Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Show Quilomblocada, Binho e 3 DNos


Lenha na Fogueira + Show Quilomblocada, Binho e 3 DNos - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Quer uma programação de primeira linha? Vai ao Teatro 1 do Sesc toda noite, até o dia 26 e prestigia as apresentações artísticas da Mostra Sesc de Música.

***********

A qualidade dos artistas selecionados para esta edição, é de primeiríssima. As apresentações começam sempre as sete e meia da noite, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Vai lá e confere!

**********

Enquanto isso, na manhã desta quinta feira 24, vamos ter ou não, a certeza de que teremos desfile de escola de samba no carnaval de 2020.

**********

É que os dirigentes das escolas de samba, atendendo convite do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho Edwilson Negreiros participam de reunião a partir das 9 horas.

**********

A pauta é a confirmação ou não, do apoio dos vereadores às agremiações carnavalescas. Tudo começou com a audiência pública realizada há alguns meses, quando o Presidente do Legislativo Mirim prometeu subsidiar com recursos financeiros, a montagem dos enredos das escolas de samba no carnaval de 2020.

***********

Da reunião também vai participar o Diretor de Cultura da Funcultural nosso amigo Eudes Claudino. Aliás, foi ele quem cobrou o Presidente Negreiros uma posição a respeito da ajuda dos vereadores às Escolas de Samba.

**********

Como o presidente da Fesec estar em Manaus onde participa de um jogo de futebol, defendendo o time da escola de samba Asfaltão, quem vai representar a entidade na reunião, é o Antônio Neto (vice-presidente).

***********

Como na realidade, o assunto em pauta diz respeito a montagem dos enredos das escolas de samba, a direção da Fesec não fará muita falta.

***********

A torcida, é para que o apoio dos vereadores seja substancioso e assim, consiga ajudar os dirigentes a montarem os desfiles de suas agremiações.

************

Por falar em desfile de escola de samba, caso isso aconteça, em 2020 o local das apresentações será na avenida Dos Imigrantes ou seja, antiga Costa e Silva. Aliás, antes ou até bem pouco tempo, os desfiles aconteciam ali, portanto, a turma de sambistas já está acostumada e pisar naquele pedaço de asfalto.

**********

Acontece, que se tudo correr como o imaginado pelo governo estadual, a obra da Cidade da Cultura no Parque dos Tanques deve começar no mês de janeiro do próximo ano.

***********

A Cidade da Cultura além dos desfiles das escolas de samba, quando estiver pronta, será palco do Arraial Flor do Maracujá, ExporPorto e outros grande eventos.

**********

A grana, pelo menos para o inicio da obra, já se encontra depositada na Caixa Econômica Federal agencia Madeira Mamoré em Porto Velho e tem que começar a ser utilizada até janeiro se não, retorna ao Tesouro Nacional.

**********

Vamos apenas lembrar, que o carnaval, seja de blocos ou escolas de samba, é de responsabilidade da prefeitura municipal e não como acontece com o Flor do Maracujá e a ExporPorto que é da alçada do governo estadual via Sejucel.

**********

Assim, a Sejucel tem que se alinhar a Programação da Funcultural e não querer intervir na organização das apresentações, em especial, dos blocos de Trio Elétrico.

**********

Lembrando que os Blocos de Trio estão muito bem organizados, graças a direção da LIGA DOS BLOCOS tanto, que a direção da entidade, há algum tempo, vem se reunindo com os órgãos que têm a ver com os desfiles carnavalescos pelas ruas de Porto Velho.

**********

Ta tudo correndo dentro dos conformes que foram acordados junto ao MP, Policia Militar, Semtran, Prefeitura e demais órgãos e fazem parte de um TAC assinado por todos.

**********

Assim sendo, nada de meter a colher no feijão dos outros!


Lenha na Fogueira + Show Quilomblocada, Binho e 3 DNos - Gente de Opinião

SHOW

Quilomblocada, Binho e 3 DNos

Espetacular abertura da Mostra Sesc de Música 

 

A noite cultural da última terça feira 22, iniciou com a Mostra Sesc de Música, mostrando através da Palestra  “Música Popular Brasileira e os Movimentos Musicais em Porto Velho” e eu colocaria em especial, a chamada MPBera ou seja, a música produzida por autores  do Movimento em Defesa da Preservação da Amazônia, seja através da música, poesia ou literatura.

A Mesa contou com dois expoentes conhecedores do assunto. O compositor, poeta e músico Binho e o ativista cultural Samuel rapper da Quilomblocada. Os dois preferiram levar a discussão para o lado da MPBera. Sem sombra de dúvida, o Poeta Binho é o principal precursor do estilo “Beradeiro” de se expressar, seja na poesia ou na música. Já a Quilomblocada é a verdadeira essência da música hoje conhecida como MPBera.

Quando a programação passou para a parte musical, o público aplaudiu a produção  do Binho que contou com a participação (na guitarra) do T.J Mazieiro.

A segunda atração da noite, foi o Trio 3 DNós que logo de cara, levantou o público, que parcialmente lotou o Teatro 1, com um ritmo que lembrou o estilo Jakson do Pandeiro; era coco pela batida do pandeiro ou uma embolada pelo palavreado rápido do canto da Izabela Lima. As intervenções poéticas da Amádio quebravam o frenesi ao tempo que recebia calorosos aplausos. Foi a primeira vez do trio, num show como a Mostra Sesc de Música porém, pela qualidade, parecia que já estavam acostumados com o sucesso. O Projeto estar apenas começando, mais posso garantir,  o 3 DNós é a grata revelação da música ‘portovelhera’ que também é chamada de MPBera.

 

QUILOMBLOCADA

 

Chegou à vez do verdadeiro ritmo MPBera, isto ficou latente, desde o inicio da apresentação  da “Soul Quilomblocada”. Bera Ákila, Boca, Bera Samuel, Bera Flama e Bera Tino Alves e os demais Beras que integram a banda, levaram o público ao êxtase com o contagiante ritmo, que mistura rock, toada de boi, forró e envereda pela ciranda, sem deixar a pulsação cair. “É uma loucura essa Quilomblocada”.

A contagiante apresentação da Quilomblocada fez com que, praticamente todo público, permanecesse por algum tempo no teatro após o término da apresentação, talvez esperando a famosa saideira.

Enfim, quer saber de uma coisa: A verdadeira música de Porto Velho a MPBera, quem realmente faz, é a Soul Quilomblocada. “Soul Quilomblocada, Soul Quilomblocada... Bumbá Bumbá, Bumba meu Boi...” E lá se foi o público, na roda da Ciranda dançando e cantando o Escravo de Jó. Soul Quilomblocada!

 

 

PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA FEIRA

 

MESA: Produção independente e criação de selos coletivos musicais. A dinamização das relações humanas e dos fluxos de informação favorecidos pela consolidação da cultura digital, levou a indústria musical a passar por diversas reconfigurações nos modos de produzir, divulgar, distribuir e consumir música. Diante desse novo ambiente repleto de constantes mudanças, ocorreu à entrada de novos atores na cadeia produtiva da música e, consequentemente, o surgimento de modelos de negócios inovadores para divulgação e distribuição musical.

Local: Teatro 1 Sesc

Horário: 19h20

Participantes: Ramon (Tuer Lapin), Benvindo e Romulo (Benvindo ao Pacifico), Thiago Maziero (estúdio Ecos da Oca)

APRESENTAÇÕES

Local: Teatro 1 Sesc

Horário: 20h

Minhas Raízes

O Grupo Minhas Raízes é um projeto de inclusão social e consciência ambiental que expressa através dos bio-instrumentos que fabricam (reaproveitando o que a natureza descarta, e sem degradar o meio ambiente, e que são utilizados em seus shows), além de cantar a Amazônia e os lamentos da natureza, preservam a cultural Ribeirinha de seus antepassados.

Anayole Êba

Nascida em Porto Velho, filha do músico Baaribu Nonato, iniciou sua viagem e gosto pela música ao acompanhar o trabalho autoral de seu pai e outros músicos que fizeram parte de sua história até aqui. Anayole Êba motivou-se pelo palco da música afinando sua voz na tímida melodia das canções que recordam a sua passagem pelos momentos vibrantes da musicalidade vivida e sentida no canto de sua casa, no canto da sua história. Na mostra de Música a cantora fará o Show Ritmo Êba, que conta com a participação familiar de seu pai Baaribu e seu irmão Arthur Êba, recriando um cenário de roda de samba, embalado por canções que sempre rodearam a família.

Rud Prado

Rud Prado, é natural de Mato Grosso do Sul, reside em Porto Velho há 17 anos. Aqui sua produção cultural se iniciou pela poesia, crônicas e depois como compositor e cantor. Já participou três edições da mostra musical do Sesc e uma edição da Cesta Musical e outros projetos. Seu repertório como compositor é eclético e passeia por vários estilos como funk, MPB, samba, blues, rock e outros.

Tuer Lapin

Tuer Lapin é um projeto/banda de música instrumental inaugurado em meados de 2013 com o lançamento do álbum Esporádico, no qual foi apresentado um trabalho rítmico incomum tendo como matéria-prima a utilização de samplers e sintetizadores digitais, aproximando conceitos da música eletrônica com o rock e vertentes da música experimental. Em 2014, como banda, teve sua primeira apresentação. Nos anos seguintes, realizou a apresentação do inédito cineconcerto do filme ‘A Última Gargalhada’ (F.W. Murnau), o lançamento do álbum-filme Chac, gravado ao vivo, o lançamento do Banho de Cavalo, trilha sonora do filme homônimo de Michele Saraiva e Francis Madson, a turnê Giro Morte, com treze shows em nove estados brasileiros e se apresentou no projeto Instrumental SESC Brasil, em São Paulo e na Mostra Nacional de Música do Sesc no Rio de Janeiro. A formação atual do grupo é: Ramon Alves (contrabaixo), Raony Ferreira (guitarra), e Rodolfo Bártolo (bateria/percussão). 

Lenha na Fogueira + Show Quilomblocada, Binho e 3 DNos - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)