Domingo, 12 de julho de 2020 - 10h47
Lenha na Fogueira
Hoje o dia é todo dela, Maria Vitória minha netinha querids que está completando seus 3 aninhos nesta data. Como em virtude da Pandemia do coronavírus o vovô não vai poder abraça-la. Deixo aqui registrado meus mais sinceros votos de felicidades, saúde e que você minha queridíssima Maria Vitória, cresça sendo essa menina inteligente, que transmiti muita alegria e paz para todos nós; Parabéns também aos pais Silvinho e Dani.
**********
Não disse, que o problema é o primeiro dia. Ontem a produção do Arraial Flor do Maracujá Virtual, aconteceu as mil maravilhas, não houve corte e nem interferência durante as apresentações do grupos.
********
Desde a Rosa Divina Mirim, depois a Roça é Nossa e finalmente o Diamante Negro, a imagem foi perfeita, um único problema que observei, foi que o som da Banda do Diamante estava muito baixo, porém, no geral a apresentação foi muito boa.
*********
Agora, se tivesse uma classificação para o melhor da noite, sem sombra de dúvida, sem querer desfazer dos demais que se apresentaram, mas, a apresentação da Junina a Roça é Nossa foi espetacular, aliás, a Quadrilha do Fernando só não conseguiu o título de campeã do Flor do Maracujá em 2019, em virtude do escorregão de um dos seus personagem, na hora de sua apresentação individual, não fora o incidente, a turma do Esperança festejaria mais um título.
*********
Outra apresentação que emocionou foi a da Rosa Divina Mirim em especial o “Gaurdinha”, maravilhoso
*********
Já o Diamante Negro dispensa comentário, a turma comandada pelo professor Aluízio Guedes é das melhores em se tratando de brincadeira de Boi Bumbá. “Valeu velim danado”.
*********
Hoje teremos mais três grupos: Rádio Farol (mirim), Rosa Divina e Flor da Primavera. Com certeza três ótimas apresentações.
*********
Se no primeiro dia foram registrados quase 12 Mil visualizações no Flor do Maracujá Virtual, com certeza as apresentações de ontem (sábado), vão ultrapassar as 15 Mil, espero que chegue a 20 mil espectadores.
*********
Isso quer dizer, que o Flor do Maracujá Virtual já pode ser considerado como sucesso. Já pensou na noite da apresentação do meu Boi Corre Campo (brincadeira)!
********
Ontem teve expectador que mandou mensagem do Peru, isso quer dizer, que pelo menos na américa do sul já estamos sendo acessados.
*********
Gente de todo o Brasil enviou mensagem elogiando essa ou aquela apresentação. Temos aqui que elogiar os apresentadores Emilli e Juraci Júnior, os dois são um show a parte é uma sincronia sem par. Valeu dupla (caipira).
*********
Amanhã segunda feira, quem vai se apresentar são os grupos: Boi Mirim Veludinho, quadrilha Brotinho na Roça (de Ji Paraná) e quadrilha Coração Dourado
**********
Lembrando que as apresentações começam todas as noites às 19 horas e podem ser acessadas pelo endereço:
**********
Conexão Norte no YouTube e assistam o primeiro Flor do Maracujá Virtual hoje às 19h. https://www.youtube.com/user/
FLOR DO MARACUJÁ
2007 - De como a Quadrilha Rádio Farol quase foi rebaixada para o grupo de acesso
Antes de começarmos a contar a história de como a Quadrilha Rádio Farol, quase foi rebaixada para o grupo de acesso em sua apresentação no Flor do Maracujá de 2007, vamos lembrara que o Arraial Flor do Maracujá Virtual que está sendo apresentado através do face book da Federon e replicado pelo face da Unajup e Conexão Norte também pelo youtube, apresenta na noite deste domingo 12, os grupos: Rádio Farol (mirim), Quadrilha adulta Rosa Divina e encerrando a noite a Junina Rainha da Zona Sul Flor da Primavera.
As apresentações começam todas as noites às 19 horas. A coordenação é da Federon, Unajup e Conexão Norte com o apoio cultural do vereador Waldemar Neto e da empresa Marquise.
RÁDIO FAROL EM 2007
Até então considerada como a Junina a ser batida no Arraial Flor do Maracujá, a quadrilha Rádio Farol no ano de 2007, mais uma vez, entrou na arena do Flor cotadíssima para arrebatar o título. Seu presidente professor Severino Castro colocou na arena um tema sobre os “Astros Celestes” com um visual dos mais esplendorosos.
A apresentação da Rádio Farol, não deixou dúvidas de que levaria mais um título para sua sede. Seus integrantes, logo após a apresentação, começaram a festejar o título que para eles, seria confirmado com a abertura dos envelopes com as notas dos jurados no domingo à tarde.
JURADOS
Naquele ano, a Coordenação do Flor do Maracujá que era de responsabilidade da Secretaria Estadual de Cultura – SECEL que tinha como presidente da Comissão Coordenadora, a professora Nazaré Silva com o apoio da Cândrica Madalena – Bebel e uma equipe das melhores, convidou para atuar como Julgadores das apresentações do grupos de Quadrilha o artista plástico Ariel Argobe, a professora Odete, o professor Tuca e o professor Marco Antônio Teixeira, todos defensores da tradição na dança de quadrilha.
Domingo à tarde, a Arena do Flor do Maracujá ficou repleta de folcloristas em especial, pelos brincante e simpatizantes da Rádio Farol, tanta era a certeza de que o grupo seria mais uma vez consagrado campeão do Arraial Flor do Maracujá.
DECEPÇÃO
Quando terminou a apuração e foram somadas todas as notas, a Quadrilha Rádio Farol ficou classificada em 6º lugar. “O que? Bravejou o professor Severino, partindo pra cima do palco, quase que totalmente descontrolado, exigindo da Comissão a recontagem dos votos: “Alguma coisa está errada nessa contagem” dizia Severino. A recontagem foi feita e a Rádio Farol continuou em 6º lugar.
JUSTIFICATIVA
O item que recebeu a menor nota entre as personagens da Rádio Farol foi o casal de noivos. O jurado que detonou a nota do casal da quadrilha do Severino foi o professor Marco Teixeira que justificou, que havia tirado pontos do casal, porque o Vestido da Noiva não estava adequado, uma vez, que a noiva é uma jovem pura e por isso, seu vestido deve ser confeccionado todo em BRANCO e a indumentária da Noiva da Rádio Farol tinha detalhes em AZUL.
SEMINÁRIO SOBRE O FLOR DO MARACUJÁ
Diante do problema com o resultado do Arraial Flor do Maracujá que quase rebaixa a Rádio Farol, a professora Nazaré resolveu realizar um Seminário para se discutir o futuro do Arraial.
Severino juntou tudo quanto foi prova para derrubar o argumento do professor Marco Teixeira. O Seminário aconteceu numa sala do Rondon Pálace Hotel.
Antes mesmo que o evento começasse, Severino se encontra com Marco Teixeira e prova que a “Noiva de uma quadrilha não é uma jovem pura, como você quer, basta lembrar, que a Dança acontece como festejo do casamento, que foi realizado praticamente forçado, já que o noivo havia abusado da noiva e esta se encontra grávida, por isso ‘doutor’ Marco, o vestido da noiva não tem que ser branco e mais, o vestido da minha Noiva representava a Lua por isso, era azul e branco” disse Severino.
Essa justificativa foi aceita por Marco Teixeira que pediu desculpas ao Severino, mas, não anulou os votos dados a quadrilha, que permaneceu em 6º lugar.
Durante o Seminário o professor Marco Teixeira deu uma aula sobre a origem da dança de quadrilha.
Epilogo – Depois desse episódio e pedido de desculpas, os dois, Severino e Marco Teixeira se tornaram amigos ao ponto de Severino ter conseguido efetivar o professor Marco Teixeira como Coordenador da Comissão de Jurados do Arraial Flor do Maracujá até os dias de hoje.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando