Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

LIVRO - Cristianismo e religiões de matriz Africana em Porto Velho


LIVRO - Cristianismo e religiões de matriz  Africana em Porto Velho - Gente de Opinião

Já está à disposição dos leitores interessados a obra coletiva dos historiadores Dante Ribeiro da Fonseca, Josué Passos de Melo, Marta Valéria de Lima e Luciano Leal da Costa Lima, intitulada “Cristianismo e religiões de matriz africana: aspectos do sincretismo religioso em Porto Velho, Rondônia”. Compõe-se o trabalho de um painel em nove capítulos contendo variadas abordagens sobre o tema. Os autores, professores doutores Dante Fonseca e Marta Lima e professores mestres Josué Melo e Luciano Lima, têm suas carreiras de pesquisadores vinculadas à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), os dois primeiros como professores do Departamento de História e os mestres seguintes, egressos dos cursos de graduação e pós-graduação em História da mesma universidade.

Iniciando com uma discussão sobre as raízes do sincretismo religioso afro-brasileiro, onde se busca captar a contribuição sincrética das diversas formas religiosas transmigradas para o Brasil, completa-se essa introdução com uma discussão sobre sincretismo e reafricanização, onde novamente são explorados os limites e potencialidades do tema. No capítulo III são abordados os aspectos da cultura religiosa e do sincretismo em Porto Velho, nele o autor propõe-se, a partir da leitura de obras que tratam sobre Estudos Culturais, História Regional, Religião Cristã, Religião Afro-Ameríndia, produzidas ao longo do século XX, lançar olhar sobre o encontro das religiões da cristandade, africanas e indígenas e da influência desse encontro sobre a religiosidade em Porto Velho.

 

Hoje tem Marquinho Sathan e Ciganerey em P. Velho

A partir desta sexta feira 30 de novembro, até o dia 8 de dezembro, o mundo do samba de Porto Velho não vai ter do que reclamar.

A programação pelo Dia Nacional do Samba que em Porto Velho será comemorado durante toda a semana, começa justamente nesta sexta feira 30, com dois shows que vão contar com sambistas do Rio de Janeiro.

 

Marquinho Sathan

No Mercado Cultural a partir das 20 horas, Beto Cézar apresenta o espetáculo que tem como principal atração, o sambista Marquinho Sathan dono de expoentes sucessos como “Me Engana que eu Gosto; Falsa Consideração e Simples Poeta entre tantos. Para receber Marquinho Sathan, Beto Cezar convidou Ernesto Melo, Itaian Garret, Harlen Ronald, Elias Neves e Waldison Pinheiro todos serão acompanhados pelo grupo Doce Melodia liderado pelo maestro Walber do Cavaco. “Aproveito para agradecer o apoio da Funcultural de Porto Velho que tem a frente o amigo Antonio Ocampo”, disse Beto.

 

Circuito do Samba

A escola de samba Acadêmicos da Zona Leste também entra na programação em comemoração ao Dia Nacional do Samba ao promover o Circuito do Samba com três programações específicas. A programação esta marcada para começar às 20 horas na Associação Guadalupe da rua Mamoré entre a Amazonas e a Raimundo Cantuária.

Na primeira parte da programação acontecerá o Concurso de Samba de Quadra que está em sua segunda edição. Os concorrentes disputam o troféu Marize Castiel e mais a premiação de R$ 1 MIL.

Num segundo momento será realizado, o Biografando o Samba quando o grupo Camafeu vai interpretar e acompanhar os compositores Toninho Tavernard e Hudson Souza cantando composições próprias.

 

Samba Enredo 2019




O Circuito do Samba será encerrado, com o show do interprete de samba enredo da escola de samba Acadêmicos da Rocinha Ciganerey também um dos autores do samba enredo da Acadêmicos da Zona Leste para o próximo carnaval cujo tema é “Negras Raízes – Os Quatro Eixos do Povoamento Negro em Rondônia”, pesquisa do professor doutor Marco Teixeira.


Tanto o show do Marquinho Sathan que vai acontecer no Mercado Cultural quanto o Circuito do Samba que vai acontecer na Associação Comunitária Guadalupe, estão marcados para começar às 20 horas e mais, não haverá cobrança de ingresso em nenhuma das duas programações. O apoio é da prefeitura de Porto Velho via Funcultural.

 

LETRA DO SAMBA ENREDO

Gres Acadêmicos da Zona Leste

Enredo: Negras Raízes - Os Quatros Eixos do Povoamento Negro de Rondônia 

Compositores: Ciganerey e Valter Rodrigues

 

Chegou o invasor

Trazendo escravidão e maldade

Índio e negro juntos na floresta

Liberdade

A força do trabalho abriu caminho

Fez prosperar

A páscoa anuncia o Divino

É tempo de celebrar

 

Pode aprender, no Quariterê

Tereza de Benguela

No Vale do Guaporé,                  

A rainha quem é, é ela

 

O barbadiano veio falando inglês

Com a ferrovia

E as professoras de Dom Rey

Nos seringais nordestinos pra daná

Soldados da borracha em gaiolas e vapores

Não paravam de chegar

Dona Esperança as mulheres resgatou

Mas o tenente nunca mais furou tambor

O Haiti é aqui

É preciso refletir

Que o preconceito é um desrespeito

E na Verde e Rosa não vai existir

 

Sou quilombola, sou caribenho

São quatro migrações, tantas matrizes    

Vem Zona Leste ensinar de onde eu venho

Traz minhas negras raízes.


 

 

Lenha na Fogueira


Uma coisa é prometer, outra coisa é cumprir a promessa. Ontem falamos sobre a participação do deputado estadual eleito Sargento Eyder Brasil na reunião da Federação das Escolas de Samba de Porto Velho.


*********

Na reunião ele garantiu que será um defensor da Construção da Cidade da Cultura no Parque dos Tanques, o que deixou a comunidade que milita na Cultura Popular esperançosa

 

*********

Pois bem, na manhã desta sexta feira 30 de novembro a direção da Fesec em companhia do Sargento Eyder Brasil vai se encontrar no CPA com os responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto da Construção da Cidade da Cultura no DER.


********

A reunião está marcada para as 10 horas de hoje. O deputado Eyder ta mesmo com vontade de ajudar os segmentos culturais, assim sendo vamos nos apegar a ele para discutir sobre o próximo comandante da Cultura em Rondônia no governo do Coronel Marcos Rocha.


*********

Hoje temos como superintendente da Sejucel o Rodnei Paes que tem a aprovação de praticamente todo o segmento cultural e até podemos dizer, tem feito uma boa administração.


*********

Como tudo indica que a Sejucel ira passar a ser um Departamento da Secretaria de Educação – SEDUC quem assumir não terá muita condição de desenvolver os Projetos culturais já em andamento como é o caso dos Editais.


*********

Acho até que a Cultura do Estado de Rondônia deve passar a ser de responsabilidade da FUNCER que foi criada para administrar o Palácio das Artes, Biblioteca Pontes Pinto, Casa da Cultura e o Museu da Memória Rondoniense e porque não a Cultura como um todo?


*********

A Fundação Cultural tem muito mais autonomia que um simples departamento e até uma Superintendência. Atualmente a Funcer tem como presidente o Fabiano Barros que bem poderia continuar quando Marcos Rocha assumisse.


*********

Acontece que o Fabiano está se mudando para Ji Paraná e então a pessoa mais indicada para assumir a FUNCER, é sem sombra de dúvida, o Rodnei.


********

Por falar em secretariado, parece que fui ‘picado’ pela abelha que picou o Sergio Pires. Estou me preocupando muito com quem vai assumir a Cultura no próximo governo, o Sergio é que fica especulando todo dia na sua coluna publicada por mais de 40 sites (segundo ele), sobre nomes que assumirão ou não o secretariado de Marcos Rocha.


********

Aliás, a mosca azul anda zumbindo no meu ouvido, querendo me informar que mudanças vão ocorrer mesmo é na prefeitura de Porto Velho, em muito breve.


********

Posso garantir que na área da cultura não será, mas, vai passar bem pertinho. Enquanto o problema da Estrada de Ferro Madeira Mamoré não estiver pelo menos começado a ser solucionado nada muda na cultura municipal.


*********

Por falar nisso, hoje estaremos junto com o Ocampo Fernandes presidente da Funcultural num programa da TV Allamanda às 10 horas da manhã falando sobre a Programação alusiva ao Dia do Samba.


*********

Enquanto o Ocampo vai falar sobre a programação eu e o Silvinho, vamos interpretar alguns sambas, inclusive de minha autoria e falar do show “Tributo ao Menestrel” que vai me homenagear no dia 8 de dezembro.


**********

Por falar em show, hoje teremos dois grandes interpretes de samba se apresentando em Porto Velho: Marquinho Sathan canta a partir das 20 horas n o Mercado Cultural.


**********

E o Ciganerey canta na Associação Comunitária Guadalupe como principal atração do Circuito do Samba projeto da Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste que começa também às 20 horas. Os dois espetáculos serão com entrada franca.


*********

Voltando a lembrar que na manhã desta sexta feira 30, os carnavalescos se encontram com a direção do DER para saber o andamento do Projeto Cidade da Cultura o deputado Eyder Brasil estará junto.

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)