Domingo, 24 de março de 2019 - 10h12
Lenha na Fogueira
O mês de abril vem aí com um bocado de atividades culturais, apesar de ser considerado o mês da mentira, pelo seu primeiro dia (1º). Mesmo assim, Abril promete uma Pauta mais que verdadeira na área cultural.
**********
A programação cultural começa no dia 4, quinta feira, com a realização do encontro dos Contrabaixistas, Na oportunidade, músicos de renome nacional aplicarão oficinas durante o dia e a noite, acontecem apresentações musicais com contrabaixistas de Porto Velho e de outros estados. Serão dois dias (quinta e sexta) de muita “Baixaria”, no Sesc Esplanada
*********
Já no sábado dia 6, o negócio será no Projeto Samba Autoral, com os compositores que frequentam o Projeto coordenado pela turma da escola de samba Asfaltão , que nesta edição, vai homenagear o compositor Ernesto Melo – O Poeta da Cidade.
*********
Não sei não, tudo indica que a homenagem ao Ernesto Melo levará ao Bar do Calixto grande número de expectadores, pois Ernesto é muito admirado e querido no meio artístico de Porto Velho. O “Velho” como é carinhosamente chamado nosso Poetinha, tem uma obra mais que admirada em especial, pelos estudantes de história e geografia e os que gostam de músicas cujas letras, são como se fossem crônicas do cotidiano da cidade.
**********
Por isso, acredito que mesmo os ensaios, que vão acontecer terça e quarta feira desta semana (26 e 27) no Bar do Calixto a partir das 19 horas, reunirão muitos admiradores da obra do meu amigo e parceiro Ernesto Melo. Eu como não sou ‘besta’, já informei a coordenação do Samba Autoral que irei cantar o sucesso “Porto Velho Meu Dengo”.
**********
Apesar de só acontecer no Mês de Maio, o Boto Rock da Funcultural, com certeza, vai agitar os roqueiros de Porto Velho já a partir do mês de abril, pois as bandas estarão ensaiando e com certeza nesses ensaios receberão muitos fãs.
*********
Nas artes cênicas muitas peças estão em fase de montagem final e com certeza, entrarão em cartaz ou permanecerão em cartaz no mês de abril, como é o caso do espetáculo IFÉ que começou a ser apresentado em Porto Velho na semana passada.
*********
No dia 14 de abril, é o domingo de Ramos quando se comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Para os Cristão uma grande festa
**********
E na sexta feira dia 19, é a Sexta Feira da Paixão (ou Sexta Feira Santa), o dia que para a igreja católica não é Dia Santo mais que o povo o respeita como se fosse. A procissão do Senhor Morto reúne milhares de devotos que seguem o andor do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas do centro de Porto Velho.
*********
Dia 21, além de ser o Dia de Tiradentes, este ano, vamos festejar o Domingo de Páscoa o dia de se presentear em especial às crianças, com o famoso OVO que recebe a alcunha de Ovo de Páscoa.
*********
Sem falar que em Porto Velho, os ensaios dos grupos folclóricos se intensificam pelos quatro cantos da cidade. Só lembrando que existem grupos de Quadrilha Junina em praticamente todos os bairros da capital, e em todas as Zonas.
***********
Só para registrar. Meu amigo Judilson Dias está ha alguns dias, internado no Centro Cirúrgico do Hospital de Base na fila da cirurgia Bariátrica.
***********
Breve vamos ver o “Gordinho” com o corpo sarado. Não sei se ele vai conseguir cumprir a dieta. Que Deus guie a mente e as mãos dos médicos que vão participar do procedimento do Judilson Dias. Segura as pontas aí Gordinho.
*********
Hoje é o aniversário do meu amigo José Monteiro o presidente do Grupo Êxodo, que volta a encenar a peça O Homem de Nazaré no mês de junho, na nossa Jerusalém da Amazônia. Parabéns criador do Flor do Maracujá!
Samba Autoral homenageia na 40ª edição o Poeta da Cidade Ernesto Melo
Na próxima terça feira 26, os compositores que frequentam o Projeto Samba Autoral se reunem a partir das 19 horas no Bar do Calixto e participam do 1º ensaio da 40ª edição do Projeto, que vai acontecer no dia 5 de abril.
Desta feita a coordenação do Samba Autoral vai homenagear o Poeta da Cidade – Ernesto Melo apresentando sua vas obra musical em especial no estilo Samba. Ha algumas edições resolvemos homenagear compositores de samba do Brasil afora, assim já cantamos Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara entre outros e para a 40ª edição o escolhido por unanimidade foi o Ernesto Melo cuja obra musical conta a historia da cidade de Porto Velho”. Disse Sílvia Pinheiro.
Ernesto Melo ao receber a notícia, ficou deveras emocionado e logo entrou em contato com a coordenação do Projeto se colocando a disposição dos compositores que vão participar do Samba Autoral em sua homenagem, para passar e ensaiar canções de sua autoria que não constam do CD por ele gravado. “Se algum dos amigos quiser uma música fora do CD, estou à disposição feliz da vida. Informo à Organização que não interpretarei nenhuma do CD” comunica Ernesto Melo.
ENSAIOS PARA 40º SAMBA AUTORAL
A coordenação do Projeto em comum acordo com os compositores que participação da homenagem, marcou ensaios para os dias 26 e 27 próximos, terça e quarta feira partir das 19 horas no Bar do Calixto a rua Jacy Paraná com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças. Alguns compositores já escolheram a música de autoria do Ernesto Melo que irão
apresentar por exemplo: Waldison Pinheiro (Miste ira) “Quem Desce a Av enida 7 de Setembro...”; Reginaldo Makumbinha “Todo Começo de Amor é Como Brincadeira”; As Pastoras “Santa Bárbara” e Sílvio Santos “Porto Velho Meu Dengo. A Coordenação ainda aguarda a escolha dos compositores Toninho Tavernard, Bainha e José Luiz Machado de Assis (Torrado). “Lembrando que faremos apenas dois ensaios”, finalizou Sílvia Pinheiro.
Sesc promove encontro de contrabaixistas em abril
O mês de abril vai começar premiando os músicos contrabaixista de Porto Velho com um evento que vai acontecer no Sesc Esplanada em Porto Velho durante dois dias.
O Sesc Encontro de Contrabaixistas, traz ao palco as composições, interpretações e improvisos dos contrabaixistas: Alexandre Negreiros; Alan Preste; Eliéser Costa; Paulo Araújo; e, Jessé França. Músicos da nossa região, que por meio da música instrumental urbana brasileira trarão um recorte dos produtos da música instrumental, valorizando a ação do fazer musical e demonstrando a pluralidade da cultura musical do Brasil. O projeto, ainda, oferecerá duas oficinas de contrabaixo elétrico: ritmos brasileiros no Contrabaixo; práticas de escalas como auxílio à performance musical. E desenvolvimento de experimentações com os artistas participantes, aberta ao público em geral.
MOSTRA SESC DE CINEMA
De 13 de março a 15 de abril estão abertas as inscrições para a terceira edição da Mostra Sesc de Cinema. Lançado em 2017, o concurso tem como objetivo promover e renovar o circuito cinematográfico nacional, além de facilitar o acesso do público a filmes produzidos no país, contribuindo para a promoção e o lançamento de artistas.
A edição de 2019 conta com uma novidade: podem ser inscritos médias-metragens, além de curtas e longas. Leia o edital para saber mais sobre a Mostra e acompanhe as novidades pelo site.
Em sua segunda edição, no ano passado (2018), o concurso recebeu inscrições de 1062 participantes, de 238 cidades, sendo 953 filmes de curta-metragem e 109 de longa-metragem. Inscreva-se!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando