Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira: Sesi Vilhena fica entre os melhores em Robótica


Lenha na Fogueira: Sesi Vilhena fica entre  os melhores em Robótica - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

O Movimento Cultural de Porto Velho (Rômulo Pacífico) e o Conselho Municipal de Cultura (Reginaldo Makumbinha) protocolou na última sexta feira dia 15, junto à Câmara de Vereadores especificamente aos vereadores Edwilson Negreiros, Alecks Palitot, Márcio Miranda e Márcio Oliveira. Solicitação de reunião para discutir sobre os Editais recentemente publicados pela Funcultural de Porto Velho que abriu inscrições nos segmentos de Teatro e Bandas de Rock

**********

Domingo passado dia 17, o Movimento se reuniu la no Espaço Tapiri do grupo O Imaginário e deliberou o seguinte:

**********

Durante a reunião, ocorrida no Tapiri às 16h00m (conforme compromisso firmado na reunião do domingo anterior), foram tratados os seguintes assuntos:

**********

1) QUANTO À REUNIÃO PRELIMINAR COMISSÃO DE CULTURA DA CMPV: a) Confirmar a data da reunião junto ao Alex Palitot (possivelmente será na quarta 20/03/2019). b) Na reunião, expor aos vereadores, de forma didática, os principais pontos que geraram a insatisfação do movimento quanto às posturas da Funcultural (enumerados na carta de solicitação de reunião), a saber:

***********

- Inatividade do Conselho Municipal de Cultura e ausência de implementação do Sistema Municipal de Cultura (PVH é signatária do sistema nacional de cultura);

**********

- Descumprimento da Lei que cria o programa municipal de teatro; - Ausência de diálogo com a classe artística para a elaboração dos EDITAIS de chamamento público nº 003 e 005/2019 (credenciamento de artistas e Boto Rock);

***********

- (Falta de) postura da gestão da fundação diante das tentativas de diálogo realizadas pelas diferentes setoriais da cultura no município (respostas atravessadas por redes sociais, falta de cortesia do presidente, etc.);

***********

c) Conduzir os diálogos na reunião para conseguirmos agendar a audiência pública com no mínimo duas semanas de antecedências, para termos tempo suficiente de divulgar a causa e mobilizar o movimento a comparecer no dia da audiência.

**********

2) UMA VEZ AGENDADA A AUDIÊNCIA PÚBLICA: a) promover uma campanha para divulgação ampla da temática da audiência nas redes sociais;

*********

b) para divulgação da audiência pública, promover o “ATO SHOW PACULTURA”, a ser realizado no final de semana anterior à audiência com apresentações artísticas integradas de diferentes seguimentos (teatro, dança, música, poesia, artes visuais, etc.);

*********

c) tentar pautas em rádio e TV para divulgar o ato show e a audiência pública.

**********

3) PRÓXIMA REUNIÃO DO MOVIMENTO SERÁ DIA 24/03/2019 (domingo), às 16 HORAS! - Contamos com as presenças de todos!

*********

O diabo é quem quer ser secretário de cultura. Já pensou, o cara vive o tempo todo na corda bamba.

*********

Ta pior que um dos dirigentes do bloco Leva Eu que está sendo acusado de não ter pagado os cordeiros e por isso, o bloco não desfilou no percurso completo.

**********

E não adianta a diretoria do referido “cordão” contestar o que estamos publicando, dizendo que o cidadão que está sendo acusado de mal pagador, não responde pelo bloco.

********

Por que o que sabemos, é que ele foi quem criou o bloco e estava em cima do trio dando ordem pra cá e pra lá. Então, por mais que queiram livrar o nome da entidade, não tem como.

*********

O que deveria ser feito, era a atual diretoria chamar esse pessoal que está cobrando para uma conversa e acertar, se não, no próximo carnaval, vai ficar difícil colocar o bloco na rua.

*********

É melhor receber 500 por uma apresentação no Boto Rock do que puxar corda de bloco e não receber nada.

***********

Vamos ver como é que a direção da Funcultural vai se sair de mais esse “rabo de foguete” e a direção do Leva Eu vai conseguir tirar da conta do Bloco a irresponsabilidade de um de seus diretores.

**********

É como diz o Oscar! Quem for podre que se quebre.


Sesi Vilhena fica entre os melhores em Robótica


A equipe Elev3r, da escola Sesi-Senai Vilhena, composta por 12 alunos e dois professores, ficou entre as vinte melhores colocadas, na disputa com mais de cem equipes participantes da etapa nacional dos torneios Sesi de Robótica First Lego League, First Tech Challenge e F1 nas Escolas, evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), neste final de semana, no Rio de Janeiro. Os melhores colocados garantiram vagas para campeonatos nos Estados Unidos, Austrália, Uruguai, Líbano, Turquia, e Abu Dhabi.

Formada por alunos do sexto ano e também do ensino médio, a equipe, sob a coordenação e orientação dos professores Silvio Vichroski e Lorines Neli Cezne, havia conquistado o primeiro lugar na etapa regional, que aconteceu em 2017, em Manaus, com a participação de alunos do Sesi da Região Norte.

Segundo o professor Silvio Vichroski, a equipe evoluiu muito e tem renovado os alunos que integram a Elev3r, que continua com o mesmo nome. As mudanças são apenas dos componentes. “Essa evolução é natural e as mudanças necessárias para obtermos cada vez mais e melhores resultados. Nossa equipe foi campeã em 2017, participou com destaque em 2018 e agora ficamos entre as vinte melhores equipes e como suplentes para os torneios internacionais”, disse.

A professora Lorines Neli Cezne explica que o tema da temporada 2018/2019, ‘Em órbita’, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Os alunos tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos com peças de Lego ainda tiveram de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita.

A aluna Daniela Leite Nascimento, da Categoria FLL, lembra que o Sesi Vilhena disputou com outras 116 equipes de alto nível. “Nossa equipe ficou muito bem colocada nesta etapa”. Já o aluno Guilherme Ramos, da Categoria FTC, ressaltou a dedicação de todos os participantes e o trabalho realizado pelos professores Silvio Vichroski e Lorines Neli Cezne. “Somos campeões e representamos o Sesi Rondônia com muita garra e determinação”, falou.

O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago destaca que desde 2006 o Sesi investe na inserção da robótica educacional nas salas de aula. Atualmente, todas as suas 505 escolas pelo Brasil contam com o programa no currículo. Até o ano passado, o Sesi realizava anualmente apenas o Torneio de Robótica First Lego, criado em 1998 pela First, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo Lego. O Sesi é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013.

A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos, em todo o mundo e os alunos do Sesi-Senai estão inseridos neste contexto”, argumenta Santiago.

Na análise do gerente da escola Sesi-Senai Vilhena, Silvio Leite, ano a ano, a equipe Elev3r tem avançado e alcançado bons resultados e também crescido em experiência e conhecimento para os alunos e professores. “Somos novos na competição, sendo que esse foi o segundo ano que participamos de uma etapa nacional, mas nossa equipe continuará e ainda trará muita alegria ao nosso estado", finaliza. (Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero - Carlos Araújo MTe – 162-RO)



ITAÚ CULTURAL

Prêmio de Literatura – Oceanos

inscrição em Língua Portuguesa 


As inscrições para a edição de 2019 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa estão abertas de 18 de março (segunda-feira) a 14 de abril (domingo). Podem ser inscritos os gêneros poesia, romance, conto, crônica e dramaturgia em língua portuguesa publicados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, em qualquer lugar do mundo – tanto em países cujo idioma oficial é o português quanto em países de outros idiomas — desde que as obras sejam escritas em primeira edição em língua portuguesa. 

As inscrições para a nova edição do Oceanos podem ser feitas pela editora ou pelo autor, com o preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada no site www.itaucultural.org.br/oceanos2019a assinatura digital do Termo de Responsabilidade e o anexo da obra inscrita em formato PDF, mesmo que tenha sido publicada apenas em versão impressa. O Itaú Cultural desenvolve a tecnologia que permite que todos os concorrentes sejam avaliados em uma plataforma digital por um júri internacional composto por poetas, escritores, críticos literários e professores dos países membros da CPLP — Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor Leste. 

Com o patrocínio do Banco Itaú, da República de Portugal, da CPFL Energia e do Instituto CPFL, e com a parceria do Itaú Cultural, que desenvolve a governança do Oceanos, a edição 2019 consolida a proposta de ampliar o intercâmbio literário e editorial entre os países de língua portuguesa e passa a contar com o apoio institucional da CPLP.

A curadoria desta edição do prêmio é formada pela escritora e jornalista Isabel Lucas, de Portugal, a gestora cultural Selma Caetano e o jornalista Manuel da Costa Pinto, ambos do Brasil.

Oceanos tornou-se um radar da produção contemporânea em língua portuguesa como mostra o equilíbrio dos vencedores 2018 anunciados em cerimônia realizada no Palácio da Ajuda, Lisboa, Portugal, que contou com a presença do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, da ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, do Embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo Machado, do diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, do subdiretor-geral da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB-Portugal), José Manuel Cortês, dos curadores Selma Caetano, Isabel Lucas e Manuel da Costa Pinto, de poetas, escritores e críticos literários.


Premiação

É importante lembrar que as grandes premiações internacionais, como o Booker Prize ou o Goncourt, tem como tradição a indicação de apenas um vencedor por ano. Oceanos continuará diversificando os vencedores, mas, de modo a valorizar ainda mais os premiados individualmente, passa em 2019 a contemplar três vencedores em vez de quatro como acontecia nos anos anteriores. Segue assim o padrão estabelecido na grande parte das premiações do âmbito cultural, que optam pela universalidade do pódio de três lugares.

Os 3 vencedores concorrem entre si pelas três premiações, que este ano passa a um valor total de R$ 250 mil – e não mais R$ 230 mil –, sendo: R$ 120 mil para o primeiro colocado; R$ 80 mil para o segundo e R$ 50 mil para o terceiro.

Os vencedores serão anunciados em dezembro, em local a confirmar.


SERVIÇO

Inscrições Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2018

De 18 de março (terça-feira) a 14 de abril (domingo)

Pelo site www.itaucultural.org.br/oceanos2019

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)