Sexta-feira, 2 de agosto de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
Lamentamos profundamente o falecimento do jovem Rafael Farias Santiago, integrante da Junina "Estrela do Norte" durante sua apresentação como "Caçador", na noite da última quarta feira 31.
*********
Por mais que a equipe do Corpo de Bombeiros agisse com rapidez, não foi o suficiente para salvar a vida do quadrilheiro, vítima de enfarte fulminante no meio da arena de dança do Arraial Flor do Maracujá.
*********
Após a confirmação do seu falecimento, o presidente da Federon Fernando Rocha e o Superintendente da Sejucel Robson Bandeira reuniram os folcloristas presentes e no meio da arena, oraram pela sua alma. Foi um momento muito triste!
***********
Sem saber o que havia acontecido com o colega quadrilheiro, os integrantes da Estrela do Norte, dançaram animadamente durante quase cinquenta minutos. A notícia triste, só foi anunciada após a ótima apresentação da quadrilha da Marília.
**********
Enquanto isso, a arena recebeu com aplausos, os componentes do grupo de Boi Bumbá Marronzinho, que apresentou belas indumentárias e coreografia.
**********
Não darei mais detalhes sobre a apresentação do Boi criado pelo meu amigo Estevam da Vila Tupi e que tem como presidente nossa querida amiga Rose, porque um de seus integrantes, pediu a produção da RedeTV que estar atuando na transmissão do Flor do Maracujá, que no dia do Marronzinho eu não fosse escalado como comentarista de sua apresentação.
*********
Se fui impedido de comentar sobre a apresentação do Boi pela TV, com certeza o cidadão que solicitou ao Produtor da RedeTV/Cultura minha ausência, também não aceita que eu comente nesta coluna o que aconteceu com seu boi, na noite de quarta feira dia 31, na arena do Flor do Maracujá.
*********
Assim sendo, vou fazer de conta que não vi, os problemas com a indumentária do Pajé, nem com o Estandarte e muito menos, com aquela saída com todo mundo correndo. Veja o que diz o Regulamento da Federon 2019:
**********
Art. 7º - Caberá ao jurado avaliar todas as apresentações que lhe forem designadas, devendo atribuir notas entre 8 e 10 por cada item de sua avaliação. As avaliações serão conduzidas pelo princípio de nota máxima, caso não se evidenciem faltas e por decréscimo dessa nota a partir de falhas identificadas.
**********
§ 1º - Caberá ao jurado apresentar e qualificar o grau das penalizações, em relação a qualquer falha apresentada pelo Grupo. As penalizações poderão ser qualificadas como: a - Gravíssima; B - Grave; C - Média; D - Leve.
***************
§ 2º - Penalizações GRAVÍSSIMAS poderão sofrer perda de 0,5 a 1 ponto; penalizações GRAVES poderão sofrer perda de 0,1 a 0,5 pontos; penalizações MÉDIAS poderão sofrer perdas de 0,05 a 0, 09 centésimos de ponto e, penalizações LEVES poderão sofrer perdas de 0,01 a 0, 04 centésimos de ponto.
************
I - Infrações GRAVÍSSIMAS: falta de algum componente ou Acessório obrigatório entre as peças da indumentária e dos personagens.
***********
II - Infrações GRAVES - desorientação do grupo durante a apresentação, quebra da harmonia, ausência de sincronismo, erros na evolução das apresentações.
**********
III - Infrações MÉDIAS - acidentes que possam ocorrer ao longo da apresentação, independente da vontade do brincante ou do grupo que se apresenta. Exemplos: rasgar a roupa, perder elementos componentes das fantasias, cair, deixar cair adereços, faltar algum adereço.
***********
IV - Infrações LEVES - erros cometidos pelo narrador, erros de interpretação do enredo (tema) escolhido, falhas dos adereços e das alegorias, inadequação de adereços e alegorias em relação ao enredo (tema) proposto (desde que devidamente qualificadas pelo jurado).
************
Diante do exposto, só me resta ficar calado!
Rafael Farias Santiago
A saudade Flor do Maracujá
Aquela seria a noite do sonho do jovem quadrilheiro, pois sua junina Estrela do Norte, iria se apresentar e quem sabe, conquistar uma boa colocação entre os grupos que se apresentam pela categoria especial.
O trabalho de noites e noites sem dormir, preparando a apresentação da quadrilha, seria colocado à prova naquela noite. Alguns contra-tempos na hora da formação do grupo na área de concentração, elevou o nível da adrenalina. "Vamos assim mesmo", alguém falou, provocando o aumento do nervosismo entre os da organização. O locutor anuncia: Atenção quadrilha "Estrela do Norte" Dois Minutos! "Tá na hora, que Deus abençoe todos nós e ilumine os passos dos nossos brincantes, para que ninguém erre na hora da apresentação", foi a fala de incentivo da presidente Marília.
Tecladista e cantores no palco! "Acende minha poronga", pede o Seringueiro ao Caçador. "Meu Jamanxim. tá correto" pergunta o caçador. Estava tudo dentro do que exige o Regulamento, "então vamos entrar e arrebentar com a nossa dança" disse o Caçador ao Seringueiro.
Na dança da quadrilha de Porto Velho, os dois personagens Caçador e Seringueiro se apresentam juntos. O marcador pede ao 'sanfoneiro' que ataque de Pé de Coco que a "Estrela do Norte" vai entrar para mostrar a verdadeira dança da Quadrilha.
A junina entrou com uma animação além da conta, o ritmo acelerado do 'batidão', fazia os pares dançarem com mais vontade.
Na primeira volta na arena de dança, o Caçador dar sinal de que não está se sentindo bem, mesmo assim segue meio que cambaleando, ao lado da sua Dama. Não chegou ao meio da arena e foi desabando aos poucos. Os integrantes da quadrilha pensaram que tinha sido apenas um tropeção num dos "buracos" que existem na arena de dança. O jovem Seringueiro foi o primeiro a notar que o negócio era mais sério que uma simples topada, depois a Dama e por fim, a equipe de Socorro do Corpo de Bombeiros entrou e retirou o rapaz da cena.
A quadrilha continuou a desenvolver a coreografia ensaiada e nem viu que a ambulância havia saído do Parque dos Tanques levando o colega Caçador para um Hospital.
Só após o término da apresentação da quadrilha, foi que o locutor oficial anunciou: "Infelizmente o jovem quadrilheiro Rafael Farias Santiago o Caçador da Junina Estrela do Norte foi vitima de ataque cardíaco fulminante vindo a óbito".
O Flor do Maracujá silenciou, os quadrilheiros presentes, equipe da Sejucel e da Federon se posicionaram em forma de circulo no meio da arena e oraram pela alma daquele que até minutos antes, estava dançando ali no Flor do Maracujá.
O que era o sonho de um jovem, que começou a dançar quadrilha ainda criança, passou a ser apenas: "A Saudade do Arraial Flor do Maracujá 2019".
Descansa em paz Rafael Farias Santiago!
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando