maria Berenice Alho da Costa Tourinho (professora, doutora, pós doutora, com livros publicados)

Patronesse: Profa. Marise Magalhães Costa Castiel

CADEIRA No 6

Andréa Andreus da Silva Figueiredo (pianista e educadora musical, vem preencher uma lacuna no quesito “artes” da ARL)

Patrono: José Vicente de Melo e Silva

CADEIRA No 9

Aleks Palitot (professor, historiador, vereador, com vários livros publicados e um programa na TV Aberta, com repercussão regional e nacional, “Trilhando a História”, que foca fatos, regiões e edificações históricas do Estado de Rondônia).

Patrono: historiador e padre Vitor Ugo

CADEIRA No 12

Rosinaldo Machado (fotógrafo de suma importância no registro dos feitos do ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, a fim de que o Território Federal de Rondônia se transformasse no pujante Estado de Rondônia.

Patrono: Jorge Teixeira de Oliveira

CADEIRA No 13

Ernesto Melo (compositor, músico, conhecido como o poeta da cidade, autor de uma das canções mais emblemáticas da capital: “Porto Velho meu dengo”).

Patrono: José Alves da Silva (Zezinho Maranhão)

CADEIRA No 18

Rosângela Aparecida Hilário (professora, doutora, pós doutora e grande liderança dos movimentos negros de Rondônia e do Brasil.

Patronesse: Tereza de Benguela

CADEIRA Nº 19

Francisco Santos Lima – Chicão Santos

Ator, diretor e produtor de teatro

Patrono: Sergio Pedro Corrêa de Brito

CADEIRA No 20

João Batista Correia (funcionário público com vários livros publicados, é contista, cronista e poeta)

Patrono: Joaquim Araújo Lima 

 

CADEIRA No 22

Nestor Ângelo D'Andrea Mendes (médico com vários livros publicados, contando inclusive a sua experiência no pronto-socorro.

Patrono: Carl Lovelace

CADEIRA No 23

Célio Leandro Silva (professor, doutorando, com livros publicados e coluna semanal em sites de jornalismo)

Patrono: José Pontes Pinto

CADEIRA No 26

Zênia Cernov (advogada de renome com vasta experiência na arte de escrever e que, na ARL, terá apoio dos confrades, para divulgar sua produção científica e literária). Na área do Direito, já publicou vários livros.

Patrono: Desembargador Hélio Fonseca

CADEIRA No 29

Délcio Alves Pereira (médico, romancista, contista, cronista com vários livros publicados).

Patrono: Belisário Penna

 

CADEIRA No 30

Diego de Paiva Vasconcelos (Advogado, professor/doutorando, autor de inúmeros textos literários, que logo chegarão ao conhecimento da sociedade, inclusive sua tese de doutorado será publicada por uma conceituada editora nacional).

Patrono: Fouad Zacharias Darwich

CADEIRA No 31

Celeste da Silva Sousa (professora/mestra que atua na área da literatura regional, onde tem feito trabalhos com foco em autores locais, inclusive da ARL.

Patrono: Pedro Tavares Batalha

CADEIRA No 33

Marco Aurélio do Nascimento Anconi (jornalista, escritor e autor do brasão do Estado de Rondônia.

Patrono: Bolívar Marcelino

CADEIRA Nº 34

Antônio Serpa do Amaral Filho

Advogado e Poeta – Autor do livro “O Pão Que o Diabo Amassou”

Patrono:  Dom João Batista Costa

CADEIRA No 35

Marco Antônio Faria (Juiz aposentado, Membro da Academia maçônica de Letras, com vasta experiência em atividades culturais e educacionais, podendo inclusive auxiliar na aquisição da sede própria da ARL).

Patrono: Áureo de Melo

CADEIRA Nº 36

Cledenice Blackman

Professora e escritora

Patrono: Henry Major Tomlison

CADEIRA No 37

José Gadelha da Silva Júnior (jornalista com grande experiência no jornalismo da TV aberta e um livro publicado)

Patrono: Assis Chateaubriand

 

CADEIRA No 38

Silvio Santos – Zecatraka (jornalista, autor de uma coluna semanal divulgada por diversos sites de jornalismo), já publicou um livro, é compositor de várias músicas inclusive “Porto, Velho Porto” gravada por Zezinho Maranhão além de ser grande batalhador pela realização de eventos folclóricos no estado de Rondônia.

Patrono: José Ailton Ferreira Bahia.



Oi Futuro lança edital nacional para aceleração de músicos 

 

O Oi Futuro e o Estúdio Toca do Bandido abrem as inscrições para o edital Aceleração LabSonica, que vai selecionar seis músicos ou bandas independentes para o ciclo de desenvolvimento de carreira. O objetivo é impulsionar novos artistas no mundo da música, incentivando a qualificação profissional e estimulando a experimentação e a colaboração. Artistas da música de todo o Brasil podem se inscrever até dia 4 de abril pelo site https://oifuturo.org.br/editais/aceleracao-musical-labsonica/ .

O edital é uma parceria do Labsonica, laboratório de experimentação no campo do som do Oi Futuro, em parceria com o selo musical Toca Discos, vinculado ao Estúdio Toca do Bandido, também voltado para o lançamento de novos artistas. Para se inscreverem, as bandas e cantores solo precisam ter dois anos comprovados com lançamentos e registros de shows. 

Do diagnóstico ao lançamento

Ao longo da aceleração, as bandas e músicos farão uma imersão para a produção de EPs e vão participar de workshops e mentorias orientados por profissionais especializados da área. O ponto de partida será um diagnóstico do ponto de carreira de cada selecionado, para avaliar necessidades e projetar etapas de desenvolvimento, incluindo seleção de repertório, capacitação em empreendedorismo e design estratégico profissional e artístico.

A primeira semana de capacitação acontece no espaço Lab Oi Futuro – espaço criado pelo instituto da Oi no Rio para estimular a inovação na economia criativa – e vai contar com a mentoria do produtor musical Iuri Freiberger, que vai coordenar a aceleração e orientar o design estratégico da carreira dos selecionados. Ao fim da primeira semana, os músicos vão participar de um SongCamp no Estúdio Toca do Bandido, onde vão participar de dinâmicas que estimulam a composição.

Em seguida, cada selecionado terá três músicas produzidas, com a orientação e condução da diretora artística Constança Scofield e do produtor musical Felipe Rodarte, ambos do tradicional Estúdio Toca do Bandido. Os EPs serão lançados pelo Selo Toca Discos em todas as plataformas digitais de streaming e download de música, com apoio de divulgação das bandas nas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube entre outras. O processo de produção e gravação vai contar com registro audiovisual de making of, e ao final cada artista participante vai ter um oficial recording session videoclip de uma música gravada ao vivo. O estúdio do Lab Oi Futuro vai sediar os ensaios, enquanto o estúdio Toca do Bandido será local das gravações e mixagem.

Ao final da aceleração, os artistas selecionados participarão de um pitching para uma banca de profissionais do mercado de música, no Lab Oi Futuro.  


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)