Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Madeira na Cena apresenta cantor e compositor Bado - OI FUTURO: Edital para promover inovação em museus e centros culturais


Madeira na Cena apresenta  cantor e compositor Bado - OI FUTURO: Edital para promover inovação  em museus e centros culturais - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Hoje comemoramos o dia de Santo Antônio, considerado como Santo Casamenteiro.

***********

Com certeza os fiéis devotos do Santo irão fazer seus pedidos ou agradecimentos de seus sonhos e  glórias alcançadas durante o dia de hoje, na igrejinha que fica na Vila que leva o nome do santo.

**********

A Igrejinha de Santo Antônio foi inaugurada no ano de 1913 do século passado, portanto, é uma das mais antigas construções religiosas da região Amazônica.

**********

A festa começa com a carreata (procissão) que vai sair do Santuário de Nossa Senhora de Fátima no bairro do Areal, por volta das 16 horas.

************

O advogado e agitador cultural Paulinho Rodrigues também conhecido como o Amo de Tracoá. Ao ler nossa coluna de ontem confundiu alho com bugalho.

************

Aí Paulinho Rodrigues acho, não prestou a devida atenção ao que eu escrevi e solicitou espaço para se manifestar em nome do Movimento Pacultura.

***********

Em nota publicada hoje – 11/06/2019 – no site silviozekatraca.blogspot.com foi apontada com decepcionante a falta de frequência em uma reunião marcada para acontecer na Praça das Três Caixas D’agua para discutir o Sistema Municipal de Cultura.

**********

Há na constatação certo equívoco, pois a afirmação cria uma generalização quanto a referida reunião, dado que na realidade ocorreram reuniões de diversas setoriais entre sábado e quarta onde cada uma debateu seu plano municipal de setorial para que doravante seja composto o novo Plano Municipal de Cultura.

**********

Dado que as reuniões foram todas convocadas com certo caráter de urgência, nenhuma setorial teve de fato tempo hábil para uma convocação que pudesse promover uma maior mobilização, ainda assim aconteceram reuniões das setoriais de teatro, cultura popular, música, artes visuais e acontecerá também a de dança, visando essa mobilização para revisar os planos já criados por cada setorial para que estes constituam o novo Plano Municipal de Cultura.

************

Tal mobilização, longe de ser uma decepção, foram reuniões que atingiram seu objetivo de estabelecer as etapas iniciais da composição do novo Plano Municipal de Cultura.

************

Além dessas reuniões que foram convocadas em caráter extraordinário, já há quatro meses, ocorrem semanalmente às reuniões do Movimento Pacultura, que tem provocado junto ao Conselho Municipal de Cultura, o poder público para que sejam efetivadas e colocadas em prática as políticas públicas municipais, as reuniões das setoriais descritas anteriormente não são eventos isolados, constituem-se de uma consequência do embate que o Movimento Pacultura tem realizado no âmbito das políticas públicas do município.

***********

As reuniões têm ocorrido na Praça das Três Caixas D’agua, atualmente nas segundas feiras às 19h, são reuniões abertas e convocam os trabalhadores da cultura do município para compor esse movimento que articula de forma horizontal as ações para o embate com o poder público, visando a regularização, estabelecimento e efetivação das politicas públicas do município de Porto Velho, que é signatário do Sistema Nacional de Cultura e possui um Fundo de Cultura que não está sendo posto em prática.

***********

Como parte da estratégia de ação, o Movimento atua em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura e recentemente com a Fundação Cultural do município, para trabalhar essas questões  visando o cumprimento da lei já estabelecida, o que certamente promoverá uma maior base para o desenvolvimento cultural do município, contribuindo assim também para a própria economia da cidade além de promover uma maior amplitude das ações culturais de Porto Velho.


Madeira na Cena apresenta cantor e compositor Bado 

O cantor, compositor e instrumentista Bado, participa na próxima sexta-feira 14, do programa de televisão "Madeira na Cena" que vai ao ar às 22 horas no canal 17, emissora Rede TV.

De acordo com o coordenador do programa de TV, Dênis Carvalho, o projeto visa divulgar e promover os artistas rondonienses produtores de música autoral de todos os ritmos. Nessa primeira temporada o programa traz duplas sertanejas, bandas de rock e pop, além da característica mistura musical rondoniense.

Nesta edição, o cantor e compositor Bado conta com a participação especial da cantora Isabela Lima, na interpretação da canção "Ciranda de Quintal", assim como, com a participação da cantora Luana Shockness, na música "Ocaso". Bado interpreta ainda a canção "Zoom da Procura" e "Mundos" que tem como parceiro de composição o músico Baaribu Nonato.

Para o compositor o programa "Madeira na Cena" é uma oportunidade que o artista tem para apresentar sua obra. "O produtor Dênis Carvalho esta de parabéns pela iniciativa, pois Rondônia é rico em todos os segmentos culturais e precisa apresentar isso ao público", disse Bado.

A segunda edição do programa "Madeira na Cena" será veiculado na próxima sexta-feira 14, às 22 horas na Rede TV, e também programado para o domingo 16, na TV Cultura, no canal 25, no mesmo horário. É a sua oportunidade de curtir o cantor e compositor Bado por duas vezes. Participe!

Histórico

Bado, músico, instrumentista e compositor, artista portovelhense, nascido em 1964, revela-se com traços peculiares à sua história e trajetória musical, numa mistura de musicalidade amazônica, com sons e ritmos regionais e universais. Sua obra musical se expande com participações artísticas e experiências de criação musical produzidas por encomendas para o teatro, cinema, shows e documentários. Com participação cultural desde os anos 80, a exemplo do Projeto “Grito de Cantadores” e outros, na década de 90, seu universo musical se projeta na difusão da música local com experiências em vários projetos de âmbito nacional, levando a música amazônica, para festivais e mostras musicais fora do estado, como: FEMUCIC (Maringá, PR); Teatro Francisco Nunes (Belo Horizonte-MG); Teatro Amazonas (Manaus/AM) e Espaço SEBRAE –Brasília/DF; Projeto “Rio Brasil”, Sala Cecília Meireles e Museu da Imagem do Som(Rio de Janeiro), resultando na gravação do disco Porto das Esperanças. 

Em 1995, Bado participa da gravação coletiva do disco “Amazônia em Canto”. Em 2000/2001 foi selecionado pelo Projeto “RUMOS” Itatú Cultural e passa a integrar a Cartografia Musical Brasileira. No ano seguinte, se apresenta em Belém(PA) no Quinta Cultural do Banco da Amazônia e no Rio de Janeiro pelo Projeto “Cantorias Amazônica”. Em 2005, grava seu primeiro disco solo intitulado “Aldeia de Sons” e participa pela FUNARTE do projeto “Pixinguinha” em 8 (oito) cidades do sul e sudeste do Brasil. Bado, participa ainda do Show Gente da mesma Floresta, realizado em São Paulo em abril de 2006, com gravação ao vivo em DVD. Em 2010 Bado é convidado pelo Festcine Amazônia (FESTCine), para participar da mostra Itinerante de Artes Integradas com Cinema, Circo e Música na América Latina, envolvendo Brasil, Peru e Bolívia, com apresentações em mais de dez cidades e participa  do DVD Horizonte de Fronteiras, um documentário sobre cultura e religiosidade nos países de fronteiras Amazônica. Em 2014, Bado apresentou o Show “No Quintal” em 10 Estados da região Norte, no Projeto Sesc Amazônia das Artes (SESC-RO).  Em 2016, numa releitura musical, Bado apresenta o Show no quintal com o lançamento do DVD Mundos 50 anos: Bado e Amigos com patrocínio cultural do Banco da Amazônia. Atualmente, continua difundindo seu trabalho, buscando consolidar na diversidade cultural da região uma identidade musical amazônica, com vetor interativo e universalizante de todas as raças, sons e tons.


OI FUTURO

 

Edital para promover inovação em museus e centros culturais  

Estão abertas, desde ontem (12/06), as inscrições para os interessados em participar do “HiperMuseus”, programa internacional criado para promover inovação em museus e centros culturais. Patrocinado pela Oi, através do seu instituto cultural Oi Futuro, o programa  vai atuar na formação de profissionais, formação de redes e desenvolvimento de estratégias na área digital, através de seminários, experimentação e mentorias, que serão realizados no Lab Oi Futuro e na Casa Firjan, no rio de janeiro

 

Podem se inscrever, até o dia 12 de julho, por meio do site www.hipermuseus.com,  profissionais que atuam em museus, centros culturais, pessoas ativas em comunidades de cultura maker, tecnologia, especialistas em mídias sociais e cultura digital e interessados no setor cultural, social e de economia criativa.  A divulgação dos resultados será no dia 08 de agosto e a primeira mentoria já acontece no dia 13.

Até dezembro, serão seis encontros – incluindo um seminário aberto ao público na Casa Firjan – para prototipar projetos e soluções de relevância online, que provoquem engajamento nas redes e que tenham sustentabilidade econômica digital. O Van Gogh Museum é uma das presenças confirmadas nos seminários, e o argentino Marcelo Iniarra, profissional sênior de inovação, mobilização pública e captação de recursos, vai liderar o laboratório de inovação.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)