Quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 05h36
Após ficar fechado para shows, em virtude da visita da Taça da Copa do Mundo a Porto Velho, o Mercado Cultural volta a abrigar as apresentações musicais do Projeto “Seresta Cultural” na noite desta quinta feira 29.
Heitor Almeida coordenador do Projeto, convidou para a reabertura da Seresta Cultural a Cia Musical Los Dinos que vai apresentar um repertório recheado de musicas dos anos 50, 60, 70 e 80 com muita balada, pop e rock. No intervalo da apresentação da Cia Los Dinos a Seresta recebe um dos melhores acordeonistas brasileiros Chiquinho Chagas que vem a Porto Velho a convite do Sesc através do Projeto “Ciclo de Partituras”. Chico Chagas é um dos músicos mais badalados entre os profissionais da música em Porto Velho, uma vez que sempre é solicitado a participar dos arranjos e gravações dos interpretes portovelhenses com é o caso de Zezinho Maranhão e outros,
A Seresta Cultural desta quinta feira 29, com certeza vai receber grande público já que as atrações são consideradas de alta qualidade musical.
Ciclo de Partituras
Chico Chagas antes da apresentação no Mercado Cultural vai apresentar o espetáculo musical, “Acordeon e Piano de Chico Chagas e Amigos”. A partir das 20h00 no Teatro 1 do Sesc com entrada franca.
A programação do Sesc Esplanada, em Porto Velho, inclui ainda o show dos artistas Bado, dia 30, e Nilson Chaves, dia 31. Esses dois últimos integram a programação do Projeto Cesta Musical.
Lenha na Fogueira
Porto Velho recebe na noite desta quinta feira 29, no Teatro 1 do Sesc Esplanada o espetáculo musical “Acordeom e Piano de Chico Chagas e Amigos”.
*********
Chiquinho como é mais conhecido no meio artístico, nasceu no Acre e aos 13 anos veio para Porto Velho estudar música e pelo seu talento, logo foi convidado a ir morar no Rio de Janeiro, onde se integrou no meio artístico e se destacou como arranjador e compositor, tendo inclusive, colocado músicas de sua autoria em trilhas de novelas.
*********
Pela amizade com os músicos de Porto Velho, sempre é convidado a criar os arranjos de trabalhos de compositores locais como Bado, Zezinho Maranhão, Ceiça Farias, Elisa Cristina e tantos outros. A música Porto, Velho Porto de nossa autoria, gravada pelo Zezinho Maranhão tem o Chiquinho como arranjador.
********
Na noite de hoje o portovelhense amante da boa música terá a oportunidade de aplaudir Chico Chagas em dois espetáculos.
*********
O primeiro vai acontecer a partir das 20h00 no Teatro 1 do Sesc Esplanada na programação do “Ciclo de Partituras”.
*********
O segundo será um pouco mais tarde, durante a Seresta Cultural coordenada pelo Heitor Almeida no Mercado Cultural.
********
Aliás, na Seresta Cultural a Cia Los Dinos também vai se apresentar. Vale salientar que a Seresta começa as 20h00.
Por falar em show musical, amanhã sexta feira, vai acontecer à festa de aniversário de 50 anos do cantor, instrumentista e compositor Bado no Teatro 1 do Sesc
*********
Nilson Chaves e Sergio Souto dois expoentes da música brasileira já confirmaram presença no show “Mundos – 50 anos de Bado”.
*********
Tenho quase certeza que o Chiquinho vai estender sua estadia em Porto Velho, só para participar da homenagem ao Bado. Vou canta Porto, Velho Porto com os acordes do acordeom do Chiquinho. Já pensou!
*********
Enquanto isso: As festas juninas começam nesta sexta feira 30, com a abertura do Arraial Flor de Cacto no Campo 1° de Maio no bairro Caladinho Zona Sul de Porto Velho.
*********
Os grupos quadrilha “Junina Estrela do Norte” de Porto Velho e “Matutos da Marechal” de Candeias do Jamari são os responsáveis pela abertura do Flor de Cacto 2014.
*********
Com o apoio da prefeitura de Porto Velho via Funcultural, o Flor de Cacto deste ano vai contar com apresentações dos grupos de quadrilhas filados a Federon (dois por noite) e de quatro grupo de bois bumbas, durante as dez noites do arraial.
*********
Por falar em grupo folclórico, no próximo domingo dia 1° de junho, vai acontecer o 2° Arrastão de São João, um evento do calendário cultural da Funcultural.
*********
Do Arrastão devem participar, todos os grupos folclóricos filiados à Federon. O cortejo sai da frente do estádio Aluizio Ferreira bairro Arigolândia as 16h00, rumo ao anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
*********
No anfiteatro acontecerão apresentações especiais do grupos folclóricos, inclusive os bois bumbas com suas cunhãs porangas e demais personagens caracterizados.
**********
É a nossa Porto Velho tentando voltar ao normal após a super enchente do rio Madeira.
*********
Apesar de não podermos dizer, neste caso, que após a tempestade sempre vem a bonança, pois localidades como São Carlos, Nazaré, Calama, Prosperidade, Bairro do Triângulo, Baixa da União, Balsa, Belmonte e tantos outras, ainda estão sofrendo as conseqüências da cheia do rio Madeira.
*********
Mas, como o tempo não pára, a turma do folclore e do carnaval se mobiliza para levar um pouco de alegria ao povo sofrido que vive as margens do Madeirão.
Chega às livrarias o livro “O Mundo das Copas “
Para os torcedores e aficionados por futebol, chega às livrarias O Mundo das Copas - As curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial, do jornalista curitibano Lycio Vellozo Ribas. Editado pela Academia do Livro, esta é uma obra histórica, que contempla uma quantidade de informações jamais descrita em materiais do gênero, ilustrada com infográficos, fotos, escudos de todas as seleções, jogadores em formato de figurinhas de álbuns, estádios, ficha técnica dos jogos, estatísticas, textos criativos que relatam os jogos épicos.
Esta edição especial também apresenta sua conectividade com o leitor. A cada final de Copa, o livro traz um conteúdo interativo, com vídeos e informações extras. Tudo acessível por um QR Code, que direciona para o site da publicação www.omundodascopas.com.br.
“O conteúdo interativo é um grande diferencial. Quando livros são lançados, eles infelizmente se fecham para novas informações. Já um site pode ser atualizado a qualquer momento”, afirma Ribas. “No caso de O Mundo das Copas, o leitor terá acesso a informações posteriores, como a lista de convocados de cada seleção, graças aos QR Codes”.
Na seção de curiosidades, o leitor se diverte com os bastidores e revelações deste universo dos Mundiais. Seria possível escalar um time só de jogadores carecas? Ou de jogadores que aplicaram “golpes de kung fu” nas partidas? Há ainda o hall da fama dos apelidos. Quem conhece o Patada Atômica? O Homem Borracha? A Pulga? El Mago? Gengis Khan? Tudo com a sutileza e a paixão de um profissional que dedicou anos para abordar o assunto num só material.
O prefácio é de Tostão, tricampeão do Mundo com a seleção brasileira na Copa de 1970. “O livro mostra detalhes sobre todas as informações. E tem essa preocupação, de resgatar coisas que nunca foram noticiadas ou que se perderam”, diz ele.
Ficha técnica
Livro: O Mundo das Copas - As curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial
Autor: Lycio Vellozo Ribas
Editora: Academia do Livro
Nº de págs.: 448
Preço: R$ 99,90
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando