Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Liturgia do Lava pés na catedral de Porto Velho


Liturgia do Lava pés na catedral de Porto Velho - Gente de Opinião

Uma das liturgias da igreja católicas em Porto Velho, a do Lava Pés que acontece durante a Missa da Ceia do Senhor na Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus hoje às 19h30, é uma das mais aguardadas durante a Semana Santa, sendo superada apenas pela procissão do senhor Morto que acontece amanhã sexta feira

Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.

Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.
 

O Lavar-os-Pés no Novo Testamento

Não somente o Antigo Testamento nos mostra a purificação por meio da morte do Senhor Jesus, mas o próprio Senhor Jesus, no Novo Testamento, também fez algo para mostrar-nos a mesma coisa. João 13 mostra-nos um quadro do que um cristão deve fazer quando peca. João 13:1 diz: “Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Após essa palavra, o Senhor Jesus fez algo que mostra não apenas o Seu amor, mas o Seu amor ao extremo. João 13 é diferente de João 3. João 3 é sobre o amor inicial de Deus. João 13 refere-se ao amor de Deus no ápice. Uma vez que Deus ama a Seus filhos, Ele os ama ao extremo.

João 13:3 a 10 diz: “Jesus, sabendo que o Pai tudo entregara nas Suas mãos, e que Ele saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou as vestes de cima e, tomando uma toalha, cingiu-Se. Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Chegou, então, Simão Pedro. Este Lhe disse: Senhor, Tu me lavas os pés? Respondeu-lhe Jesus: O que Eu faço, tu não o sabes agora, mas compreendê-lo-ás depois. Disse-Lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se Eu não te lavar, não tens parte Comigo. Simão Pedro Lhe disse: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não tem necessidade de lavar senão os pés, mas está todo limpo”.



Hoje Quinta Feira Santa, bem que poderia ser denominado como o “Dia da Humildade”.

********Liturgia do Lava pés na catedral de Porto Velho - Gente de Opinião
Foi justamente numa quinta feira que Jesus lavou os pés de seus 12 apóstolos, com o sentido de mostrar que a humildade deve ser a tônica de quem realmente pretende fazer o bem ou ajudar o próximo.

********

Questionado por Simão Pedro, que não queria aceitar que o Mestre lavasse seus pés, considerando que não era digno de tanta honradez, ouviu Pedro de Jesus: Se Eu não te lavar, não tens parte Comigo.

**********

Hoje em dia, são raras as pessoas que praticam ato tão sublime como o que Jesus protagonizou.


********
A arrogância tomou conta do ser humano e principalmente daqueles que, por estarem assumindo um cargo, seja no governo ou privado, considera-se o dono da verdade e sai pisando os mais humildes.

********

Muitas vezes o pobre coitado por não ter condições de se apresentar com uma roupa melhor, é considerado marginal e em conseqüência, é expurgado do meio ou do ambiente freqüentados pelos que se consideram superiores.
 

Gente de Opinião


Clique AQUI e ouça a entrevista do Arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, concedida ao jornalista e advogado Maurício Calixto, na rádio Rondônia FM, nesta terça-feira (4).
 


********
A falta de humildade tem provocado muitas desavenças no meio da sociedade atual.

********
O caráter da pessoa não está na roupa, no calçado ou no quanto pode gastar.

*********
Caráter está em saber respeitar principalmente, o seu semelhante, dando-lhe oportunidade pelo menos de se expressar, antes de criticá-lo.

*********
Jesus Cristo ao lavar os pés dos seus apóstolos quis dizer que mesmo quando estamos ungidos dos mais altos cargos, temos que respeitar o próximo.

*********
O gesto que será repetido hoje em todas as igrejas católicas do mundo, não deve ficar apenas como registro de um fato que aconteceu há mais de dois mil anos. Deve sim, servir para lembrar que humildade não tem idade para ser praticada.

*********

Em vista disso e para mostrar que estamos longe de sermos considerados humildes. Publicamos um e-mail sem razão de ser, que foi enviado para este colunista através do no nosso editor Marcelo Freire.


**********

Enviei este email ontem no endereço zekatraca@diariodaamazonia.com.br ao colega Zé Katraca esclarecendo um equivoco publicado na coluna "Lenha na Fogueira" de ontem (3) onde o colega escreve: "Pelo lado musical Denis Carvalho responsável pela produção artística da feira foi dez. Do Manôa ao Caribé passando pelo o Jam Bera".

 


********
Como o colega não respondeu e nem publicou a errata resolvi publicar o conteúdo do e-mail aqui em respeito as bandas que se apresentaram.

 


********
Poxa Zé tu é funcionário da secretaria que realizou o evento, foi vacilo não saber a programação. Segue o e-mail que enviei ao colega.

 

********

 

Caro Zé Katraca,

*********

 

Lí sua matéria e coluna sobre a Feira do Artesanato e venho esclarecer as informações a respeito da programação cultural que foi citada.

 


********
A Feira contou na primeira noite com a apresentação de Kaly e os Kalhordas, Manoa e Beradelia, não o grupo Jam Bera, como você citou.

 

********

Esclarecendo: Jam Bera não é e nunca foi um grupo e sim um projeto idealizado por artistas e produtores locais que se reúnem todas as terças no Mercado Cultural de Porto Velho para apresentar diversas manifestações culturais como música, teatro, poesia e dança.

 


*********
O movimento começou com um pequeno grupo de artistas, foi crescendo a cada terça-feira com a participação cada vez maior dos artistas locais e hoje já faz parte da agenda cultural do Mercado.

 

**********

E falando nisso esperamos uma visita sua a Jam Bera! Ainda não vimos você por lá! Pena que a programação do Mercado Cultural vai parar por conta da reforma, mas quando retomar esperamos uma participação sua na Jam Bera.

 

*********
Peço que publique esta correção, pois os artistas que se apresentaram na Feira como Kaly e os Kalhordas e Beradelia não receberam cachê, então, no mínimo devem ter seus nomes divulgados corretamente na imprensa.

 


********

Grata pela atenção! - Luana Lopes
Jornalista e Produtora de vídeo

 
 

*********

Sabe Luana, mesmo assinando ponto na Secel, não tenho a obrigação de saber a programação dos eventos por ela realizados.


*********
Quanto a programação da Feira você não citou onde ela foi publicada. Tinha mesmo uma programação musical oficial? Se tinha ninguém divulgou. O que sei é que o Denis convidou alguns artistas para se apresentar e como não tinha cachê ele não pode exigir a presença de ninguém e em conseqüência, a programação era montada lá no ambiente da Feira de conformidade com os músicos e as bandas que chegavam.

********
Sexta feira estive lá e assisti o Manôa e logo fui embora, portanto e como ninguém anunciou a apresentação de outras atrações naquela noite e como com certeza, as bandas e os artistas que se apresentaram não contam com assessoria para fazer suas divulgações, a não ser quando o negócio é cobrar o Ze Katraca que não ganha nada para divulgar show de quem quer que seja.

********
Quando nos reportamos ao (movimento) Jam Bera, foi porque supúnhamos, já que ninguém nos informou, que o pessoal que se apresenta as terças feiras no Mercado Cultura foi o mesmo que se apresentou sexta feira e como não tínhamos o nome dos artistas e nem das bandas, colocamos que o JAM BERA (MOVIMENTO) não dissemos que se tratava de uma banda!

********
Ta faltando humildade, tanto da minha parte como da parte dos responsáveis pela divulgação dos artistas que se apresentaram na feira o Artesanato é Cem na noite de sexta feira.

********
Diante de tanta falta de humildade, que tal conjugarmos juntos o verbo: NÃO FULERARÁS!

 
 




 MÚSICA  

 Concurso Vale Cantar João Bosco - Inscrições   

Vencedor receberá um troféu e  R$ 10.500,00 em títulos de capitalização ou certificado de ouro quitadoLiturgia do Lava pés na catedral de Porto Velho - Gente de Opinião

O Prêmio da Música Brasileira 2012 segue dando chance aos talentos espalhados pelo Brasil, através do Vale Cantar João Bosco, dedicado ao grande homenageado da 23ª edição. José Maurício Machline, idealizador do Prêmio, mais uma vez está coordenando o concurso. As inscrições começam no dia 09 de abril e podem ser feitas através do site oficial www.premiodamusica.com.braté o dia 23 de maio. Os interessados podem enviar um vídeo onde interpretam um sucesso de João Bosco, com arranjo e formação musical a critério dos candidatos. Serão escolhidos três finalistas e o vencedor será conhecido apenas na cerimônia, que acontece no dia 13 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Vale é a patrocinadora oficial do Prêmio da Música Brasileira, que novamente contemplará duas categorias neste concurso: uma voltada para o público geral e uma outra exclusiva para os empregados da Vale. O grande vencedor de cada categoria receberá um prêmio especial no valor de R$ 10.500,00, em títulos de capitalização ou certificado de ouro quitado, e um troféu na noite da celebração, ao lado dos grandes nomes da música brasileira.

 A primeira edição do concurso Vale Cantar foi dedicada a Dona Ivone Lara, homenageada do Prêmio da Música Brasileira 2010. No ano passado,  foi a vez de celebrar Noel Rosa.

 

Regulamento do concurso

1. Até o dia 23 de maio os participantes enviam seus vídeos postados no youtube através do formulário de inscrição do site e os trabalhos serão avaliados pelos organizadores. A interpretação deverá, obrigatoriamente, ser em português (em grupo ou em solo), podendo ser utilizado instrumentos musicais diversos ou apenas um instrumento musical. É vedada a interpretação musical sem qualquer acompanhamento instrumental (não podendo ser unicamente vocal). A duração mínima do vídeo produzido deverá ser de 1’ (um minuto) e no máximo 3’30’’ (três minutos e 30 segundos).

2. Os realizadores selecionarão os 20 (vinte) melhores vídeos que ficarão disponíveis para votação do público através site www.premiodamusica.com.br. A votação do público e dos jurados ocorrerá entre os dias 24 e 30 de maio de 2012.

3. A divulgação dos 03 (três) vídeos (intérpretes) finalistas acontecerá no dia 04 de junho de 2012, no site do Prêmio da Música Brasileira (www.premiodamusica.com.br). Os finalistas irão ao Rio de Janeiro no dia 13 de junho participar da cerimônia de premiação.

 4. Serão selecionados 03 (três) vídeos (interpretações) finalistas do concurso, sendo que a seleção será efetuada através da maior pontuação entre os julgadores, sendo a comissão julgadora composta por dois jurados selecionados pelos organizadores do concurso cultural e um “jurado” representado pelo voto público, da seguinte forma:

a) Voto público (vale um ponto)

b) Primeiro Jurado (vale um ponto)

c) Segundo Jurado (vale um ponto)

5. Caso o participante selecionado não resida na cidade onde será realizada o Prêmio da Música Brasileira, os organizadores se responsabilizarão pela alimentação, hospedagem e transporte do candidato selecionado, bem como pelo transporte de retorno à sua cidade de origem ao final de sua participação, no território nacional.

6. A escolha do grande vencedor do concurso, bem como a entrega do Prêmio, acontecerá na cerimônia no dia 13 de junho de 2012, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e será divulgado no site do Prêmio no dia seguinte à realização do evento.

Qualquer pessoa que aprecie a obra de João Bosco

Músicos que não sejam reconhecidos na mídia

Músicos que não tenham discos gravados de forma independente ou lançados por gravadoras

Empregados da Vale, que devem obrigatoriamente informar seu cargo no formulário de inscrição para concorrerem somente em sua categoria exclusiva.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)