Quinta-feira, 5 de março de 2020 - 06h00
Lenha na Fogueira
Começa nesta quinta feira dia 05, o Projeto Canta Mulher 2020 com o espetáculo musical Maria de Verdade no Teatro 1 do Sesc Esplanada.
**********
No ano de 2020, o Projeto Canta Mulher segue pelos trilhos das canções que encantam a cena musical e artística de Porto Velho.
**********
Na semana da mulher de 05 a 08 de março, o Projeto Canta Mulher leva aos palcos do Teatro 1 SESC/RO e PVShow no Porto Velho Shopping, o Show Musical Maria de Verdade. O projeto recolhe na obra de Marisa Monte, uma trilha sonora musical que pulsa na alma de toda mulher, de todas as Marias.
***********
A programação no Sesc começa às 19h30 com palestra da professora doutora Berenice Tourinho. O Show musical começa às 20 horas.
***********
Mudando de pau pra cacete:
************
Tem certas coisas que só acontecem em Porto Velho. Exemplo: Somente agora, depois de não sei quantos anos e administradores, a prefeitura está convocando a população, para discutir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
***********
Quer dizer, enquanto isso a cidade vai continuar alagada, toda vez que chove.
***********
As reuniões comunitárias ocorrerão em todos os distritos do Alto, Médio, Baixo Madeira e Distrito Sede de Porto Velho.
**********
A Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), vai realizar de 9 a 13 de março as oficinas comunitárias que fazem parte do processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS).
**********
A participação popular não é somente de grande importância, mas obrigatória na construção dessas duas ferramentas que, após concluídas, vão garantir que diversas ações sejam realizadas para a melhoria da infraestrutura do saneamento básico de Porto Velho.
***********
Esta semana, uma equipe de mobilização da Sema, em conjunto com Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM)- empresa contratada para prestar o serviço de Assessoria Técnica e Metodológica no processo- visitará os distritos do Alto Madeira (Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã), Médio Madeira (Rio Pardo, Jaci Paraná, União Bandeirantes e Abunã) e Baixo Madeira (São Carlos, Nazaré, Demarcação e São Carlos) para fazer o convite a estas comunidades para participarem das reuniões e consequentemente contribuir com a construção dos Planos.
************
“Serão oportunidades para esclarecer sobre o que são, qual importância e a utilização deles na transformação dos distritos e do município como um todo no que se referente a saneamento básico”, destacou o titular da Semi, Álvaro Mendonça.
**********
Não faz muito tempo, foi discutido em Audiência Pública o Plano Diretor de Porto Velho, aí o leigo aqui pergunta: Saneamento Básico não é assunto de Plano de Diretor não?
**********
Sabe com o que está parecendo essa convocação da prefeitura? Com querer empurrar com a barriga, um problema que já deveria ter sido resolvido há muito tempo.
**********
Com certeza, caso o atual prefeito saia a reeleição, vai com certeza dizer em sua campanha, que sua administração se preocupou com o Saneamento Básico de Porto Velho.
**********
Sabemos que tudo isso, é balela. Conversa pra Boi Dormir. Do jeito que estão fazendo, a burocracia não vai permitir que o Projeto de Saneamento seja colocado em prática, tão cedo
**********
Só nos resta ficar lamento, a situação das comunidades que tão cedo não vão se livrar das ruas alagadas, por falta de respeito da administração municipal.
Regina Duarte toma posse e diz que buscará pacificação com o setor cultural
A atriz Regina Duarte tomou posse nesta quarta-feira (4) como secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro em cerimônia realizada pela manhã no Palácio do Planalto, em Brasília. A atriz é a quarta ocupante do cargo em 14 meses.
A nomeação foi publicada na edição desta quarta do "Diário Oficial da União". Também foram publicadas ao menos 12 exonerações de servidores em cargos de chefia, feitas pela nova gestão.
No discurso, Regina Duarte disse que vai buscar o diálogo e a pacificação do governo com o setor cultural.
"Meu propósito aqui é pacificação e diálogo permanente com o setor cultural, com estados e municípios, com o parlamento e com os órgãos de controle", afirmou a nova secretária.
Ela disse ainda que sua gestão à frente da pasta tratará a cultura como geradora de emprego, renda, educação e inclusão social.
“Uma cultura forte consolida a identidade de uma nação. A cultura é um ativo que gera emprego, renda, inclusão social, impostos, acessibilidade e educação. E é nisso que acreditamos”, completou.
De acordo com o Ministério do Turismo, pasta à qual a secretaria está vinculada, Regina Duarte vai comandar um orçamento de R$ 2 bilhões em 2020.
A nova secretária disse que o dinheiro que terá à disposição é suficiente para se fazer cultura e arte "criativamente". No entanto, afirmou também que é possível fazer "mais com mais".
“Acredito que se possa fazer muita cultura, fazer arte e tudo, com os recursos que temos, criativamente, como nos meus tempos de amadora”, disse a secretária. "Acredito também que se possa fazer mais com mais", completou.
Regina afirmou também que "vai passar o chapéu" em busca de mais recursos para a área.
"Acredito na busca da beleza, e já sabemos que beleza é inerente ao conceito de arte e assim para não fugir à regra na busca de uma beleza maior, vamos passar o chapéu, como de praxe, por que não? Se a vontade de fazer mais é grande, e os recursos são escassos, vamos passar o chapéu, sim”, concluiu a atriz.
A nova secretária também disse que, nas negociações com Bolsonaro para assumir o cargo, ficou acertado que ela receberia a secretaria de "porteira fechada" e teria carta branca sobre o órgão. Isso significa que Regina terá autonomia para tomar as decisões que considerar adequadas.
“O convite que me trouxe até aqui falava em porteira fechada, carta branca. Não vou esquecer não, presidente. Foi inclusive com esses argumentos que eu me estimulei e trouxe para trabalhar comigo uma equipe apaixonada, experiente, louca para botar a mão na massa”, disse Regina.
No seu discurso, Bolsonaro respondeu que a "porteira fechada" foi dada a todos os ministros, porém ele muitas vezes exerceu poder de veto em algumas indicações.
“Obviamente, em alguns momentos eu exerço poder de veto em alguns nomes. Já o fiz em todos os ministérios, até porque, para proteger a autoridade, que por vezes desconhece algo que chega ao nosso conhecimento. Isso não é perseguir ninguém. É colocar os ministérios, as secretarias na direção que foi tomada pelo chefe do Executivo”, explicou Bolsonaro.
Também em seu discurso, o presidente, disse que o governo está colocando a Cultura na mão de "quem realmente entende do assunto".
“Já deixamos um ano para trás e ainda, de forma tímida apenas, começamos a escrever a cultura. Com a chegada dessa grande mulher, Regina Duarte, estamos colocando nas mãos de quem realmente entende do assunto esse desafio”, disse o presidente.
Ele afirmou que Regina Duarte é a pessoa certa para, por exemplo, aplicar de forma mais eficiente a Lei Rouanet, que permite a isenção fiscal de pessoas física e jurídicas para financiar produtos culturais
“Depois de um ano de governo, nós achamos, tenho certeza, a pessoa certa que pode valorizar, por exemplo, a Lei Rouanet, tão mal utilizada no passado”.
Bolsonaro voltou a criticar a política cultural de outros governos que, de acordo com ele, cooptaram o setor com interesses políticos. O presidente disse que, mesmo com a “cabeça de um humilde capitão do Exército”, estava claro para ele que a cultura não deveria seguir esse modelo.
“O que muitos têm na cabeça é que eu sou uma pessoa que está longe de amar a cultura. Ao longo das últimas décadas, a cultura representou algo para nós que em muitos momentos não era aquilo que a grande maioria do povo queria, almejava. Ela foi cooptada pela política, de modo que ela foi usada para interesses políticos partidários”, completou.
A atriz foi convidada por Bolsonaro para assumir a pasta depois que o antigo secretário, o dramaturgo Roberto Alvim, foi exonerado.
Em janeiro, ao divulgar um concurso de artes, Alvim usou estética e discurso alusivos ao ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.
Ao tentar se explicar, o então secretário falou em "coincidência retórica", mas a reação negativa imediata e contundente dos mais variados setores levou Jair Bolsonaro a demitir o secretário no dia seguinte à divulgação do vídeo.
A posse de Regina ocorre após um mês e meio de conversas e acertos. Depois de ser convidada para comandar o órgão, a atriz visitou Brasília para conhecer a estrutura da Secretaria de Cultura e se inteirar das atribuições do cargo.
Apoiadora de Bolsonaro desde a eleição, a atriz foi convidada para o cargo em 17 de janeiro e anunciou o “sim” duas semanas depois. No fim de fevereiro, Regina Duarte e a Globo anunciaram a rescisão em comum acordo do contrato de mais de 50 anos.
Aos 73 anos, considerada um ícone das telenovelas no país, ela comandará uma estrutura vinculada ao Ministério do Turismo que ultrapassa as barreiras da dramaturgia. Cabe à pasta lidar com temas como economia criativa, direitos autorais, preservação do patrimônio histórico e democratização do acesso a teatros e museus, por exemplo.
A secretaria tem sete entidades vinculadas, que são as seguintes:
· Agência Nacional do Cinema (Ancine), responsável por fomento, regulação e fiscalização do mercado audiovisual;
· Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), responsável pela gestão de 27 museus federais e pela política nacional do setor;
· Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela gestão do patrimônio cultural brasileiro;
· Biblioteca Nacional, responsável por "coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira";
· Fundação Casa de Rui Barbosa, criada para divulgar a vida e a obra do jurista – um dos principais intelectuais da história do Brasil;
· Fundação Nacional de Artes (Funarte), criada para promover e incentivar o desenvolvimento e a difusão das artes no país;
· Fundação Cultural Palmares, voltada à promoção e à preservação da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando