Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira: Os bois perdem público - Egípcios e Lendas de Invadem Flor do Maracujá


A Sinhazinha faz carinho no seu Boi querido Az de Ouro - Fotos: Roni Carvalho - Gente de Opinião
A Sinhazinha faz carinho no seu Boi querido Az de Ouro - Fotos: Roni Carvalho

Lenha na Fogueira

 

Após as apresentações das quadrilhas juninas, domingo A Roça é Nossa e quinta feira Rádio Farol, sugiro a direção da Federon e a Coordenação do Arraial Flor do Maracujá.

**********

Que os grupos de Quadrilha Junina sejam divididos em duas categorias. Grupo Especial de Quadrilha Tradicional e Grupo Especial de Quadrilha Evoluída.

*********

Pela categoria Evoluída, disputariam as juninas A Roça é Nossa, Rádio Farol, JUABP e Girassol.

*********

Postei as juninas Juabp e Girassol mesmo sem assistir as apresentações delas este ano (A Juabp dançou ontem e a Girassol dança hoje), porque sei que essas quadrilhas, vão se apresentar ou igual, ou melhor que a Roça é Nossa e a Rádio Farol.

**********

Basta lembrar-se de seus temas para este Flor do Maracujá: “Tribo Jua – Somos Filhos Dessa Terra” da Juabp que será ou foi desenvolvido pelo estilista e folclorista João Big que todos sabemos,  gosta de “escandalizar” com seus figurinos.

*********

A Girassol apresenta hoje o tema: “As Sete Trombetas” uma pesquisa que tem como base histórias que são contadas na Bíblia.

*********

Sem querer ofender ou desrespeitar as demais quadrilhas que dançam no Flor do Maracujá, mas, concorrer com essas quatro principalmente este ano, fica difícil.

**********

Quem vê as alegorias da Girassol que foram confeccionadas no pátio do Parque dos Tanques a céu aberto, com todo mundo podendo ver. Pode imaginar como será a apresentação da quadrilha do Bené na noite de hoje. Ano passado ela apresentou um espetáculo fora de série e por isso, conquistou o 1º lugar, este ano segundo o “Gerente” do Barracão de Alegoria Pai Beto não será diferente.

*********

No Grupo Especial de Quadrilha Tradicional, destaco as juninas: Flor da Primavera, Mocidade Junina, Rosa Divina, Rosas de Ouro. Essas com potencia para conquistarem o título de campeã do Flor do Maracujá.

*********

Dessas que apresentei para formarem o Grupo Especial de Quadrilha Tradicional a que está chegando perto daquelas que classifico como Evoluída é a Mocidade Junina.

**********

Esse estilo de apresentação, apenas com denominação um pouco diferente, acontece no Festival Folclórico de Manaus.

**********

Por falar nisso, o Festival de Manaus vai acontecer na segunda quinzena deste mês de agosto, que tal a Federon e a Sejucel mandarem suas equipes até a capital da Zona Franca pesquisar sobre esse estilo de apresentação de quadrilhas, para implantar no Flor do Maracujá.

**********

Como é que a gente pode contestar as apresentações das juninas Flor da Primavera, Mocidade Junina, Rosa Divina e Rosas de Ouro, só porque assistimos as apresentações super produzidas das juninas A Roça é Nossa e Rádio Farol e da Juabp e Girassol?

*********

Pois na dança, todas se equiparam, a diferença, está na produção das apresentações. As que classifico como evoluídas conseguiram, pelo menos este ano, arrecadar mais com suas promoções e contribuição dos chamados patrocinadores.

**********

O presidente da Roça é Nossa me disse que sua quadrilha investiu mais de R$ 50 Mil em sua apresentação no Flor do Maracujá este ano.

 **********

O João Big da Juabp também declarou em entrevista a um canal de televisão que o grupo já tinha investido mais de 50 Mil este ano.

**********

O mesmo diz a direção da Rádio Farol enquanto a Girassol talvez seja a que mais está investindo na apresentação deste ano, Passa dos 60 MIL.

**********

Criatividade conta ponto, mas, para se criar com maior qualidade, é preciso muito recurso e não é vendendo peixe assado que se consegue valores tão altos, mesmo sendo durante o ano todo.

*********

Os bois, por terem estagnado no tempo e na mesmice, a cada ano, perdem mais público.

*********

Como diz o dito popular: “Quem não pode fazer escola de samba, faz bloco de sujo”.


As dançarinas cristina Lims Cunhã Poranga e Rainha do Folclore do Az de Ouro - Gente de Opinião
As dançarinas cristina Lims Cunhã Poranga e Rainha do Folclore do Az de Ouro


Egípcios e Lendas de PVH

Invadem Flor do Maracujá 

Com público recorde até a noite da última quinta feira 1º, o Arraial Flor do Maracujá recebeu as apresentações dos grupos Minhas Raízes do distrito de Nazaré. Quadrilha Mirim Rosa Divina; Boi Bumbá Az de Ouro e a Junina Rádio Farol.

Após a belíssima apresentação da “Rosa Divina” Mirim, o bumbá Az de Ouro tomou conta da arena defendendo o tema “Porto Velho – Encanto de Cores e Lendas” em seguida, foi à vez de a Junina Rádio Farol proporcionar aos presentes, um espetáculo maravilhoso contando a História do Egito Antigo.

O Az de Ouro fez ótima apresentação, principalmente no que diz respeito a tribos coreografadas quando colocou na arena, a Cia de Dança Yaporanga. Os aplausos foram muitos a cada encenação em especial do Pajé. Parabéns a comunidade azul e branca do bairro Floresta.

Enquanto a equipe de produção da Rádio Farol montava os cenários, colocando pirâmides de mais de 10 metros de altura no meio da arena, o produtor cultural Ruymar leu a sinopse para o tema Egito Antigo.

De repente, como num passe de mágica, as pirâmides se abrem e aparecem no meio da arena, que a partir de domingo será batizada com o nome do Rafael Santiago e surge a quadrilha com todos os seus pares. O marcador caracterizado como Faraó Menés da inicio a apresentação e a bailarina Cristina Pontes especializada em danças egípcias, com um bailado próprio para a ocasião, mostra um resumo, do que o público a partir daquele momento iria apreciar.

Foram quase 50 minutos de espetáculo. Espetáculo que fez o público presente, aplaudir a Junina da Zona Oeste a cada apresentação dos itens.

Talvez extasiados com a grande apresentação da “Furacão do Norte”, o público permaneceu nas arquibancadas após a quadrilha sair da arena por mais alguns minutos, como se estivessem esperando uma apresentação extra da junina do professor Severino Castro. “Ela voltou a ser a grande Rádio Farol que todos sempre esperam” comentou a secretaria da Federon Mary Cyanne.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

AS 20 horas, Boi Bumbá Mirim Estrelinha; As 21 horas, Junina Mirim A Roça é Nossa; As 22 horas Boi Bumbá Diamante Negro e as 23 horas Junina Girassol. 

O Marcador entrou caracterizado de  Faraó Menés - Gente de Opinião
O Marcador entrou caracterizado de Faraó Menés

Galeria de Imagens

  • As arquibancadas e espaço ao redor da arena estavam com lotação completa na hora da Rádio Farol.
    As arquibancadas e espaço ao redor da arena estavam com lotação completa na hora da Rádio Farol.
  • O noivo da Rádio Faro estava caracteriza de Ramsés e a noiva de Nefertary
    O noivo da Rádio Faro estava caracteriza de Ramsés e a noiva de Nefertary
  • A quadrilha do bairro Mato Grosso fez ótima apresentação
    A quadrilha do bairro Mato Grosso fez ótima apresentação

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)